sicnot

Perfil

A Verdade sobre a Mentira

A Verdade sobre a Mentira

Uma Grande Reportagem SIC

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Os políticos e as notícias falsas

    A verdade sobre a mentira

    É a política um dos alvos da sátira, do humor, mas também da mentira e falsidade. São, igualmente, muitos os deputados, entre os 230 que estão na Assembleia da República, ou entre os dirigentes partidários, que recorrem às redes sociais para ver o que se escreve e para escrever o que há para se dizer. Alguns dos rostos que têm uma voz ativa no mundo online relatam à SIC histórias, momentos, curiosidades e preocupações. As notícias falsas apresentam-se como um perigo para o funcionamento da democracia, às quais a política não fica imune.

    Luís Manso

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13

    A verdade sobre a mentira

    A Grande Reportagem SIC "A Verdade sobre a Mentira" desmonta uma realidade com a qual nos cruzamos todos os dias: notícias falsas que circulam na Internet. Por exemplo, o suposto apoio do Papa a Donald Trump ou que Francisco cancelou a visita a Portugal; os migrantes autores de abusos sexuais, na última passagem de ano em Frankfurt, ou que o hino nacional iria ser mudado para uma versão mais atual. Nada disto é verdade. São notícias fabricadas com o registo de sátira, ou por motivos financeiros e políticos, e que vão ao encontro das expetativas e emoções de quem as lê. "A Verdade sobre a Mentira" mostra quem as faz e quem as partilha, bem como os riscos que representam para a democracia.

    Grande Reportagem

  • "Para a maioria das pessoas, a diferença entre informação falsa e real é muito pequena"
    16:18

    A verdade sobre a mentira

    Especialista em literacia mediática, antigo jornalista na BBC, professor na Universidade do Minho, Luís António Santos contextualiza a realidade das notícias falsas, aponta responsabilidades e indica caminhos. "Este espaço está em vazio porque para a maioria das pessoas, a diferença entre a informação falsa e a informação real já é muito pequena. E isso é uma tragédia muito grande. Isso é o problema de fundo do jornalismo hoje em dia", diz o docente, em entrevista à SIC. Ele próprio, confessa nesta conversa, já tropeçou na falsidade que circula nas redes sociais. "As não verdades, as mentiras, espalham-se com grande velocidade", sublinha.

  • "Os media têm de assumir parte da culpa"
    5:05

    A verdade sobre a mentira

    Ajudou a BBC a dar corpo ao projeto digital. Nic Newman é um britânico atento ao que se passa no mundo da informação, mais que tudo ao que circula dentro do online. Estratega e orador, é hoje em dia membro do importante grupo de investigadores do Instituto Reuters. Dá apoio a empresa de media a trilharem um caminho de sucesso dentro do digital, focado no universo das noticias, do desporto e das artes. Recorda, na entrevista que deu à SIC, no centro de Londres, a propaganda política que determinou o resultado do Brexit, o efeito das Fake News e o que é preciso fazer no futuro. "Os media têm de assumir parte da culpa", diz Nic Newman.

  • Finalistas de Comunicação Social apanhados de surpresa com o que circula na Net
    1:38

    A verdade sobre a mentira

    Já perto de fecharem o livro do ensino universitário, preparam-se para bater à porta do jornalismo. Alunos do 3º ano de Comunicação Social, da Universidade Nova de Lisboa, assistem a uma aula sobre notícias falsas. Apanhados de surpresa com algumas das armadilhas que circulam na rede, espalhadas em plataformas como o Facebook ou o Twitter. Alguns reconhecem que já partilharam falsas notícias, estórias sem um fundo de verdade. Muitos dizem ter cuidado com o que colocam nos espaços pessoais, outros garantem que duvidam de muito do que se encontra nas redes sociais. Quase todos não esperavam encontrar parte do que lhes foi mostrado, durante esta aula.