sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Redescobrindo o grande cinema russo

Cartaz Cinema

Redescobrindo o grande cinema russo

Chega esta semana às salas um exemplo notável da produção cinematográfica da Rússia: “Leviatã”, de Andrey Zvyagintsev. João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também o lançamento em DVD de “O Ciúme”, de Philippe Garrel, título marcante das estreias de 2014.

No novo filme de Andrey Zvyagintsev, deparamos com a agitada vida política de uma pequena cidade da costa noroeste da Rússia e os seus reflexos na existência de uma família em crise — “Leviatã” é, de uma só vez, uma crónica realista e uma viagem através do combate mitológico das forças do Bem e do Mal. 

Com grande impacto no Festival de Cannes de 2014, “A Jaula de Ouro” é uma realização de Diego Quemada-Díez, cineasta mexicano de origem espanhola. Em foco está a odisseia dramática de um pequeno grupo de adolescentes que tenta viajar clandestinamente da Guatemala para os EUA. 

No seu segundo trabalho como realizador, Tommy Lee Jones regressa aos ambientes do “western”, narrando a história de um grupo de mulheres marginalizadas pela sociedade. Para além do próprio Jones, o filme conta com um elenco de luxo em que se destacam Hilary Swank e Meryl Streep. 

Com “Vingança ao Anoitecer”, o argumentista e realizador Paul Schrader criou uma típica história de “thriller”, centrada num agente da CIA, cansado e descontente com as relações da administração política com os elementos da agência — o papel central está a atribuído a Nicolas Cage. 

Neill Blomkamp, o cineasta de “Distrito 9” (2009) e “Elysium” (2013), propõe mais uma história futurista. Chama-se “Chappie” e tem como personagem nuclear um robot que, como muitos outros, foi concebido para manter a lei e a ordem nas ruas de uma grande metrópole. 

Título em destaque entre as grandes estreias de 2014, “Ciúme”, de Philippe Garrel, já está disponível em DVD. Através das tensões mais íntimas de uma pequena família, Garrel continua fiel ao seu cinema sobre as subtilezas das paixões humanas.

 

* Banda sonora: “Um Santo Vizinho” (2014), de Theodore Melfi

> “Somebody to Love”, Jefferson Airplane

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.