sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Redescobrindo o grande cinema russo

Cartaz Cinema

Redescobrindo o grande cinema russo

Chega esta semana às salas um exemplo notável da produção cinematográfica da Rússia: “Leviatã”, de Andrey Zvyagintsev. João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também o lançamento em DVD de “O Ciúme”, de Philippe Garrel, título marcante das estreias de 2014.

No novo filme de Andrey Zvyagintsev, deparamos com a agitada vida política de uma pequena cidade da costa noroeste da Rússia e os seus reflexos na existência de uma família em crise — “Leviatã” é, de uma só vez, uma crónica realista e uma viagem através do combate mitológico das forças do Bem e do Mal. 

Com grande impacto no Festival de Cannes de 2014, “A Jaula de Ouro” é uma realização de Diego Quemada-Díez, cineasta mexicano de origem espanhola. Em foco está a odisseia dramática de um pequeno grupo de adolescentes que tenta viajar clandestinamente da Guatemala para os EUA. 

No seu segundo trabalho como realizador, Tommy Lee Jones regressa aos ambientes do “western”, narrando a história de um grupo de mulheres marginalizadas pela sociedade. Para além do próprio Jones, o filme conta com um elenco de luxo em que se destacam Hilary Swank e Meryl Streep. 

Com “Vingança ao Anoitecer”, o argumentista e realizador Paul Schrader criou uma típica história de “thriller”, centrada num agente da CIA, cansado e descontente com as relações da administração política com os elementos da agência — o papel central está a atribuído a Nicolas Cage. 

Neill Blomkamp, o cineasta de “Distrito 9” (2009) e “Elysium” (2013), propõe mais uma história futurista. Chama-se “Chappie” e tem como personagem nuclear um robot que, como muitos outros, foi concebido para manter a lei e a ordem nas ruas de uma grande metrópole. 

Título em destaque entre as grandes estreias de 2014, “Ciúme”, de Philippe Garrel, já está disponível em DVD. Através das tensões mais íntimas de uma pequena família, Garrel continua fiel ao seu cinema sobre as subtilezas das paixões humanas.

 

* Banda sonora: “Um Santo Vizinho” (2014), de Theodore Melfi

> “Somebody to Love”, Jefferson Airplane

  • Marcelo e Costa unidos contra contagem do tempo integral de serviço
    2:45

    País

    Em menos de 24 horas, o Presidente da República e o primeiro-ministro deram publicamente sinais de que estão unidos contra a contagem de todo o tempo de serviço de professores e outros agentes do Estado para efeitos salariais. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa disseram que essa possibilidade é uma ilusão e que o país não tem condições para voltar aos níveis anteriores à crise.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.