sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

À descoberta de um drama israelita

Cartaz Cinema

À descoberta de um drama israelita

Consagrado como melhor filme israelita de 2014, vencedor de vários prémios em festivais, “Gett: O Processo de Viviane Amsalem” já está nas salas portuguesas.João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “Citizenfour”, o documentário sobre Edward Snowden que, há poucas semanas, recebeu o Óscar de melhor documentário.

“Gett: O Processo de Viviane Amsalem” narra o dramático divórcio de um casal em Israel, condicionado pela tradição segundo a qual é o marido o único a poder decidir a respectiva consumação. Ronit Elzabetz é a notável intérprete principal, partilhando também a realização com o seu irmão Shlomi Elzabetz.

 

Tal como “Gett”, “Corre, Rapaz, Corre”, de Pepe Danquart, também foi exibido na recente Mostra de Cinema e Cultura Judaica. Neste caso, é-nos relatada a odisseia trágica de um rapazinho que, em plena Segunda Guerra Mundial, tenta escapar à repressão dos nazis, fugindo do gueto de Varsóvia.

 

A dupla Glenn Ficarra/John Requa, responsável por “Eu Amo-te Philip Morris” (2009), continua a encenar histórias mais ou menos bizarras, com um desconcertante sentido de humor — é o caso de “Focus”, uma comédia sobre um par de vigaristas, interpretada por Will Smith e Margot Robbie.

 

Nicole Kidman está de volta com “Antes de Adormecer”, um “thriller” centrado na perturbante situação de uma mulher que se esquece de tudo o que viveu no dia anterior, a ponto de não ter a certeza se o homem com quem vive é, de facto, o seu marido... Rowan Joffe assina a realização.

 

O cinema documental volta a interessar-se pelo mundo da dança. Em “Ballet 422”, Jody Lee Lipes acompanha um jovem bailarino do New York City Ballet, a trabalhar na sua primeira encenação — é um filme que tem tanto de reportagem como de retrato intimista.

 

Vencedor do Oscar de melhor documentário, “Citizenfour” dá-nos conta do processo iniciado por Edward Snowden, revelando documentos relacionados com os sistemas de segurança da administração americana — a realização pertence a Laura Poitras.

 

* Banda sonora: “Gimme Shelter” (1970), de Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin

> “Love in Vain”, The Rolling Stones

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21