sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

À descoberta de um drama israelita

Cartaz Cinema

À descoberta de um drama israelita

Consagrado como melhor filme israelita de 2014, vencedor de vários prémios em festivais, “Gett: O Processo de Viviane Amsalem” já está nas salas portuguesas.João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “Citizenfour”, o documentário sobre Edward Snowden que, há poucas semanas, recebeu o Óscar de melhor documentário.

“Gett: O Processo de Viviane Amsalem” narra o dramático divórcio de um casal em Israel, condicionado pela tradição segundo a qual é o marido o único a poder decidir a respectiva consumação. Ronit Elzabetz é a notável intérprete principal, partilhando também a realização com o seu irmão Shlomi Elzabetz.

 

Tal como “Gett”, “Corre, Rapaz, Corre”, de Pepe Danquart, também foi exibido na recente Mostra de Cinema e Cultura Judaica. Neste caso, é-nos relatada a odisseia trágica de um rapazinho que, em plena Segunda Guerra Mundial, tenta escapar à repressão dos nazis, fugindo do gueto de Varsóvia.

 

A dupla Glenn Ficarra/John Requa, responsável por “Eu Amo-te Philip Morris” (2009), continua a encenar histórias mais ou menos bizarras, com um desconcertante sentido de humor — é o caso de “Focus”, uma comédia sobre um par de vigaristas, interpretada por Will Smith e Margot Robbie.

 

Nicole Kidman está de volta com “Antes de Adormecer”, um “thriller” centrado na perturbante situação de uma mulher que se esquece de tudo o que viveu no dia anterior, a ponto de não ter a certeza se o homem com quem vive é, de facto, o seu marido... Rowan Joffe assina a realização.

 

O cinema documental volta a interessar-se pelo mundo da dança. Em “Ballet 422”, Jody Lee Lipes acompanha um jovem bailarino do New York City Ballet, a trabalhar na sua primeira encenação — é um filme que tem tanto de reportagem como de retrato intimista.

 

Vencedor do Oscar de melhor documentário, “Citizenfour” dá-nos conta do processo iniciado por Edward Snowden, revelando documentos relacionados com os sistemas de segurança da administração americana — a realização pertence a Laura Poitras.

 

* Banda sonora: “Gimme Shelter” (1970), de Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin

> “Love in Vain”, The Rolling Stones

  • Governo recomenda retirada de livros polémicos da Porto Editora

    País

    A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, "por orientação do ministro adjunto", recomendou hoje à Porto Editora a retirada do mercado dos blocos de atividades que fazem distinção entre rapazes e raparigas. O organismo considera que podem estar em causa a "diferenciação e desvalorização do papel das raparigas no espaço público e dos rapazes no espaço privado".

    Ricardo Rosa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19