sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Um invulgar drama familiar

CARTAZ CINEMA

Um invulgar drama familiar

“Corações Inquietos” é o retrato de um drama familiar contado através de um perturbante intimismo. João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo o drama de guerra “Suite Francesa” e um documentário de Ettore Scola sobre Federico Fellini.

Saverio Constanzo assina o retrato íntimo de um casal que tem de lidar com o dramático enfraquecimento do seu bebé, motivado pelo modo como a mãe (não) o alimenta. “Corações Inquietos” propõe uma visão de intensas emoções, contando com invulgares interpretações de Adam Driver e Alba Rohrwacher.

“Suite Francesa”, de Saul Dibb, baseia-se no célebre livro de Irene Némirovsky sobre a França ocupada pelas tropas nazis — no seu centro está a relação dramática entre uma jovem francesa e um oficial alemão. Nos papéis principais surgem Michelle Williams, Matthias Schoenaerts e Kristin Scott Thomas.

Com Laurent Lafitte e Marina Foïs nos papéis centrais, “Tal Pai, Tal Mãe” é a história pouco habitual de um homem e uma mulher que se vão separar, mas nenhum deles quer ficar com a custódia dos filhos... Dirigido pelo estreante Martin Bourboulon, esta é uma aposta na recuperação da tradição francesa da comédia familiar.

Michel Houellebecq, escritor francês com uma trajectória marcada por muitas polémicas, é também uma personalidade ligada ao cinema — em “Experiência de Quase Morte”, dirigido pela dupla Benoît Delépine e Gustave Kervern, Houellebecq é o actor principal do drama solitário de um homem que questiona a sua vida e, afinal, também a sua morte.

Através de “Que Estranho Chamar-se Federico”, o veterano italiano Ettore Scola recorda o seu amigo Federico Fellini — combinando imagens documentais com cenas ficcionadas, esta é uma homenagem sentida que, afinal, percorre várias décadas de história da sociedade italiana.

Já chegou ao DVD “20.000 Dias na Terra”, um “falso” documentário assinado por Iain Forsyth e Jane Pollard: Nick Cave interpreta a figura central, por vezes evocando a sua vida pessoal, outras inventando ficções mais ou menos delirantes em que se assume também como actor — tudo, claro, pontuando pelas canções do protagonista.

 

* Banda sonora: “Eva” (1962), de Joseph Losey

> “Adam & Eva”, Tony Middleton

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC