sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

William Hurt protagoniza drama “tchekhoviano”

William Hurt protagoniza drama “tchekhoviano”

William Hurt é um dos nomes em destaque em “Dias e Noites”, uma ousada transposição de Tchekhov para cenários americanos.João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo um documentário sobre Carlos do Carmo e a edição em DVD da primeira longa-metragem do francês Leos Carax.

O actor Christian Camargo estreia-se na realização com um desafio invulgar: transpor para os EUA, em 1984, a acção de “A Gaivota”, de Anton Tchekhov. Naturalmente, as interpretações são um trunfo vital, tanto mais que o elenco, além do próprio Camargo, inclui nomes como William Hurt, Allyson Janney, Cherry Jones, Katie Holmes e Ben Whishaw.

 “Pela Rainha”, de John Boorman, reencontra a personagem central que o cineasta encenou em “Esperança e Glória” (1987), agora em meados da década de 1950, no exército, aguardando uma possível mobilização para combater na guerra da Coreia — são memórias da história inglesa cruzadas com subtis reminiscências autobiográficas.

Através de “O Sal da Terra”, podemos ficar a conhecer melhor a trajectória criativa do fotógrafo Sebastião Salgado. Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho do fotógrafo) assinam a realização deste documentário que nos dá a ver muitas das imagens com que Salgado tem contemplado as mais diversas conjunturas humanas e naturais.

Também em registo documental, “Carlos do Carmo – Um Homem no Mundo”, de Ivan Dias, faz o retrato de um dos nomes fulcrais da história do fado, desembocando no seu reconhecimento através de um Grammy Latino — o filme contém muitos materiais de arquivo sobre a carreira nacional e internacional de Carlos do Carmo.

Na área do DVD, a primeira novidade é um dos títulos em destaque na edição de 2014 do Festival de Cannes: “Mamã”, de Xavier Dolan faz o retrato íntimo da relação conflituosa entre um jovem e a sua mãeTambém em DVD, já está disponível a longa-metragem de estreia de Leos Carax: “Boy Meets Girl” (subtítulo português: “Paixões Cruzadas”), uma homenagem à grande tradição romântica e romanesca do cinema clássico americano.

 

* Banda sonora: “Em Parte Incerta” (2014), de David Fincher > “Technically, Missing”, Trent Reznor e Atticus Ross

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira