sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

William Hurt protagoniza drama “tchekhoviano”

William Hurt protagoniza drama “tchekhoviano”

William Hurt é um dos nomes em destaque em “Dias e Noites”, uma ousada transposição de Tchekhov para cenários americanos.João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo um documentário sobre Carlos do Carmo e a edição em DVD da primeira longa-metragem do francês Leos Carax.

O actor Christian Camargo estreia-se na realização com um desafio invulgar: transpor para os EUA, em 1984, a acção de “A Gaivota”, de Anton Tchekhov. Naturalmente, as interpretações são um trunfo vital, tanto mais que o elenco, além do próprio Camargo, inclui nomes como William Hurt, Allyson Janney, Cherry Jones, Katie Holmes e Ben Whishaw.

 “Pela Rainha”, de John Boorman, reencontra a personagem central que o cineasta encenou em “Esperança e Glória” (1987), agora em meados da década de 1950, no exército, aguardando uma possível mobilização para combater na guerra da Coreia — são memórias da história inglesa cruzadas com subtis reminiscências autobiográficas.

Através de “O Sal da Terra”, podemos ficar a conhecer melhor a trajectória criativa do fotógrafo Sebastião Salgado. Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho do fotógrafo) assinam a realização deste documentário que nos dá a ver muitas das imagens com que Salgado tem contemplado as mais diversas conjunturas humanas e naturais.

Também em registo documental, “Carlos do Carmo – Um Homem no Mundo”, de Ivan Dias, faz o retrato de um dos nomes fulcrais da história do fado, desembocando no seu reconhecimento através de um Grammy Latino — o filme contém muitos materiais de arquivo sobre a carreira nacional e internacional de Carlos do Carmo.

Na área do DVD, a primeira novidade é um dos títulos em destaque na edição de 2014 do Festival de Cannes: “Mamã”, de Xavier Dolan faz o retrato íntimo da relação conflituosa entre um jovem e a sua mãeTambém em DVD, já está disponível a longa-metragem de estreia de Leos Carax: “Boy Meets Girl” (subtítulo português: “Paixões Cruzadas”), uma homenagem à grande tradição romântica e romanesca do cinema clássico americano.

 

* Banda sonora: “Em Parte Incerta” (2014), de David Fincher > “Technically, Missing”, Trent Reznor e Atticus Ross

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.