sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

William Hurt protagoniza drama “tchekhoviano”

William Hurt protagoniza drama “tchekhoviano”

William Hurt é um dos nomes em destaque em “Dias e Noites”, uma ousada transposição de Tchekhov para cenários americanos.João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo um documentário sobre Carlos do Carmo e a edição em DVD da primeira longa-metragem do francês Leos Carax.

O actor Christian Camargo estreia-se na realização com um desafio invulgar: transpor para os EUA, em 1984, a acção de “A Gaivota”, de Anton Tchekhov. Naturalmente, as interpretações são um trunfo vital, tanto mais que o elenco, além do próprio Camargo, inclui nomes como William Hurt, Allyson Janney, Cherry Jones, Katie Holmes e Ben Whishaw.

 “Pela Rainha”, de John Boorman, reencontra a personagem central que o cineasta encenou em “Esperança e Glória” (1987), agora em meados da década de 1950, no exército, aguardando uma possível mobilização para combater na guerra da Coreia — são memórias da história inglesa cruzadas com subtis reminiscências autobiográficas.

Através de “O Sal da Terra”, podemos ficar a conhecer melhor a trajectória criativa do fotógrafo Sebastião Salgado. Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho do fotógrafo) assinam a realização deste documentário que nos dá a ver muitas das imagens com que Salgado tem contemplado as mais diversas conjunturas humanas e naturais.

Também em registo documental, “Carlos do Carmo – Um Homem no Mundo”, de Ivan Dias, faz o retrato de um dos nomes fulcrais da história do fado, desembocando no seu reconhecimento através de um Grammy Latino — o filme contém muitos materiais de arquivo sobre a carreira nacional e internacional de Carlos do Carmo.

Na área do DVD, a primeira novidade é um dos títulos em destaque na edição de 2014 do Festival de Cannes: “Mamã”, de Xavier Dolan faz o retrato íntimo da relação conflituosa entre um jovem e a sua mãeTambém em DVD, já está disponível a longa-metragem de estreia de Leos Carax: “Boy Meets Girl” (subtítulo português: “Paixões Cruzadas”), uma homenagem à grande tradição romântica e romanesca do cinema clássico americano.

 

* Banda sonora: “Em Parte Incerta” (2014), de David Fincher > “Technically, Missing”, Trent Reznor e Atticus Ross

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.