sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Quando os robots começam a ter sensações...

CARTAZ CINEMA

Quando os robots começam a ter sensações...

“Ex Machina” é uma proposta de ficção científica, centrada num futuro mais ou menos próximo, marcado por espectaculares desenvolvimentos da inteligência artificial. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o lançamento em DVD da série “House of Cards” e do filme “Em Parte Incerta”, de David Fincher.

E se os robots sentissem como os humanos? E se os robots femininos sentissem para além das intenções dos homens que os criaram? A partir destas perguntas, Alex Garland (autor do romance “A Praia”) constrói um dos mais originais filmes de ficção científica dos últimos anos — com Alicia Vikander, Domhnall Gleeson e Oscar Isaac.

“A Quietude da Água”, de Naomi Kawase, foi um dos títulos mais admirados no Festival de Cannes de 2014: uma história dramática, com algumas componentes policiais, de uma ilha paradisíaca do sul do Japão em que os elementos naturais são tão importantes na acção quanto a vontade dos seres humanos.

Entretanto, da produção portuguesa surge “Capitão Falcão”, de João Leitão, uma sátira ao regime salazarista. No seu centro está a figura de um intrépido capitão, interpretado por Gonçalo Waddington, uma espécie de “super-herói” à portuguesa que é o braço direito do ditador. Também com David Chan Cordeiro, Dinarte de Freitas e José Pinto.

“House of Cards”, a notável série sobre os bastidores da política americana, em Washington, já está em DVD — foram editados dois volumes com as duas primeiras temporadas (num total de 26 episódios). No elenco, destacam-se os nomes de Kevin Spacey e Robin Wright.

Também em DVD (e ainda em Blu-ray) surgiu um dos títulos marcantes de 2014: “Em Parte Incerta”, uma realização de David

Fincher baseada no romance de Gillian Flynn sobre um casal aparentemente normal... até que a mulher desaparece — com grandes interpretações de Ben Affleck e Rosamund Pike.

* Banda sonora: “Playtime” (1967), de Jacques Tati

> “Genérico final”, Francis Lemarque

  • Rui Patrício confirmado no Wolverhampton

    Desporto

    O Wolverhampton anunciou esta segunda-feira a contratação do guarda-redes Rui Patrício, depois da rescisão com o Sporting. O guarda-redes da seleção nacional assinou contrato com o clube inglês por quatro épocas.

    SIC

  • Novo treinador do Sporting diz que mulheres não estão preparadas para falar de futebol
    1:23
  • Romelu Lukaku: força, potência e intensidade

    Mundial 2018 / Bélgica

    O avançado Romelu Lukaku foi eleito o Homem do Jogo entre Bélgica e Panamá. Num registo ofensivo em que a força e a potência são pilares para o sucesso junto às redes adversárias, Lukaku representa uma ameaça temível para qualquer defesa. Aos 25 anos, o ponta de lança que José Mourinho foi buscar ao Everton para dar outra intensidade ao ataque do Manchester United vive o melhor momento da carreira. Para já, assume-se como um candidato de respeito na corrida à Bota de Ouro deste Mundial.

  • Andreas Granqvist: o homem que destronou Ibrahimović

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de marcar o penálti que garantiu a vitória da Suécia frente à República da Coreia, Andreas Granqvist conquistou o título de homem do jogo. O capitão da equipa sueca foi também o vencedor da Bola de Ouro atribuída ao melhor futebolista sueco, em 2017, roubando o prémio ao carismático Ibrahimović, que já recebia a distinção há 10 anos consecutivos. Granqvist deu a vitória à Suécia e colocou a seleção escandinava no topo do grupo F, ao lado do México. Aos 32 anos, o defesa central é já um conhecedor dos relvados russos, já que alinha no FK Krasnodar.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Madonna esteve no Terreiro do Paço a ver o Brasil-Suíça
    0:15
  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC