sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Quando os robots começam a ter sensações...

CARTAZ CINEMA

Quando os robots começam a ter sensações...

“Ex Machina” é uma proposta de ficção científica, centrada num futuro mais ou menos próximo, marcado por espectaculares desenvolvimentos da inteligência artificial. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o lançamento em DVD da série “House of Cards” e do filme “Em Parte Incerta”, de David Fincher.

E se os robots sentissem como os humanos? E se os robots femininos sentissem para além das intenções dos homens que os criaram? A partir destas perguntas, Alex Garland (autor do romance “A Praia”) constrói um dos mais originais filmes de ficção científica dos últimos anos — com Alicia Vikander, Domhnall Gleeson e Oscar Isaac.

“A Quietude da Água”, de Naomi Kawase, foi um dos títulos mais admirados no Festival de Cannes de 2014: uma história dramática, com algumas componentes policiais, de uma ilha paradisíaca do sul do Japão em que os elementos naturais são tão importantes na acção quanto a vontade dos seres humanos.

Entretanto, da produção portuguesa surge “Capitão Falcão”, de João Leitão, uma sátira ao regime salazarista. No seu centro está a figura de um intrépido capitão, interpretado por Gonçalo Waddington, uma espécie de “super-herói” à portuguesa que é o braço direito do ditador. Também com David Chan Cordeiro, Dinarte de Freitas e José Pinto.

“House of Cards”, a notável série sobre os bastidores da política americana, em Washington, já está em DVD — foram editados dois volumes com as duas primeiras temporadas (num total de 26 episódios). No elenco, destacam-se os nomes de Kevin Spacey e Robin Wright.

Também em DVD (e ainda em Blu-ray) surgiu um dos títulos marcantes de 2014: “Em Parte Incerta”, uma realização de David

Fincher baseada no romance de Gillian Flynn sobre um casal aparentemente normal... até que a mulher desaparece — com grandes interpretações de Ben Affleck e Rosamund Pike.

* Banda sonora: “Playtime” (1967), de Jacques Tati

> “Genérico final”, Francis Lemarque

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.