sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Quando os robots começam a ter sensações...

CARTAZ CINEMA

Quando os robots começam a ter sensações...

“Ex Machina” é uma proposta de ficção científica, centrada num futuro mais ou menos próximo, marcado por espectaculares desenvolvimentos da inteligência artificial. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o lançamento em DVD da série “House of Cards” e do filme “Em Parte Incerta”, de David Fincher.

E se os robots sentissem como os humanos? E se os robots femininos sentissem para além das intenções dos homens que os criaram? A partir destas perguntas, Alex Garland (autor do romance “A Praia”) constrói um dos mais originais filmes de ficção científica dos últimos anos — com Alicia Vikander, Domhnall Gleeson e Oscar Isaac.

“A Quietude da Água”, de Naomi Kawase, foi um dos títulos mais admirados no Festival de Cannes de 2014: uma história dramática, com algumas componentes policiais, de uma ilha paradisíaca do sul do Japão em que os elementos naturais são tão importantes na acção quanto a vontade dos seres humanos.

Entretanto, da produção portuguesa surge “Capitão Falcão”, de João Leitão, uma sátira ao regime salazarista. No seu centro está a figura de um intrépido capitão, interpretado por Gonçalo Waddington, uma espécie de “super-herói” à portuguesa que é o braço direito do ditador. Também com David Chan Cordeiro, Dinarte de Freitas e José Pinto.

“House of Cards”, a notável série sobre os bastidores da política americana, em Washington, já está em DVD — foram editados dois volumes com as duas primeiras temporadas (num total de 26 episódios). No elenco, destacam-se os nomes de Kevin Spacey e Robin Wright.

Também em DVD (e ainda em Blu-ray) surgiu um dos títulos marcantes de 2014: “Em Parte Incerta”, uma realização de David

Fincher baseada no romance de Gillian Flynn sobre um casal aparentemente normal... até que a mulher desaparece — com grandes interpretações de Ben Affleck e Rosamund Pike.

* Banda sonora: “Playtime” (1967), de Jacques Tati

> “Genérico final”, Francis Lemarque

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.