sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Quando os robots começam a ter sensações...

CARTAZ CINEMA

Quando os robots começam a ter sensações...

“Ex Machina” é uma proposta de ficção científica, centrada num futuro mais ou menos próximo, marcado por espectaculares desenvolvimentos da inteligência artificial. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o lançamento em DVD da série “House of Cards” e do filme “Em Parte Incerta”, de David Fincher.

E se os robots sentissem como os humanos? E se os robots femininos sentissem para além das intenções dos homens que os criaram? A partir destas perguntas, Alex Garland (autor do romance “A Praia”) constrói um dos mais originais filmes de ficção científica dos últimos anos — com Alicia Vikander, Domhnall Gleeson e Oscar Isaac.

“A Quietude da Água”, de Naomi Kawase, foi um dos títulos mais admirados no Festival de Cannes de 2014: uma história dramática, com algumas componentes policiais, de uma ilha paradisíaca do sul do Japão em que os elementos naturais são tão importantes na acção quanto a vontade dos seres humanos.

Entretanto, da produção portuguesa surge “Capitão Falcão”, de João Leitão, uma sátira ao regime salazarista. No seu centro está a figura de um intrépido capitão, interpretado por Gonçalo Waddington, uma espécie de “super-herói” à portuguesa que é o braço direito do ditador. Também com David Chan Cordeiro, Dinarte de Freitas e José Pinto.

“House of Cards”, a notável série sobre os bastidores da política americana, em Washington, já está em DVD — foram editados dois volumes com as duas primeiras temporadas (num total de 26 episódios). No elenco, destacam-se os nomes de Kevin Spacey e Robin Wright.

Também em DVD (e ainda em Blu-ray) surgiu um dos títulos marcantes de 2014: “Em Parte Incerta”, uma realização de David

Fincher baseada no romance de Gillian Flynn sobre um casal aparentemente normal... até que a mulher desaparece — com grandes interpretações de Ben Affleck e Rosamund Pike.

* Banda sonora: “Playtime” (1967), de Jacques Tati

> “Genérico final”, Francis Lemarque

  • Ronaldo terá colocado milhões de euros nas Ilhas Virgens britânicas
    4:15

    Desporto

    José Mourinho e Cristiano Ronaldo são apenas dois dos nomes da maior fuga de informação na história do desporto. A plataforma informática Football Leaks forneceu milhões de documentos à revista alemã Der Spiegel, entre os quais documentos que indicam que o capitão da seleção nacional terá colocado milhões de euros da publicidade nas Ilhas Virgens britânicas. Os dados foram analisados por um consórcio de 60 jornalistas, do qual o Expresso faz parte, numa investigação que pode ler este sábado no semanário.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.