sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Helen Mirren protagoniza drama histórico

CARTAZ CINEMA

Helen Mirren protagoniza drama histórico

Com Helen Mirren no papel central, “Mulher de Ouro” evoca uma história dramática centrada num quadro roubado pelos nazis. João Lopes comenta algumas das principais novidades da semana, destacando também o lançamento (directo em DVD) de “Bem-Vindo a Nova Iorque”, de Abel Ferrara.

“Mulher de Ouro”, de Simon Curtis, narra a história verídica de uma mulher austríaca que, mais de meio século depois do fim da Segunda Guerra Mundial, tenta recuperar um quadro de Gustav Klimt que foi roubado à sua família pelos nazis — o destaque vai para Helen Mirren, na composição da personagem central.

A época estalinista na União Soviética surge evocada através de “A Criança nº 44”, uma realização de Daniel Espinosa inspirada no primeiro título de uma trilogia de romances assinados por Tom Rob Smith. A liderar o elenco estão os nomes de Tom Hardy, Gary Oldman e Noomi Rapace.

Esta semana, uma verdadeira estreia ocorre nos circuitos do DVD, através da edição de “Bem-Vindo a Nova Iorque”, o filme de Abel Ferrara inspirado no escândalo sexual de Dominique Strauss-Kahn. Gérard Depardieu é o protagonista de uma história que Ferrara, fiel aos temas do seu universo, aborda como uma parábola sobre a inocência e o pecado.

“Quarto com Vista sobre a Cidade” (1985), de James Ivory, reapareceu em DVD — um melodrama do começo do séc. XX, adaptando um romance de E. M. Forster, com Helena Bonham-Carter, Denholm Elliott e Maggie Smith nos papéis principais.

Outro título célebre da mesma época, “A Missão” (1986), de Roland Joffé, regressa também ao DVD. Com Jeremy Irons e Robert De Niro, este é um drama do séc. XVIII, centrado na acção dos jesuítas na Amazónia, com os conflitos das coroas portuguesa e espanhola em pano de fundo.



* Banda sonora: “A Barriga de um Arquitecto” (1987), de Peter Greenaway

> “Birds for the Mind”, Wim Mertens

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.