sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Helen Mirren protagoniza drama histórico

CARTAZ CINEMA

Helen Mirren protagoniza drama histórico

Com Helen Mirren no papel central, “Mulher de Ouro” evoca uma história dramática centrada num quadro roubado pelos nazis. João Lopes comenta algumas das principais novidades da semana, destacando também o lançamento (directo em DVD) de “Bem-Vindo a Nova Iorque”, de Abel Ferrara.

“Mulher de Ouro”, de Simon Curtis, narra a história verídica de uma mulher austríaca que, mais de meio século depois do fim da Segunda Guerra Mundial, tenta recuperar um quadro de Gustav Klimt que foi roubado à sua família pelos nazis — o destaque vai para Helen Mirren, na composição da personagem central.

A época estalinista na União Soviética surge evocada através de “A Criança nº 44”, uma realização de Daniel Espinosa inspirada no primeiro título de uma trilogia de romances assinados por Tom Rob Smith. A liderar o elenco estão os nomes de Tom Hardy, Gary Oldman e Noomi Rapace.

Esta semana, uma verdadeira estreia ocorre nos circuitos do DVD, através da edição de “Bem-Vindo a Nova Iorque”, o filme de Abel Ferrara inspirado no escândalo sexual de Dominique Strauss-Kahn. Gérard Depardieu é o protagonista de uma história que Ferrara, fiel aos temas do seu universo, aborda como uma parábola sobre a inocência e o pecado.

“Quarto com Vista sobre a Cidade” (1985), de James Ivory, reapareceu em DVD — um melodrama do começo do séc. XX, adaptando um romance de E. M. Forster, com Helena Bonham-Carter, Denholm Elliott e Maggie Smith nos papéis principais.

Outro título célebre da mesma época, “A Missão” (1986), de Roland Joffé, regressa também ao DVD. Com Jeremy Irons e Robert De Niro, este é um drama do séc. XVIII, centrado na acção dos jesuítas na Amazónia, com os conflitos das coroas portuguesa e espanhola em pano de fundo.



* Banda sonora: “A Barriga de um Arquitecto” (1987), de Peter Greenaway

> “Birds for the Mind”, Wim Mertens

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.