sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Seis filmes para redescobrir Bergman

cartaz cinema

Seis filmes para redescobrir Bergman

A obra do mestre sueco Ingmar Bergman está de volta ao mercado português com a reposição de seis títulos da sua filmografia. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda “O Homem Demasiado Amado”, o mais recente filme assinado pelo francês André Téchiné.

De “Rumo à Felicidade” (1950) a “A Flauta Mágica” (1975), a obra de Ingmar Bergman está de volta às salas portuguesas — são seis filmes para redescobrirmos a maturação da sua obra, com destaque para “A Força do Sexo Fraco” (1964), uma comédia que foi também o seu primeiro trabalho com película a cores.

Nome grande do cinema francês, André Téchiné reaparece com “O Homem Demasiado Amado”, uma ficção inspirada em factos verídicos, relacionados com os conflitos entre casinos no sul de França, na segunda metade da década de 70. Destaque, no elenco, para Catherine Deneuve e ainda a jovem revelação que é Adèle Haenel.

O romance clássico de Gustave Flaubert, “Madame Bovary”, voltou a ser adaptado ao cinema, desta vez com direcção da francesa Sophie Barthes — reencontramos a saga de uma mulher marcada pelos usos e costumes da sua época, com a talentosa Mia Wasikowska no papel central.

“Um Pombo Pousou num Ramo a Reflectir na Existência” é o título sugestivo da mais recente odisseia filosófica do sueco Roy Andersson. Através de um aparato visual que já foi comparado a Fellini, Andersson encena a condição humana num misto de tragédia e ironia.

No DVD, o destaque vai para Liv Ullmann e Jessica Chastain, através de “Miss Julie” (a partir da peça de August Strindberg): Ullmann, que foi uma das actrizes “fetiche” de Bergman, assina uma

realização impecável, profundamente clássica; Chastain interpreta de forma sublime a personagem da desamparada Julie.

* Banda sonora: “Assassinos Natos” (1994), de Oliver Stone

> “The Future”, Leonard Cohen

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.