sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Seis filmes para redescobrir Bergman

cartaz cinema

Seis filmes para redescobrir Bergman

A obra do mestre sueco Ingmar Bergman está de volta ao mercado português com a reposição de seis títulos da sua filmografia. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda “O Homem Demasiado Amado”, o mais recente filme assinado pelo francês André Téchiné.

De “Rumo à Felicidade” (1950) a “A Flauta Mágica” (1975), a obra de Ingmar Bergman está de volta às salas portuguesas — são seis filmes para redescobrirmos a maturação da sua obra, com destaque para “A Força do Sexo Fraco” (1964), uma comédia que foi também o seu primeiro trabalho com película a cores.

Nome grande do cinema francês, André Téchiné reaparece com “O Homem Demasiado Amado”, uma ficção inspirada em factos verídicos, relacionados com os conflitos entre casinos no sul de França, na segunda metade da década de 70. Destaque, no elenco, para Catherine Deneuve e ainda a jovem revelação que é Adèle Haenel.

O romance clássico de Gustave Flaubert, “Madame Bovary”, voltou a ser adaptado ao cinema, desta vez com direcção da francesa Sophie Barthes — reencontramos a saga de uma mulher marcada pelos usos e costumes da sua época, com a talentosa Mia Wasikowska no papel central.

“Um Pombo Pousou num Ramo a Reflectir na Existência” é o título sugestivo da mais recente odisseia filosófica do sueco Roy Andersson. Através de um aparato visual que já foi comparado a Fellini, Andersson encena a condição humana num misto de tragédia e ironia.

No DVD, o destaque vai para Liv Ullmann e Jessica Chastain, através de “Miss Julie” (a partir da peça de August Strindberg): Ullmann, que foi uma das actrizes “fetiche” de Bergman, assina uma

realização impecável, profundamente clássica; Chastain interpreta de forma sublime a personagem da desamparada Julie.

* Banda sonora: “Assassinos Natos” (1994), de Oliver Stone

> “The Future”, Leonard Cohen

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.