sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Seis filmes para redescobrir Bergman

cartaz cinema

Seis filmes para redescobrir Bergman

A obra do mestre sueco Ingmar Bergman está de volta ao mercado português com a reposição de seis títulos da sua filmografia. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda “O Homem Demasiado Amado”, o mais recente filme assinado pelo francês André Téchiné.

De “Rumo à Felicidade” (1950) a “A Flauta Mágica” (1975), a obra de Ingmar Bergman está de volta às salas portuguesas — são seis filmes para redescobrirmos a maturação da sua obra, com destaque para “A Força do Sexo Fraco” (1964), uma comédia que foi também o seu primeiro trabalho com película a cores.

Nome grande do cinema francês, André Téchiné reaparece com “O Homem Demasiado Amado”, uma ficção inspirada em factos verídicos, relacionados com os conflitos entre casinos no sul de França, na segunda metade da década de 70. Destaque, no elenco, para Catherine Deneuve e ainda a jovem revelação que é Adèle Haenel.

O romance clássico de Gustave Flaubert, “Madame Bovary”, voltou a ser adaptado ao cinema, desta vez com direcção da francesa Sophie Barthes — reencontramos a saga de uma mulher marcada pelos usos e costumes da sua época, com a talentosa Mia Wasikowska no papel central.

“Um Pombo Pousou num Ramo a Reflectir na Existência” é o título sugestivo da mais recente odisseia filosófica do sueco Roy Andersson. Através de um aparato visual que já foi comparado a Fellini, Andersson encena a condição humana num misto de tragédia e ironia.

No DVD, o destaque vai para Liv Ullmann e Jessica Chastain, através de “Miss Julie” (a partir da peça de August Strindberg): Ullmann, que foi uma das actrizes “fetiche” de Bergman, assina uma

realização impecável, profundamente clássica; Chastain interpreta de forma sublime a personagem da desamparada Julie.

* Banda sonora: “Assassinos Natos” (1994), de Oliver Stone

> “The Future”, Leonard Cohen

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.