sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O filme da Estónia que esteve nos Óscares

cartaz de cinema

O filme da Estónia que esteve nos Óscares

“Tangerinas” é, historicamente, a primeira produção da Estónia que conseguiu chegar a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.João Lopes comenta as novidades da semana, destacando na área do DVD a edição de uma antologia de desenhos animados de “Tom & Jerry”.

Escrito e realizado por Zaza Urushadze, “Tangerinas” evoca a experiência dramática de dois homens, naturais da Estónia que querem defender as suas tangerineiras, num terreno situado na Geórgia — é um retrato invulgar, tendo por pano de fundo os conflitos armados que abalaram a Geórgia em 1992-93.

“As Nuvens de Sils Maria” é mais um filme em que Olivier Assayas coloca em cena as relações entre o teatro e a vida, a partir da experiência de uma actriz veterana e, em particular, das relações de trabalho com a sua assistente — Juliette Binoche e Kristen Stewart são as intérpretes principais.

Com “ A Rede do Crime”, de Cédric Jimenez, o cinema francês volta a abordar a história do cartel da droga que, nos anos 60/70, funcionava a partir do sul de França. O filme é dominado por dois actores: Jean Dujardin e Gilles Lellouche, nos papeis do juiz investigador e do chefe do cartel, respectivamente.

Xavier Beauvois recupera um facto verídico — o roubo do caixão de Charles Chaplin, poucas semanas depois do seu funeral —, transformando-o numa fábula burlesca sobre a condição humana. Nos papéis centrais, surgem Benoît Poelvooorde e Roschdy Zem.

Duas das mais populares figurinhas da animação estão de volta ao DVD: “Tom & Jerry Show – Vol. 1” é uma antologia de curtas-metragens produzidas ao longo da década de 70 para o espaço televisivo.

* Banda sonora: “O Padrinho” (1972), de Francis Ford Coppola

> “Love Theme”, Nino Rota