sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

O filme da Estónia que esteve nos Óscares

cartaz de cinema

O filme da Estónia que esteve nos Óscares

“Tangerinas” é, historicamente, a primeira produção da Estónia que conseguiu chegar a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.João Lopes comenta as novidades da semana, destacando na área do DVD a edição de uma antologia de desenhos animados de “Tom & Jerry”.

Escrito e realizado por Zaza Urushadze, “Tangerinas” evoca a experiência dramática de dois homens, naturais da Estónia que querem defender as suas tangerineiras, num terreno situado na Geórgia — é um retrato invulgar, tendo por pano de fundo os conflitos armados que abalaram a Geórgia em 1992-93.

“As Nuvens de Sils Maria” é mais um filme em que Olivier Assayas coloca em cena as relações entre o teatro e a vida, a partir da experiência de uma actriz veterana e, em particular, das relações de trabalho com a sua assistente — Juliette Binoche e Kristen Stewart são as intérpretes principais.

Com “ A Rede do Crime”, de Cédric Jimenez, o cinema francês volta a abordar a história do cartel da droga que, nos anos 60/70, funcionava a partir do sul de França. O filme é dominado por dois actores: Jean Dujardin e Gilles Lellouche, nos papeis do juiz investigador e do chefe do cartel, respectivamente.

Xavier Beauvois recupera um facto verídico — o roubo do caixão de Charles Chaplin, poucas semanas depois do seu funeral —, transformando-o numa fábula burlesca sobre a condição humana. Nos papéis centrais, surgem Benoît Poelvooorde e Roschdy Zem.

Duas das mais populares figurinhas da animação estão de volta ao DVD: “Tom & Jerry Show – Vol. 1” é uma antologia de curtas-metragens produzidas ao longo da década de 70 para o espaço televisivo.

* Banda sonora: “O Padrinho” (1972), de Francis Ford Coppola

> “Love Theme”, Nino Rota

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • Portugal vai começar a testar carros autónomos com Espanha
    1:57

    País

    Portugal vai começar a testar carros sem condutor. O acordo entre os governos português e espanhol foi recentemente assinado para criar corredores onde os veículos possam circular. Um dos objetivos deste novo conceito é diminuir a sinistralidade.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00