sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O filme da Estónia que esteve nos Óscares

cartaz de cinema

O filme da Estónia que esteve nos Óscares

“Tangerinas” é, historicamente, a primeira produção da Estónia que conseguiu chegar a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.João Lopes comenta as novidades da semana, destacando na área do DVD a edição de uma antologia de desenhos animados de “Tom & Jerry”.

Escrito e realizado por Zaza Urushadze, “Tangerinas” evoca a experiência dramática de dois homens, naturais da Estónia que querem defender as suas tangerineiras, num terreno situado na Geórgia — é um retrato invulgar, tendo por pano de fundo os conflitos armados que abalaram a Geórgia em 1992-93.

“As Nuvens de Sils Maria” é mais um filme em que Olivier Assayas coloca em cena as relações entre o teatro e a vida, a partir da experiência de uma actriz veterana e, em particular, das relações de trabalho com a sua assistente — Juliette Binoche e Kristen Stewart são as intérpretes principais.

Com “ A Rede do Crime”, de Cédric Jimenez, o cinema francês volta a abordar a história do cartel da droga que, nos anos 60/70, funcionava a partir do sul de França. O filme é dominado por dois actores: Jean Dujardin e Gilles Lellouche, nos papeis do juiz investigador e do chefe do cartel, respectivamente.

Xavier Beauvois recupera um facto verídico — o roubo do caixão de Charles Chaplin, poucas semanas depois do seu funeral —, transformando-o numa fábula burlesca sobre a condição humana. Nos papéis centrais, surgem Benoît Poelvooorde e Roschdy Zem.

Duas das mais populares figurinhas da animação estão de volta ao DVD: “Tom & Jerry Show – Vol. 1” é uma antologia de curtas-metragens produzidas ao longo da década de 70 para o espaço televisivo.

* Banda sonora: “O Padrinho” (1972), de Francis Ford Coppola

> “Love Theme”, Nino Rota

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.