sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

A música e os fantasmas dos Beach Boys

Cartaz Cinema

A música e os fantasmas dos Beach Boys

“A Força de um Génio” evoca a personalidade fascinante de Brian Wilson, figura lendária dos Beach Boys. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando a edição de duas caixas de DVD com oito longas-metragens protagonizadas por Frank Sinatra; há ainda lugar para uma evocação do recente festival de curtas-metragens de Vila do Conde.

A música fascinante e os fantasmas interiores de Brian Wilson são temas cruzados de “A Força de um Génio”, primeiro trabalho de realização do produtor Bill Pohlad. Para interpretar Wilson, Pohlad escolheu, não um, mas dois actores: Paul Dano para a acção dos anos 60 (em particular durante a produção do álbum “Pet Sounds”), John Cusack nas cenas da década de 80.

“Güeros”, de Alonso Luiz Palácios, foi o grande vencedor dos últimos prémios do cinema mexicano, incluindo a distinção para melhor filme do ano — esta é a história, ora dramática, ora irónica, do reencontro de dois irmãos numa cidade do México marcada por muitas diferenças internas e, em particular, por uma greve dos estudantes universitários.

Neste ano em que se assinalam os cem anos do nascimento de Frank Sinatra, começam a proliferar as edições em torno do seu nome. Agora, em DVD, podemos descobrir oito títulos da sua filmografia, incluindo o musical “Eles e Elas” (1955), de Joseph L. Mankiewicz, e ainda alguns policiais por ele protagonizados ao longo da década de 60, com destaque para “O Detective” (1968), dirigido por Gordon Douglas.

* Banda sonora: “Gilda” (1946), de Charles Vidor

> “Amado Mio”, Anita Ellis