sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Chegaram as novas aventuras dos Mínimos

Cartaz Cinema

Chegaram as novas aventuras dos Mínimos

Popularizados pelos desenhos animados de “Gru, o Maldisposto”, os Mínimos surgem, agora, a protagonizar o seu próprio filme. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando dois documentários que abordam figuras emblemáticas da história do pop rock: um sobre Amy Winehouse, nas salas, outro dedicado a Kurt Cobain, em edição em DVD.

As novas aventuras dos Mínimos, com direcção de Kayla Balda e Pierre Coffin, relançam a história dos pequenos bonecos amarelos, desta vez recuando no tempo: tudo se passa na sua atribulada procura de um mestre, antes de travarem conhecimento com o malvado Gru — “Mínimos” é um grande sucesso da animação que confirma a importância dos estúdios Universal neste sector da produção de Hollywood.

Quem regressa também é Sherlock Holmes, agora envelhecido e assombrado pelo seu único caso que não conseguiu resolver: “Mr. Holmes”, realizado por Bill Condon a partir de um romance de Mitch Cullin, traz-nos o veterano Ian McKellen no papel central, confirmando o seu talento e versatilidade.

“Rapariga Mágica”, de Carlos Vermut, é uma história dramática que desemboca numa ambiência próxima do terror, tendo sido um dos mais falados títulos da produção espanhola de 2014 — valeu a Bárbara Lennie o prémio Goya na categoria de melhor actriz.

Asif Kapadia assina “Amy”, um documentário sobre a vida trágica de Amy Winehouse, símbolo maior da música popular do século XXI. Para além de registos pouco conhecidos de algumas das suas performances, o filme é também um libelo contra a imprensa tablóide que explorou o sofrimento da cantora.

Kurt Cobain, também uma figura trágica do universo do pop rock, é tema de outro documentário que acaba de chegar aos circuitos do DVD: “Cobain – Montage of Heck”, de Brett Morgen, revisita a sua música e, em particular os seus diários, traçando um perfil de perturbante intimidade daquele que foi o líder dos Nirvana.

* Banda sonora: “Carrie” (1976), de Brian De Palma - “I Never Dreamed Someone Like You Could Dream Someone Like Me”, Katie Irving

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.