sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Chegaram as novas aventuras dos Mínimos

Cartaz Cinema

Chegaram as novas aventuras dos Mínimos

Popularizados pelos desenhos animados de “Gru, o Maldisposto”, os Mínimos surgem, agora, a protagonizar o seu próprio filme. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando dois documentários que abordam figuras emblemáticas da história do pop rock: um sobre Amy Winehouse, nas salas, outro dedicado a Kurt Cobain, em edição em DVD.

As novas aventuras dos Mínimos, com direcção de Kayla Balda e Pierre Coffin, relançam a história dos pequenos bonecos amarelos, desta vez recuando no tempo: tudo se passa na sua atribulada procura de um mestre, antes de travarem conhecimento com o malvado Gru — “Mínimos” é um grande sucesso da animação que confirma a importância dos estúdios Universal neste sector da produção de Hollywood.

Quem regressa também é Sherlock Holmes, agora envelhecido e assombrado pelo seu único caso que não conseguiu resolver: “Mr. Holmes”, realizado por Bill Condon a partir de um romance de Mitch Cullin, traz-nos o veterano Ian McKellen no papel central, confirmando o seu talento e versatilidade.

“Rapariga Mágica”, de Carlos Vermut, é uma história dramática que desemboca numa ambiência próxima do terror, tendo sido um dos mais falados títulos da produção espanhola de 2014 — valeu a Bárbara Lennie o prémio Goya na categoria de melhor actriz.

Asif Kapadia assina “Amy”, um documentário sobre a vida trágica de Amy Winehouse, símbolo maior da música popular do século XXI. Para além de registos pouco conhecidos de algumas das suas performances, o filme é também um libelo contra a imprensa tablóide que explorou o sofrimento da cantora.

Kurt Cobain, também uma figura trágica do universo do pop rock, é tema de outro documentário que acaba de chegar aos circuitos do DVD: “Cobain – Montage of Heck”, de Brett Morgen, revisita a sua música e, em particular os seus diários, traçando um perfil de perturbante intimidade daquele que foi o líder dos Nirvana.

* Banda sonora: “Carrie” (1976), de Brian De Palma - “I Never Dreamed Someone Like You Could Dream Someone Like Me”, Katie Irving

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.