sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Nicole Kidman protagoniza drama australiano

Cartaz Cinema

Nicole Kidman protagoniza drama australiano

Nicole Kidman está de volta aos ecrãs com “Em Terra Estranha”, um drama familiar passado na Austrália. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também o lançamento em DVD da “Trilogia da Guerra”, assinada por Roberto Rossellini.

Foi no cinema australiano, em meados da década de 80, que Nicole Kidman se revelou. E é numa produção australiana que a reencontramos agora: “Em Terra Estranha”, uma realização de Kim Farrant, narra a história dramática de uma casal cujos filhos desaparecem no deserto. Nos outros papéis principais, encontramos Joseph Fiennes e Hugo Weaving.

Outra grande actriz, Annette Benning, está presente em “A Face do Amor”, uma realização de Arie Posin, também com Ed Harris e Robin Williams (num dos seus derradeiros papéis). Benning interpreta uma mulher que constrói uma relação amorosa com um sósia perfeito do seu defunto marido... É o princípio de um drama que ela não vai conseguir controlar.

A Argélia de 1954, marcada pelos conflitos que conduziram à guerra da independência, é o cenário de “Longe dos Homens”, de David Oelhoffen, uma produção francesa protagonizada por Viggo Mortensen — esta é a história de um professor primário que se vê envolvido numa perturbante rede de conflitos, tendo de lutar pela própria sobrevivência.

“Interstellar”, de Christopher Nolan, exemplifica como é possível trabalhar a partir das matrizes da ficção científica para fazer um filme, afinal, de profundo intimismo. Matthew McConaughey, Jessica Chastain e Anne Hathaway protagonizam esta superprodução já disponível em DVD.

Também em DVD, e em cópias restauradas, já pode ser vista a chamada “Trilogia da Guerra”, de Roberto Rossellini: “Roma,

Cidade Aberta” (1945), “Paisà” (1946) e “Alemanha, Ano Zero” (1948) são notáveis exemplos de um olhar realista apostado em registar as feridas, e também avaliar a herança, da Segunda Guerra Mundial.

* Banda sonora: “007 – Operação Relâmpago” (1965), de Terence Young

> “Thunderball”, Tom Jones

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.