sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Nicole Kidman protagoniza drama australiano

Cartaz Cinema

Nicole Kidman protagoniza drama australiano

Nicole Kidman está de volta aos ecrãs com “Em Terra Estranha”, um drama familiar passado na Austrália. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também o lançamento em DVD da “Trilogia da Guerra”, assinada por Roberto Rossellini.

Foi no cinema australiano, em meados da década de 80, que Nicole Kidman se revelou. E é numa produção australiana que a reencontramos agora: “Em Terra Estranha”, uma realização de Kim Farrant, narra a história dramática de uma casal cujos filhos desaparecem no deserto. Nos outros papéis principais, encontramos Joseph Fiennes e Hugo Weaving.

Outra grande actriz, Annette Benning, está presente em “A Face do Amor”, uma realização de Arie Posin, também com Ed Harris e Robin Williams (num dos seus derradeiros papéis). Benning interpreta uma mulher que constrói uma relação amorosa com um sósia perfeito do seu defunto marido... É o princípio de um drama que ela não vai conseguir controlar.

A Argélia de 1954, marcada pelos conflitos que conduziram à guerra da independência, é o cenário de “Longe dos Homens”, de David Oelhoffen, uma produção francesa protagonizada por Viggo Mortensen — esta é a história de um professor primário que se vê envolvido numa perturbante rede de conflitos, tendo de lutar pela própria sobrevivência.

“Interstellar”, de Christopher Nolan, exemplifica como é possível trabalhar a partir das matrizes da ficção científica para fazer um filme, afinal, de profundo intimismo. Matthew McConaughey, Jessica Chastain e Anne Hathaway protagonizam esta superprodução já disponível em DVD.

Também em DVD, e em cópias restauradas, já pode ser vista a chamada “Trilogia da Guerra”, de Roberto Rossellini: “Roma,

Cidade Aberta” (1945), “Paisà” (1946) e “Alemanha, Ano Zero” (1948) são notáveis exemplos de um olhar realista apostado em registar as feridas, e também avaliar a herança, da Segunda Guerra Mundial.

* Banda sonora: “007 – Operação Relâmpago” (1965), de Terence Young

> “Thunderball”, Tom Jones

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.