sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Nicole Kidman protagoniza drama australiano

Cartaz Cinema

Nicole Kidman protagoniza drama australiano

Nicole Kidman está de volta aos ecrãs com “Em Terra Estranha”, um drama familiar passado na Austrália. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também o lançamento em DVD da “Trilogia da Guerra”, assinada por Roberto Rossellini.

Foi no cinema australiano, em meados da década de 80, que Nicole Kidman se revelou. E é numa produção australiana que a reencontramos agora: “Em Terra Estranha”, uma realização de Kim Farrant, narra a história dramática de uma casal cujos filhos desaparecem no deserto. Nos outros papéis principais, encontramos Joseph Fiennes e Hugo Weaving.

Outra grande actriz, Annette Benning, está presente em “A Face do Amor”, uma realização de Arie Posin, também com Ed Harris e Robin Williams (num dos seus derradeiros papéis). Benning interpreta uma mulher que constrói uma relação amorosa com um sósia perfeito do seu defunto marido... É o princípio de um drama que ela não vai conseguir controlar.

A Argélia de 1954, marcada pelos conflitos que conduziram à guerra da independência, é o cenário de “Longe dos Homens”, de David Oelhoffen, uma produção francesa protagonizada por Viggo Mortensen — esta é a história de um professor primário que se vê envolvido numa perturbante rede de conflitos, tendo de lutar pela própria sobrevivência.

“Interstellar”, de Christopher Nolan, exemplifica como é possível trabalhar a partir das matrizes da ficção científica para fazer um filme, afinal, de profundo intimismo. Matthew McConaughey, Jessica Chastain e Anne Hathaway protagonizam esta superprodução já disponível em DVD.

Também em DVD, e em cópias restauradas, já pode ser vista a chamada “Trilogia da Guerra”, de Roberto Rossellini: “Roma,

Cidade Aberta” (1945), “Paisà” (1946) e “Alemanha, Ano Zero” (1948) são notáveis exemplos de um olhar realista apostado em registar as feridas, e também avaliar a herança, da Segunda Guerra Mundial.

* Banda sonora: “007 – Operação Relâmpago” (1965), de Terence Young

> “Thunderball”, Tom Jones

  • Primeiro-ministro agradece sacrifícios dos portugueses
    0:46

    Economia

    O primeiro-ministro diz que os números do INE em relação ao défice de 2016 são prova de que havia uma alternativa e deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses. As declarações de António Costa foram feiras aos jornalistas em Roma, onde se encontra para assinalar no sábado os 60 anos da União Europeia.

  • Jerónimo diz que UE vai continuar a causar constrangimentos a Portugal
    0:35

    Economia

    Esta sexta-feira na inauguração de uma exposição em Almada que denuncia a precariedade dos postos de trabalho, Jerónimo de Sousa falou sobre o défice de 2016. Para o secretário-geral do PCP, apesar do Governo ter ido além do exigido por Bruxelas, a União Europeia vai continuar a impedir Portugal de crescer.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33

    País

    O Comissário Europeu da Saúde defende uma proibição total do consumo de tabaco no espaço público. Esta e outras medidas foram defendidas, ontem, na Conferência Tabaco e Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

  • Visitar o Titanic vai custar 97 mil euros por pessoa

    Mundo

    Uma viagem a bordo do Titanic em 1912 era considerada uma viagem de luxo. Mais de 100 anos depois, continua a ser um luxo visitar o Titanic. Em 2018, vai ser possível conhecer os restos daquele que em tempos foi o maior navio do mundo. Contudo, nem todos vão poder fazê-lo, pois a viagem irá custar cerca de 97 mil euros por pessoa.