sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O génio cómico de Jacques Tati

CARTAZ CINEMA

O génio cómico de Jacques Tati

Jacques Tati está de volta às salas: a sua obra integral, incluindo seis longas-metragens e diversas curtas, está em reposição em cópias digitais restauradas. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o novo filme de Christophe Honoré e um documentário sobre a Coreia do Norte.

“O Meu Tio” (1958), “Playtime” (1967) e “Parade” (1974) são alguns dos incontornáveis clássicos de Jacques Tati (1907-1982), figura de génio da comédia no interior do cinema francês, grande observador do funcionamento da sociedade de consumo — a sua obra integral pode ser vista, agora, em novas cópias.

Christophe Honoré, autor de “Minha Mãe” (2004) e “As Canções de Amor” (2007), está de volta com a adaptação do texto clássico “Metamorfoses”, de Ovídio: uma aposta invulgar numa dimensão poética que se transfigura, entre realismo e fantasia, em cenários do nosso presente.

“Outro/Eu”, de Tarsem Singh, é a história fantástica de um homem que, não querendo envelhecer, compra a juventude eterna e passa a viver num outro corpo — uma fábula de ficção científica com Ben Kingsley e Ryan Reynolds a assumir, sucessivamente, a personagem central.

As histórias de adolescentes assombrados por actos com conotações mais ou menos sexuais continuam a ser matérias de eleição no cinema de terror americano: “Vai Seguir-te”, de David Robert Mitchell, é mais uma proposta dessa área, produzida em regime independente.

Com participação da produtora portuguesa Rosa Filmes, “Canções do Norte” é um projecto documental feito a partir de três visitas que a sul-coreana Soon Mi-Yoo efectuou à Coreia do Norte — imagens surpreendentes, por vezes desconcertantes, para descobrirmos um pouco de um mundo que praticamente desconhecemos.

* Banda sonora: “The Incredibles – os Super-Heróis” (2004), de Brad Bird

> “The Glory Days”, Michael Giacchino

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC