sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O génio cómico de Jacques Tati

CARTAZ CINEMA

O génio cómico de Jacques Tati

Jacques Tati está de volta às salas: a sua obra integral, incluindo seis longas-metragens e diversas curtas, está em reposição em cópias digitais restauradas. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o novo filme de Christophe Honoré e um documentário sobre a Coreia do Norte.

“O Meu Tio” (1958), “Playtime” (1967) e “Parade” (1974) são alguns dos incontornáveis clássicos de Jacques Tati (1907-1982), figura de génio da comédia no interior do cinema francês, grande observador do funcionamento da sociedade de consumo — a sua obra integral pode ser vista, agora, em novas cópias.

Christophe Honoré, autor de “Minha Mãe” (2004) e “As Canções de Amor” (2007), está de volta com a adaptação do texto clássico “Metamorfoses”, de Ovídio: uma aposta invulgar numa dimensão poética que se transfigura, entre realismo e fantasia, em cenários do nosso presente.

“Outro/Eu”, de Tarsem Singh, é a história fantástica de um homem que, não querendo envelhecer, compra a juventude eterna e passa a viver num outro corpo — uma fábula de ficção científica com Ben Kingsley e Ryan Reynolds a assumir, sucessivamente, a personagem central.

As histórias de adolescentes assombrados por actos com conotações mais ou menos sexuais continuam a ser matérias de eleição no cinema de terror americano: “Vai Seguir-te”, de David Robert Mitchell, é mais uma proposta dessa área, produzida em regime independente.

Com participação da produtora portuguesa Rosa Filmes, “Canções do Norte” é um projecto documental feito a partir de três visitas que a sul-coreana Soon Mi-Yoo efectuou à Coreia do Norte — imagens surpreendentes, por vezes desconcertantes, para descobrirmos um pouco de um mundo que praticamente desconhecemos.

* Banda sonora: “The Incredibles – os Super-Heróis” (2004), de Brad Bird

> “The Glory Days”, Michael Giacchino

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.