sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O génio cómico de Jacques Tati

CARTAZ CINEMA

O génio cómico de Jacques Tati

Jacques Tati está de volta às salas: a sua obra integral, incluindo seis longas-metragens e diversas curtas, está em reposição em cópias digitais restauradas. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o novo filme de Christophe Honoré e um documentário sobre a Coreia do Norte.

“O Meu Tio” (1958), “Playtime” (1967) e “Parade” (1974) são alguns dos incontornáveis clássicos de Jacques Tati (1907-1982), figura de génio da comédia no interior do cinema francês, grande observador do funcionamento da sociedade de consumo — a sua obra integral pode ser vista, agora, em novas cópias.

Christophe Honoré, autor de “Minha Mãe” (2004) e “As Canções de Amor” (2007), está de volta com a adaptação do texto clássico “Metamorfoses”, de Ovídio: uma aposta invulgar numa dimensão poética que se transfigura, entre realismo e fantasia, em cenários do nosso presente.

“Outro/Eu”, de Tarsem Singh, é a história fantástica de um homem que, não querendo envelhecer, compra a juventude eterna e passa a viver num outro corpo — uma fábula de ficção científica com Ben Kingsley e Ryan Reynolds a assumir, sucessivamente, a personagem central.

As histórias de adolescentes assombrados por actos com conotações mais ou menos sexuais continuam a ser matérias de eleição no cinema de terror americano: “Vai Seguir-te”, de David Robert Mitchell, é mais uma proposta dessa área, produzida em regime independente.

Com participação da produtora portuguesa Rosa Filmes, “Canções do Norte” é um projecto documental feito a partir de três visitas que a sul-coreana Soon Mi-Yoo efectuou à Coreia do Norte — imagens surpreendentes, por vezes desconcertantes, para descobrirmos um pouco de um mundo que praticamente desconhecemos.

* Banda sonora: “The Incredibles – os Super-Heróis” (2004), de Brad Bird

> “The Glory Days”, Michael Giacchino

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.