sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Shyamalan reinventa cinema de terror

CARTAZ CINEMA

Shyamalan reinventa cinema de terror

M. Night Shyamalan está de volta ao género que o consagrou: “A Visita” é mais uma variação sobre situações clássicas do género de terror. João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também o lançamento em DVD de dois títulos do cineasta turco Nuri Bilge Ceylan, ambos premiados em Cannes.

“A Visita” é a história inesperada do reencontro de duas crianças com os seus avós — quando vão passar uma semana com eles, as coisas não correm exactamente como previsto... M. Night Shyamalan, o cineasta de “O Sexto Sentido” (1999), volta a mostrar o seu talento no registo do cinema de terror.

O iraniano Mohsen Makhmalbaf tem feito os seus filmes mais recentes graças a financiamentos da Geórgia. Assim volta a acontecer com “O Presidente”, uma fábula política centrada na figura de um ditador que é deposto, vindo a descobrir as condições reais de existência do seu povo...

Ami Canaan Mann, filha do realizador Michael Mann, assina “Jackie & Ryan”, uma história de amor centrada no insólito encontro de um homem que vive de tocar música nas ruas e uma mulher que tenta resolver um divórcio especialmente conflituoso — destaque para as interpretações de Ben Barnes e Katherine Heigl.

Frédéric Tcheng teve um acesso muito especial aos bastidores da “Maison Dior”, mais concretamente ao período em que Raf Simons, director artístico, preparou a primeira colecção resultante do seu trabalho na lendária casa de moda — o documentário intitula-se “Dior e Eu”.

Nuri Bilge Ceylan é, sem dúvida, o nome mais internacional da produção cinematográfica da Turquia. Os seus dois filmes mais recentes — “Era uma Vez na Anatólia” (2010) e “Sono de Inverno” (2014) —, ambos premiados no Festival de Cannes

(respectivamente com o Grande Prémio e a Palma de Ouro), acabam de ser lançados em DVD .

* Banda sonora: “Alfie” (1966), de Lewis Gilbert

> “Alfie’s Theme Differently”, Sonny Rollins

  • Visita de suspense
    2:53

    Cultura

    Estreia hoje nos cinemas nacionais o novo filme de M. Night Shyamalan. O realizador de "Sexto Sentido" e "Sinais" volta com a história de dois adolescentes que vão passar uma semana de férias com os avós que não conhecem. A SIC entrevistou, em Los Angeles, o realizador e o produtor do filme.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.