sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Shyamalan reinventa cinema de terror

CARTAZ CINEMA

Shyamalan reinventa cinema de terror

M. Night Shyamalan está de volta ao género que o consagrou: “A Visita” é mais uma variação sobre situações clássicas do género de terror. João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando também o lançamento em DVD de dois títulos do cineasta turco Nuri Bilge Ceylan, ambos premiados em Cannes.

“A Visita” é a história inesperada do reencontro de duas crianças com os seus avós — quando vão passar uma semana com eles, as coisas não correm exactamente como previsto... M. Night Shyamalan, o cineasta de “O Sexto Sentido” (1999), volta a mostrar o seu talento no registo do cinema de terror.

O iraniano Mohsen Makhmalbaf tem feito os seus filmes mais recentes graças a financiamentos da Geórgia. Assim volta a acontecer com “O Presidente”, uma fábula política centrada na figura de um ditador que é deposto, vindo a descobrir as condições reais de existência do seu povo...

Ami Canaan Mann, filha do realizador Michael Mann, assina “Jackie & Ryan”, uma história de amor centrada no insólito encontro de um homem que vive de tocar música nas ruas e uma mulher que tenta resolver um divórcio especialmente conflituoso — destaque para as interpretações de Ben Barnes e Katherine Heigl.

Frédéric Tcheng teve um acesso muito especial aos bastidores da “Maison Dior”, mais concretamente ao período em que Raf Simons, director artístico, preparou a primeira colecção resultante do seu trabalho na lendária casa de moda — o documentário intitula-se “Dior e Eu”.

Nuri Bilge Ceylan é, sem dúvida, o nome mais internacional da produção cinematográfica da Turquia. Os seus dois filmes mais recentes — “Era uma Vez na Anatólia” (2010) e “Sono de Inverno” (2014) —, ambos premiados no Festival de Cannes

(respectivamente com o Grande Prémio e a Palma de Ouro), acabam de ser lançados em DVD .

* Banda sonora: “Alfie” (1966), de Lewis Gilbert

> “Alfie’s Theme Differently”, Sonny Rollins

  • Visita de suspense
    2:53

    Cultura

    Estreia hoje nos cinemas nacionais o novo filme de M. Night Shyamalan. O realizador de "Sexto Sentido" e "Sinais" volta com a história de dois adolescentes que vão passar uma semana de férias com os avós que não conhecem. A SIC entrevistou, em Los Angeles, o realizador e o produtor do filme.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC