sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O cinema no alto das Torres Gémeas

Cartaz Cinema

O cinema no alto das Torres Gémeas

A lendária travessia no arame, ligando as Torres Gémeas do World Trade Centre, é agora o tema central do filme “O Desafio”. João Lopes destaca as principais novidades da semana, incluindo o filme-memória de Manuel Mozos sobre João Bénard da Costa.

Com “O Desafio”, Robert Zemeckis evoca a proeza de Phillipe Petit, a 7 de Agosto de 1974, atravessando um arame que ligava as Torres Gémeas do World Trade Center — um monumental espectáculo em 3D, concebido para a grandeza dos ecrãs IMAX, com Joseph Gordon-Levitt a interpretar a figura de Petit.

Johnny Depp está de volta em mais um papel de grande transfiguração física: em “Jogo Sujo”, Depp interpreta Joseph ‘Whitey’ Bulger, gangster que marcou a ferro e fogo a paisagem urbana de Boston nas décadas de 70/80 — Scott Cooper assina a realização.

“Por Aqui e por Ali”, de Ken Kwapis, evoca em tom de comédia uma viagem a pé, no seio de uma natureza deslumbrante, empreendida pelo escritor Bill Bryson, na companhia de um velho amigo — Robert Redford (no papel de Bryson) e Nick Nolte são os protagonistas.

Também esta semana, chega às salas o volume 3 de “As Mil e uma Noites”, de Miguel Gomes — é a conclusão de uma invulgar saga cinematográfica sobre o presente português, contada num tom que combina a crueza do realismo com os prazeres da fantasia.

Ainda em português, redescobrimos a herança cinéfila de João Bénard da Costa (1935-2009) através de uma evocação assinada por Manuel Mozos: “João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas que Eu Amei” é também uma viagem através de alguns dos filmes clássicos que marcaram uma visão muito pessoal do cinema e da vida.

Na área do DVD, o destaque vai para “Phoenix”, produção alemã dirigida por Christian Petzold e centrada numa notável composição de Nina Hoss — em cena as convulsões emocionais da Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial.

* Banda sonora: “Nove Semanas e Meia” (1986), de Adrian Lyne

> “Slave to Love”, Bryan Ferry

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.