sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O cinema no alto das Torres Gémeas

Cartaz Cinema

O cinema no alto das Torres Gémeas

A lendária travessia no arame, ligando as Torres Gémeas do World Trade Centre, é agora o tema central do filme “O Desafio”. João Lopes destaca as principais novidades da semana, incluindo o filme-memória de Manuel Mozos sobre João Bénard da Costa.

Com “O Desafio”, Robert Zemeckis evoca a proeza de Phillipe Petit, a 7 de Agosto de 1974, atravessando um arame que ligava as Torres Gémeas do World Trade Center — um monumental espectáculo em 3D, concebido para a grandeza dos ecrãs IMAX, com Joseph Gordon-Levitt a interpretar a figura de Petit.

Johnny Depp está de volta em mais um papel de grande transfiguração física: em “Jogo Sujo”, Depp interpreta Joseph ‘Whitey’ Bulger, gangster que marcou a ferro e fogo a paisagem urbana de Boston nas décadas de 70/80 — Scott Cooper assina a realização.

“Por Aqui e por Ali”, de Ken Kwapis, evoca em tom de comédia uma viagem a pé, no seio de uma natureza deslumbrante, empreendida pelo escritor Bill Bryson, na companhia de um velho amigo — Robert Redford (no papel de Bryson) e Nick Nolte são os protagonistas.

Também esta semana, chega às salas o volume 3 de “As Mil e uma Noites”, de Miguel Gomes — é a conclusão de uma invulgar saga cinematográfica sobre o presente português, contada num tom que combina a crueza do realismo com os prazeres da fantasia.

Ainda em português, redescobrimos a herança cinéfila de João Bénard da Costa (1935-2009) através de uma evocação assinada por Manuel Mozos: “João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas que Eu Amei” é também uma viagem através de alguns dos filmes clássicos que marcaram uma visão muito pessoal do cinema e da vida.

Na área do DVD, o destaque vai para “Phoenix”, produção alemã dirigida por Christian Petzold e centrada numa notável composição de Nina Hoss — em cena as convulsões emocionais da Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial.

* Banda sonora: “Nove Semanas e Meia” (1986), de Adrian Lyne

> “Slave to Love”, Bryan Ferry

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.