sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O cinema no alto das Torres Gémeas

Cartaz Cinema

O cinema no alto das Torres Gémeas

A lendária travessia no arame, ligando as Torres Gémeas do World Trade Centre, é agora o tema central do filme “O Desafio”. João Lopes destaca as principais novidades da semana, incluindo o filme-memória de Manuel Mozos sobre João Bénard da Costa.

Com “O Desafio”, Robert Zemeckis evoca a proeza de Phillipe Petit, a 7 de Agosto de 1974, atravessando um arame que ligava as Torres Gémeas do World Trade Center — um monumental espectáculo em 3D, concebido para a grandeza dos ecrãs IMAX, com Joseph Gordon-Levitt a interpretar a figura de Petit.

Johnny Depp está de volta em mais um papel de grande transfiguração física: em “Jogo Sujo”, Depp interpreta Joseph ‘Whitey’ Bulger, gangster que marcou a ferro e fogo a paisagem urbana de Boston nas décadas de 70/80 — Scott Cooper assina a realização.

“Por Aqui e por Ali”, de Ken Kwapis, evoca em tom de comédia uma viagem a pé, no seio de uma natureza deslumbrante, empreendida pelo escritor Bill Bryson, na companhia de um velho amigo — Robert Redford (no papel de Bryson) e Nick Nolte são os protagonistas.

Também esta semana, chega às salas o volume 3 de “As Mil e uma Noites”, de Miguel Gomes — é a conclusão de uma invulgar saga cinematográfica sobre o presente português, contada num tom que combina a crueza do realismo com os prazeres da fantasia.

Ainda em português, redescobrimos a herança cinéfila de João Bénard da Costa (1935-2009) através de uma evocação assinada por Manuel Mozos: “João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas que Eu Amei” é também uma viagem através de alguns dos filmes clássicos que marcaram uma visão muito pessoal do cinema e da vida.

Na área do DVD, o destaque vai para “Phoenix”, produção alemã dirigida por Christian Petzold e centrada numa notável composição de Nina Hoss — em cena as convulsões emocionais da Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial.

* Banda sonora: “Nove Semanas e Meia” (1986), de Adrian Lyne

> “Slave to Love”, Bryan Ferry

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".