sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Cinema português evoca tempos de guerra

CARTAZ CINEMA

Cinema português evoca tempos de guerra

“A Uma Hora Incerta” é um filme português que mergulha nas memórias sombrias do Estado Novo, em plena Segunda Guerra Mundial. João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando ainda o lançamento em DVD de “O Olhar do Silêncio”, de Joshua Oppenheimer, um dos mais importantes documentários produzidos em 1974.

Carlos Saboga escreveu e realizou “A Uma Hora Incerta”, um drama centrado na acção da polícia política do Estado Novo, em 1942, numa altura em que começavam a chegar a Portugal muitos refugiados, fugindo aos combates no coração da Europa. No elenco figuram, entre outros, os nomes de Joana Ribeiro, Paulo Pires, Pedro Lima, Joana de Verona e Ana Padrão. Como complemento, é exibida a curta-metragem “Coro dos Amantes”, de Tiago Guedes, um drama íntimo, protagonizado por Isabel Abreu e Gonçalo Waddington.

“Sicario – Infiltrado”, de Denis Villeneuve, é mais um “thriller” centrado na fronteira México/EUA, abordando as tensões decorrentes do tráfico de droga. Como sempre, o realizador canadiano trabalha com um invulgar conjunto de actores, incluindo Josh Brolin, Emily Blunt e Benicio Del Toro.

Foi o filme que serviu de abertura oficial ao festival Queer Lisboa: “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, encena a paixão dramática de dois homens num contexto em que cada um é compelido a decidir as lógicas da sua vida futura.

As sequelas dos massacres ocorridos na Indonésia, na década de 60, continuam a marcar o cinema de Joshua Oppenheimer: depois de “O Acto de Matar” (2012), “O Olhar do Silêncio” é mais um perturbante capítulo do seu trabalho de investigação — o filme acaba de ser editado em DVD.

* Banda sonora: “Conta Comigo” (1986), de Rob Reiner

> “Stand By Me”, Ben E. King

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58