sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

CARTAZ CINEMA

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

Em “Minha Mãe”, Nanni Moretti continua a retratar as emoções mais íntimas dos seres humanos. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “A Ponte dos Espiões”, de Steven Spielberg, e o novo desenho animado dos estúdios Pixar.

Na tripla qualidade de actor, argumentista e realizador, o italiano Nanni Moretti prossegue o seu cinema carregado de emoções. Em “Minha Mãe”, centra-se na experiência de dois irmãos — interpretados por Margherita Buy e ele próprio — que aguardam a morte iminente da sua mãe: um filme desencantado e, ao mesmo tempo, pleno de esperança.

Também fiel às componentes do seu próprio universo, Steven Spielberg aborda, agora, os dramas (inspirados em factos verídicos) vividos em torno de uma troca de prisioneiros, em plena Guerra Fria, entre EUA e URSS — um verdadeiro festival de classicismo, centrado em mais uma notável interpretação de Tom Hanks.

Entretanto, os estúdios Pixar propõem mais uma fábula, neste caso em tempos pré-históricos — chama-se “A Viagem de Arlo”, tem realização assinada por Peter Sohn, e narra a inesperada amizade de um dinossauro e uma criança. O resultado tem tanto de drama como de comédia.

No domínio do DVD, o destaque vai para uma edição especial organizada a partir de filmes especialmente queridos do crítico, historiador e programador João Bénard da Costa (1935-2009) — entre os mestres representados estão Fritz Lang, Luchino Visconti e Jean-Luc Godard.

* Banda sonora: “Easy Rider” (1969), de Dennis Hopper

> “Born to Be Wild”, Steppenwolf

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.