sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

CARTAZ CINEMA

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

Em “Minha Mãe”, Nanni Moretti continua a retratar as emoções mais íntimas dos seres humanos. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “A Ponte dos Espiões”, de Steven Spielberg, e o novo desenho animado dos estúdios Pixar.

Na tripla qualidade de actor, argumentista e realizador, o italiano Nanni Moretti prossegue o seu cinema carregado de emoções. Em “Minha Mãe”, centra-se na experiência de dois irmãos — interpretados por Margherita Buy e ele próprio — que aguardam a morte iminente da sua mãe: um filme desencantado e, ao mesmo tempo, pleno de esperança.

Também fiel às componentes do seu próprio universo, Steven Spielberg aborda, agora, os dramas (inspirados em factos verídicos) vividos em torno de uma troca de prisioneiros, em plena Guerra Fria, entre EUA e URSS — um verdadeiro festival de classicismo, centrado em mais uma notável interpretação de Tom Hanks.

Entretanto, os estúdios Pixar propõem mais uma fábula, neste caso em tempos pré-históricos — chama-se “A Viagem de Arlo”, tem realização assinada por Peter Sohn, e narra a inesperada amizade de um dinossauro e uma criança. O resultado tem tanto de drama como de comédia.

No domínio do DVD, o destaque vai para uma edição especial organizada a partir de filmes especialmente queridos do crítico, historiador e programador João Bénard da Costa (1935-2009) — entre os mestres representados estão Fritz Lang, Luchino Visconti e Jean-Luc Godard.

* Banda sonora: “Easy Rider” (1969), de Dennis Hopper

> “Born to Be Wild”, Steppenwolf

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • SC Braga volta a vencer e avança na Liga Europa
    2:26
  • Vitória complica contas do apuramento
    1:30