sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

CARTAZ CINEMA

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

Em “Minha Mãe”, Nanni Moretti continua a retratar as emoções mais íntimas dos seres humanos. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “A Ponte dos Espiões”, de Steven Spielberg, e o novo desenho animado dos estúdios Pixar.

Na tripla qualidade de actor, argumentista e realizador, o italiano Nanni Moretti prossegue o seu cinema carregado de emoções. Em “Minha Mãe”, centra-se na experiência de dois irmãos — interpretados por Margherita Buy e ele próprio — que aguardam a morte iminente da sua mãe: um filme desencantado e, ao mesmo tempo, pleno de esperança.

Também fiel às componentes do seu próprio universo, Steven Spielberg aborda, agora, os dramas (inspirados em factos verídicos) vividos em torno de uma troca de prisioneiros, em plena Guerra Fria, entre EUA e URSS — um verdadeiro festival de classicismo, centrado em mais uma notável interpretação de Tom Hanks.

Entretanto, os estúdios Pixar propõem mais uma fábula, neste caso em tempos pré-históricos — chama-se “A Viagem de Arlo”, tem realização assinada por Peter Sohn, e narra a inesperada amizade de um dinossauro e uma criança. O resultado tem tanto de drama como de comédia.

No domínio do DVD, o destaque vai para uma edição especial organizada a partir de filmes especialmente queridos do crítico, historiador e programador João Bénard da Costa (1935-2009) — entre os mestres representados estão Fritz Lang, Luchino Visconti e Jean-Luc Godard.

* Banda sonora: “Easy Rider” (1969), de Dennis Hopper

> “Born to Be Wild”, Steppenwolf

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.