sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

CARTAZ CINEMA

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

Em “Minha Mãe”, Nanni Moretti continua a retratar as emoções mais íntimas dos seres humanos. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “A Ponte dos Espiões”, de Steven Spielberg, e o novo desenho animado dos estúdios Pixar.

Na tripla qualidade de actor, argumentista e realizador, o italiano Nanni Moretti prossegue o seu cinema carregado de emoções. Em “Minha Mãe”, centra-se na experiência de dois irmãos — interpretados por Margherita Buy e ele próprio — que aguardam a morte iminente da sua mãe: um filme desencantado e, ao mesmo tempo, pleno de esperança.

Também fiel às componentes do seu próprio universo, Steven Spielberg aborda, agora, os dramas (inspirados em factos verídicos) vividos em torno de uma troca de prisioneiros, em plena Guerra Fria, entre EUA e URSS — um verdadeiro festival de classicismo, centrado em mais uma notável interpretação de Tom Hanks.

Entretanto, os estúdios Pixar propõem mais uma fábula, neste caso em tempos pré-históricos — chama-se “A Viagem de Arlo”, tem realização assinada por Peter Sohn, e narra a inesperada amizade de um dinossauro e uma criança. O resultado tem tanto de drama como de comédia.

No domínio do DVD, o destaque vai para uma edição especial organizada a partir de filmes especialmente queridos do crítico, historiador e programador João Bénard da Costa (1935-2009) — entre os mestres representados estão Fritz Lang, Luchino Visconti e Jean-Luc Godard.

* Banda sonora: “Easy Rider” (1969), de Dennis Hopper

> “Born to Be Wild”, Steppenwolf

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.