sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

CARTAZ CINEMA

O retrato da intimidade por Nanni Moretti

Em “Minha Mãe”, Nanni Moretti continua a retratar as emoções mais íntimas dos seres humanos. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “A Ponte dos Espiões”, de Steven Spielberg, e o novo desenho animado dos estúdios Pixar.

Na tripla qualidade de actor, argumentista e realizador, o italiano Nanni Moretti prossegue o seu cinema carregado de emoções. Em “Minha Mãe”, centra-se na experiência de dois irmãos — interpretados por Margherita Buy e ele próprio — que aguardam a morte iminente da sua mãe: um filme desencantado e, ao mesmo tempo, pleno de esperança.

Também fiel às componentes do seu próprio universo, Steven Spielberg aborda, agora, os dramas (inspirados em factos verídicos) vividos em torno de uma troca de prisioneiros, em plena Guerra Fria, entre EUA e URSS — um verdadeiro festival de classicismo, centrado em mais uma notável interpretação de Tom Hanks.

Entretanto, os estúdios Pixar propõem mais uma fábula, neste caso em tempos pré-históricos — chama-se “A Viagem de Arlo”, tem realização assinada por Peter Sohn, e narra a inesperada amizade de um dinossauro e uma criança. O resultado tem tanto de drama como de comédia.

No domínio do DVD, o destaque vai para uma edição especial organizada a partir de filmes especialmente queridos do crítico, historiador e programador João Bénard da Costa (1935-2009) — entre os mestres representados estão Fritz Lang, Luchino Visconti e Jean-Luc Godard.

* Banda sonora: “Easy Rider” (1969), de Dennis Hopper

> “Born to Be Wild”, Steppenwolf

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.