sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Juliette Binoche em tom “Azul”

Cartaz Cinema

Juliette Binoche em tom “Azul”

“Azul”, com Juliette Binoche, é um dos quatro filmes de Krzysztof Kieslowski que regressa às salas, em cópias novas, restauradas. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “O Principezinho”, uma adaptação em desenhos animados do clássico de Antoine de Saint-Exupéry.

Podemos, agora, redescobrir os quatro filmes finais do polaco Krzysztof Kieslowski (1941-1996). São outros tantos dramas íntimos, marcados pelos temas da revelação e da graça, todos centrados em invulgares composições de actrizes: “A Dupla Vida de Véronique” (1991), com Irène Jacob; “Azul” (1993), com Juliette Binoche; “Branco” (1994), com Julie Delpy; e “Vermelho” (1994), de novo com Irène Jacob.

Outro autor polaco, Andrzej Zulawski, está de volta à realização através do produtor português Paulo Branco: “Cosmos” adapta o romance homónimo de Witold Gombrowicz, propondo uma deambulação surreal pelos limites do ser humano. Com um elenco internacional em que coexistem os nomes de Jean-François Balmer, Sabine Azéma, Jonathan Genet, Victória Guerra e Ricardo Pereira.

“Que Horas Ela Volta?”, de Anna Mulayert, é um dos fenómenos recentes da produção brasileira: um retrato, entre o drama e a comédia, da relação de uma família com a sua empregada de muitos anos — centrado numa composição da veterana Regina Casé.

No domínio da animação, a grande estreia da quadra natalícia chama-se “O Principezinho”. Ou seja: uma nova adaptação do clássico de Saint-Exupéry, com realização de Mark Osborne. Combinando o digital com desenhos tradicionais, trata-se de uma produção de origem francesa, com vozes originais em inglês.

No espaço do DVD, o destaque vai para “Labirinto de Mentiras” (2014), de Giullio Ricciarelli, uma abordagem crítica do pós-guerra na Alemanha — em foco está a acção de um procurador que tenta identificar os cúmplices dos crimes dos nazis.

* Banda sonora: “5 x 2” (2004), de François Ozon

> “Una Lacrima sul Viso”, Bobby Solo

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.