sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Michael Caine ou a arte de envelhecer

CARTAZ CINEMA

Michael Caine ou a arte de envelhecer

O filme chama-se “A Juventude” mas é, de facto, sobre o envelhecimento — e Michael Caine é um dos seus símbolos mais fortes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de três títulos que, no último ano, estiveram na corrida para os Óscares.

O italiano Paolo Sorrentino conquistou um forte reconhecimento internacional graças a “A Grande Beleza”, título que lhe valeu mesmo um Oscar de melhor filme estrangeiro. Regressa agora com “A Juventude”, filme irónico e amargo, triste e alegre, sobre a arte de envelhecer — no cenário paradisíaco de uma estância dos Alpes suíços, encontramos um lote de personagens à procura da sua própria identidade, interpretadas por veteranos tão talentosos como Michael Caine, Harvey Keitel e Jane Fonda.

“No Coração do Mar”, outra estreia desta semana, evoca a odisseia trágica do navio Essex na caça à baleia, em meados do século XIX. Ron Howard dirige esta superprodução que tem Herman Melville como figura central, investigando uma odisseia que o conduziria à escrita do seu monumental “Moby Dick”.

Na área do DVD, os destaques vêm da Estónia (“Tangerinas”), Mauritânia (“Timbuktu”) e Rússia (“Leviatã”). São três dramas marcados por convulsões sociais, políticas e militares que, além do mais, conseguiram uma mesma proeza em Hollywood: todos foram nomeados para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

* Banda sonora: “Azul” (1993), de Krzysztof Kieslowski

> “Canção para a Unificação da Europa”, Zbigniew Preisner

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28