sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Michael Caine ou a arte de envelhecer

CARTAZ CINEMA

Michael Caine ou a arte de envelhecer

O filme chama-se “A Juventude” mas é, de facto, sobre o envelhecimento — e Michael Caine é um dos seus símbolos mais fortes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de três títulos que, no último ano, estiveram na corrida para os Óscares.

O italiano Paolo Sorrentino conquistou um forte reconhecimento internacional graças a “A Grande Beleza”, título que lhe valeu mesmo um Oscar de melhor filme estrangeiro. Regressa agora com “A Juventude”, filme irónico e amargo, triste e alegre, sobre a arte de envelhecer — no cenário paradisíaco de uma estância dos Alpes suíços, encontramos um lote de personagens à procura da sua própria identidade, interpretadas por veteranos tão talentosos como Michael Caine, Harvey Keitel e Jane Fonda.

“No Coração do Mar”, outra estreia desta semana, evoca a odisseia trágica do navio Essex na caça à baleia, em meados do século XIX. Ron Howard dirige esta superprodução que tem Herman Melville como figura central, investigando uma odisseia que o conduziria à escrita do seu monumental “Moby Dick”.

Na área do DVD, os destaques vêm da Estónia (“Tangerinas”), Mauritânia (“Timbuktu”) e Rússia (“Leviatã”). São três dramas marcados por convulsões sociais, políticas e militares que, além do mais, conseguiram uma mesma proeza em Hollywood: todos foram nomeados para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

* Banda sonora: “Azul” (1993), de Krzysztof Kieslowski

> “Canção para a Unificação da Europa”, Zbigniew Preisner

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.