sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Michael Caine ou a arte de envelhecer

CARTAZ CINEMA

Michael Caine ou a arte de envelhecer

O filme chama-se “A Juventude” mas é, de facto, sobre o envelhecimento — e Michael Caine é um dos seus símbolos mais fortes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de três títulos que, no último ano, estiveram na corrida para os Óscares.

O italiano Paolo Sorrentino conquistou um forte reconhecimento internacional graças a “A Grande Beleza”, título que lhe valeu mesmo um Oscar de melhor filme estrangeiro. Regressa agora com “A Juventude”, filme irónico e amargo, triste e alegre, sobre a arte de envelhecer — no cenário paradisíaco de uma estância dos Alpes suíços, encontramos um lote de personagens à procura da sua própria identidade, interpretadas por veteranos tão talentosos como Michael Caine, Harvey Keitel e Jane Fonda.

“No Coração do Mar”, outra estreia desta semana, evoca a odisseia trágica do navio Essex na caça à baleia, em meados do século XIX. Ron Howard dirige esta superprodução que tem Herman Melville como figura central, investigando uma odisseia que o conduziria à escrita do seu monumental “Moby Dick”.

Na área do DVD, os destaques vêm da Estónia (“Tangerinas”), Mauritânia (“Timbuktu”) e Rússia (“Leviatã”). São três dramas marcados por convulsões sociais, políticas e militares que, além do mais, conseguiram uma mesma proeza em Hollywood: todos foram nomeados para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

* Banda sonora: “Azul” (1993), de Krzysztof Kieslowski

> “Canção para a Unificação da Europa”, Zbigniew Preisner

  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • EUA preparam-se para ver o primeiro eclipse solar total, 38 anos depois
    1:40
  • Pyongyang acusa Washington de atirar "achas para a fogueira"
    1:47

    Mundo

    A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira exercícios militares conjuntos. As manobras militares procuram ensaiar respostas a uma hipotética invasão da Coreia do Norte. Pyongyang já reagiu e diz que Washington está a atirar "achas para a fogueira". 

  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.