sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Michael Caine ou a arte de envelhecer

CARTAZ CINEMA

Michael Caine ou a arte de envelhecer

O filme chama-se “A Juventude” mas é, de facto, sobre o envelhecimento — e Michael Caine é um dos seus símbolos mais fortes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de três títulos que, no último ano, estiveram na corrida para os Óscares.

O italiano Paolo Sorrentino conquistou um forte reconhecimento internacional graças a “A Grande Beleza”, título que lhe valeu mesmo um Oscar de melhor filme estrangeiro. Regressa agora com “A Juventude”, filme irónico e amargo, triste e alegre, sobre a arte de envelhecer — no cenário paradisíaco de uma estância dos Alpes suíços, encontramos um lote de personagens à procura da sua própria identidade, interpretadas por veteranos tão talentosos como Michael Caine, Harvey Keitel e Jane Fonda.

“No Coração do Mar”, outra estreia desta semana, evoca a odisseia trágica do navio Essex na caça à baleia, em meados do século XIX. Ron Howard dirige esta superprodução que tem Herman Melville como figura central, investigando uma odisseia que o conduziria à escrita do seu monumental “Moby Dick”.

Na área do DVD, os destaques vêm da Estónia (“Tangerinas”), Mauritânia (“Timbuktu”) e Rússia (“Leviatã”). São três dramas marcados por convulsões sociais, políticas e militares que, além do mais, conseguiram uma mesma proeza em Hollywood: todos foram nomeados para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

* Banda sonora: “Azul” (1993), de Krzysztof Kieslowski

> “Canção para a Unificação da Europa”, Zbigniew Preisner

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.