sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Michael Caine ou a arte de envelhecer

CARTAZ CINEMA

Michael Caine ou a arte de envelhecer

O filme chama-se “A Juventude” mas é, de facto, sobre o envelhecimento — e Michael Caine é um dos seus símbolos mais fortes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de três títulos que, no último ano, estiveram na corrida para os Óscares.

O italiano Paolo Sorrentino conquistou um forte reconhecimento internacional graças a “A Grande Beleza”, título que lhe valeu mesmo um Oscar de melhor filme estrangeiro. Regressa agora com “A Juventude”, filme irónico e amargo, triste e alegre, sobre a arte de envelhecer — no cenário paradisíaco de uma estância dos Alpes suíços, encontramos um lote de personagens à procura da sua própria identidade, interpretadas por veteranos tão talentosos como Michael Caine, Harvey Keitel e Jane Fonda.

“No Coração do Mar”, outra estreia desta semana, evoca a odisseia trágica do navio Essex na caça à baleia, em meados do século XIX. Ron Howard dirige esta superprodução que tem Herman Melville como figura central, investigando uma odisseia que o conduziria à escrita do seu monumental “Moby Dick”.

Na área do DVD, os destaques vêm da Estónia (“Tangerinas”), Mauritânia (“Timbuktu”) e Rússia (“Leviatã”). São três dramas marcados por convulsões sociais, políticas e militares que, além do mais, conseguiram uma mesma proeza em Hollywood: todos foram nomeados para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

* Banda sonora: “Azul” (1993), de Krzysztof Kieslowski

> “Canção para a Unificação da Europa”, Zbigniew Preisner

  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.