sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Chegou o episódio VII de Star Wars

CARTAZ CINEMA

Chegou o episódio VII de Star Wars

Depois de uma longa espera, “Star Wars: O Despertar da Força” já está nas salas de cinema de todo o planeta. João Lopes comenta a actualidade cinematográfica, destacando, na área do DVD, uma caixa com a obra integral de Jacques Tati.

Depois de mais de dois anos de uma produção ultra-secreta, o episódio VII da saga criada por George Lucas, em 1977, já está em exibição. Realizado por J. J. Abrams, uma das personalidades mais poderosas na actual conjuntura de produção de Hollywood, “Star Wars: O Despertar da Força” relança a história da Força e do seu combate contra os exércitos do Mal, através de uma sugestiva conjugação de gerações. Assim, regressam actores emblemáticos como Harrison Ford, Carrie Fisher, etc.; ao mesmo, surge uma nova galeria de intérpretes em que se destacam Oscar Isaac, John Boyega, Daisy Ridley, Lupita Nyong’o e Oscar Isaac.

Nos DVDs, o primeiro destaque vai para “Ilo Ilo”, de Anthony Chen: um retrato dos conflitos no interior de uma família de Singapora, tendo por pano de fundo a crise económica de finais dos anos 90 — valeu a Chen a Câmara de Ouro (melhor primeiro filme) do Festival de Cannes de 2013.

Um dos títulos mais originais e enigmáticos estreados em 2015, “Amor Louco”, também já está disponível em DVD. A cineasta austríaca Jessica Hausner observa, num misto de contundência e pudor, as paixões convulsivas do escritor Heinrich von Kleist.

Entretanto, depois da sua passagem pelas salas, também já estão disponíveis os filmes desse mestre da comédia que foi o francês Jacques Tati (1907-1982): a caixa agora editada integra as suas seis longas-metragens e também todas as curtas que dirigiu ou interpretou.

* Banda sonora: “A Última Tentação de Cristo” (1988), de Martin Scorsese

> “It’s Accomplished”, Peter Gabriel

  • Um retrato devastador do "pior dia do ano"
    2:47
  • Um olhar sobre a tragédia através das redes sociais
    3:22
  • "Estão a gozar com os portugueses, esta abordagem tem de mudar"
    6:45

    Opinião

    José Gomes Ferreira acusa as autoridades e o poder político de continuarem a abordar o problema da origem dos fogos de uma forma que considera errada. Em entrevista, no Primeiro Jornal, o diretor adjunto da SIC, considera que a causa dos fogos "é alguém querer que a floresta arda". José Gomes Ferreira sublinha que não se aprendeu com os erros e que "estão a gozar com os portugueses".

    José Gomes Ferreira

  • "Os portugueses dispensam um chefe de Governo que lhes diz que isto vai acontecer outra vez"
    6:32

    Opinião

    Perante o cenário provocado pelos incêndios, os portugueses querem um chefe de Governo que lhes diga como é que uma tragédia não volta a repetir-se e não, como disse António Costa, que não tem uma fórmula mágica para resolver o problemas dos fogos florestais. A afirmação é de Bernardo Ferrão, da SIC, que questiona ainda a autoridade da ministra da Administração Interna para ir a um centro de operações, uma vez que é contestada por toda a gente.

  • Portugal precisa de "resultados em contra-relógio, após décadas de desordenamento florestal"
    1:18
  • Jornalista que denunciou corrupção do Governo de Malta morre em explosão

    Mundo

    A jornalista Daphne Caruana Galizia, que acusou o Governo de Malta de corrupção, morreu esta segunda-feira, numa explosão de carro. O ataque acontece duas semanas depois de a jornalista maltesa recorrer à polícia, para dizer que estava a receber ameaças de morte. A morte acontece quatro meses após a vitória do Partido Trabalhista de Joseph Muscat, nas eleições antecipadas pelo primeiro-ministro, após as alegações da jornalista, que o ligavam a si e à sua mulher ao escândalo dos Panama Papers. O casal negou as acusações de que teriam usado uma offshore para esconder pagamentos do Governo do Azerbaijão.