sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Chegou o episódio VII de Star Wars

CARTAZ CINEMA

Chegou o episódio VII de Star Wars

Depois de uma longa espera, “Star Wars: O Despertar da Força” já está nas salas de cinema de todo o planeta. João Lopes comenta a actualidade cinematográfica, destacando, na área do DVD, uma caixa com a obra integral de Jacques Tati.

Depois de mais de dois anos de uma produção ultra-secreta, o episódio VII da saga criada por George Lucas, em 1977, já está em exibição. Realizado por J. J. Abrams, uma das personalidades mais poderosas na actual conjuntura de produção de Hollywood, “Star Wars: O Despertar da Força” relança a história da Força e do seu combate contra os exércitos do Mal, através de uma sugestiva conjugação de gerações. Assim, regressam actores emblemáticos como Harrison Ford, Carrie Fisher, etc.; ao mesmo, surge uma nova galeria de intérpretes em que se destacam Oscar Isaac, John Boyega, Daisy Ridley, Lupita Nyong’o e Oscar Isaac.

Nos DVDs, o primeiro destaque vai para “Ilo Ilo”, de Anthony Chen: um retrato dos conflitos no interior de uma família de Singapora, tendo por pano de fundo a crise económica de finais dos anos 90 — valeu a Chen a Câmara de Ouro (melhor primeiro filme) do Festival de Cannes de 2013.

Um dos títulos mais originais e enigmáticos estreados em 2015, “Amor Louco”, também já está disponível em DVD. A cineasta austríaca Jessica Hausner observa, num misto de contundência e pudor, as paixões convulsivas do escritor Heinrich von Kleist.

Entretanto, depois da sua passagem pelas salas, também já estão disponíveis os filmes desse mestre da comédia que foi o francês Jacques Tati (1907-1982): a caixa agora editada integra as suas seis longas-metragens e também todas as curtas que dirigiu ou interpretou.

* Banda sonora: “A Última Tentação de Cristo” (1988), de Martin Scorsese

> “It’s Accomplished”, Peter Gabriel

  • Escritor e filólogo Frederico Lourenço distinguido com o Prémio Pessoa 2016

    Cultura

    O escritor, tradutor, professor universitário Frederico Lourenço foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra, sublinhando que a atividade de Frederico Lourenço tem como "traço singular" ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Explosão no Cairo faz seis mortos

    Mundo

    Seis pessoas morreram hoje numa explosão junto a um posto de controlo da polícia no Cairo, indicaram os meios de comunicação social e responsáveis egípcios.