sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Léa Seydoux: “Bond girl” agora num filme de época

CARTAZ CINEMA

Léa Seydoux: “Bond girl” agora num filme de época

Depois da sua participação em “Spectre”, contracenando com Daniel Craig, a francesa Léa Seydoux protagoniza agora uma nova versão de “Diário de uma Criada de Quarto”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando também a estreia de “A Rapariga Dinamarquesa”, com Eddie Redmayne, de novo na corrida para os Oscars.

Benoît Jacquot adapta o romance de Octave Mirbeau, “Diário de uma Criada de Quarto”, contando com Léa Seydoux como intérprete principal. Através do retrato de uma mulher à deriva num mundo dominado por homens (França, finais do séc. XIX), este é um filme que reafirma a grande tradição romanesca da produção francesa.

Depois do seu Oscar por “A Teoria de Tudo” (2014), Eddie Redmayne volta a surpreender na composição da primeira pessoa transexual que, na década de 1920, foi submetida a uma cirurgia para mudança de sexo: “A Rapariga Dimarquesa”, realizado por Tom Hooper, é, assim, um drama intimista e também o retrato de uma época de muitas convulsões sociais.

Como o seu título sugere, “45 Anos” é um história que envolve as marcas de um longo período de vida, mais exactamente da existência de um casal subitamente abalado por uma notícia que tem a ver com um passado anterior a tudo isso — com assinatura de Andrew Haigh, este é um filme dominado pelas composições de Charlotte Rampling e Tom Courtenay.

“O Legado de Rocky” traz-nos de novo a personagem de Rocky Balboa, agora a treinar um jovem que é filho daquele que foi um dos seus maiores rivais no ringue de boxe, Apollo Creed. Escrito e dirigido por Ryan Coogler, o filme apresenta o jovem Michael B. Jordan no papel do jovem pugilista, com Sylvester Stallone a reassumir a personagem lendária de Rocky Balboa.

Depois da sua passagem pelas salas escuras, os filmes de Roberto Rossellini protagonizados por Ingrid Bergman (todos eles em

magníficas cópias restauradas) são também objecto de uma importante edição em DVD — a caixa agora editada inclui “Stromboli”, “Europa 51”, “Viagem em Itália” e “O Medo”, títulos produzidos no período 1950-54.

* Banda sonora: “Star Wars: O Despertar da Força” (2015), de J. J. Abrams

> “I Can Fly Anything”, John Williams

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.