sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jennifer Lawrence a caminho de um novo Oscar?

CARTAZ CINEMA

Jennifer Lawrence a caminho de um novo Oscar?

A maioria dos analistas de Hollywood garante: a interpretação de Jennifer Lawrence, em “Joy”, vai garantir-lhe, no mínimo, uma nomeação para o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando também as estreias de “99 Casas” e “Foxfire”.

O ponto de partida é a vida de uma jovem que inventa uma revolucionária... esfregona! O novo filme de David O. Russell, “Joy”, consegue conciliar o drama familiar com a parábola social — e tem um elenco de luxo que inclui, entre outros, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro.

A crise financeira de 2008 é tratada por Ramin Bahrani, em “99 Casas”, a partir dos casos dramáticos de famílias sem grandes recursos que vêem as suas casas serem entregues a entidades bancárias — um belo exemplo do cinema social americano, com Michael Shannon, Andrew Garfield e Laura Dern.

Depois de ter ganho o Festival de Cannes, com “A Turma” (2008), o francês Laurent Cantet realizou “Foxfire – Raposas de Fogo”, que agora chega às salas portuguesas. Inspirando-se num romance de Joyce Carol Oates, este é o retrato vibrante de um gang feminino, em plena década de 1950.

Em DVD, já podemos ver ou rever um dos grandes espectáculos lançados em 2015: “O Jovem Prodígio T. S. Spivet”, de Jean-Pierre Jeunet, é a crónica terna e cruel de um jovem inventor que faz uma épica viagem para ser consagrado no Instituto Smithonian, em Washington.

* Banda sonora: “The Hateful Eight” (2015), de Quentin Tarantino

> “Overture”, Ennio Morricone

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.