sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jennifer Lawrence a caminho de um novo Oscar?

CARTAZ CINEMA

Jennifer Lawrence a caminho de um novo Oscar?

A maioria dos analistas de Hollywood garante: a interpretação de Jennifer Lawrence, em “Joy”, vai garantir-lhe, no mínimo, uma nomeação para o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando também as estreias de “99 Casas” e “Foxfire”.

O ponto de partida é a vida de uma jovem que inventa uma revolucionária... esfregona! O novo filme de David O. Russell, “Joy”, consegue conciliar o drama familiar com a parábola social — e tem um elenco de luxo que inclui, entre outros, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro.

A crise financeira de 2008 é tratada por Ramin Bahrani, em “99 Casas”, a partir dos casos dramáticos de famílias sem grandes recursos que vêem as suas casas serem entregues a entidades bancárias — um belo exemplo do cinema social americano, com Michael Shannon, Andrew Garfield e Laura Dern.

Depois de ter ganho o Festival de Cannes, com “A Turma” (2008), o francês Laurent Cantet realizou “Foxfire – Raposas de Fogo”, que agora chega às salas portuguesas. Inspirando-se num romance de Joyce Carol Oates, este é o retrato vibrante de um gang feminino, em plena década de 1950.

Em DVD, já podemos ver ou rever um dos grandes espectáculos lançados em 2015: “O Jovem Prodígio T. S. Spivet”, de Jean-Pierre Jeunet, é a crónica terna e cruel de um jovem inventor que faz uma épica viagem para ser consagrado no Instituto Smithonian, em Washington.

* Banda sonora: “The Hateful Eight” (2015), de Quentin Tarantino

> “Overture”, Ennio Morricone

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.