sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jennifer Lawrence a caminho de um novo Oscar?

CARTAZ CINEMA

Jennifer Lawrence a caminho de um novo Oscar?

A maioria dos analistas de Hollywood garante: a interpretação de Jennifer Lawrence, em “Joy”, vai garantir-lhe, no mínimo, uma nomeação para o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando também as estreias de “99 Casas” e “Foxfire”.

O ponto de partida é a vida de uma jovem que inventa uma revolucionária... esfregona! O novo filme de David O. Russell, “Joy”, consegue conciliar o drama familiar com a parábola social — e tem um elenco de luxo que inclui, entre outros, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro.

A crise financeira de 2008 é tratada por Ramin Bahrani, em “99 Casas”, a partir dos casos dramáticos de famílias sem grandes recursos que vêem as suas casas serem entregues a entidades bancárias — um belo exemplo do cinema social americano, com Michael Shannon, Andrew Garfield e Laura Dern.

Depois de ter ganho o Festival de Cannes, com “A Turma” (2008), o francês Laurent Cantet realizou “Foxfire – Raposas de Fogo”, que agora chega às salas portuguesas. Inspirando-se num romance de Joyce Carol Oates, este é o retrato vibrante de um gang feminino, em plena década de 1950.

Em DVD, já podemos ver ou rever um dos grandes espectáculos lançados em 2015: “O Jovem Prodígio T. S. Spivet”, de Jean-Pierre Jeunet, é a crónica terna e cruel de um jovem inventor que faz uma épica viagem para ser consagrado no Instituto Smithonian, em Washington.

* Banda sonora: “The Hateful Eight” (2015), de Quentin Tarantino

> “Overture”, Ennio Morricone

  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08
  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Cogumelos alucinogénios entre as drogas mais seguras

    Mundo

    Os cogumelos alucinogénios são considerados uma das drogas mais seguras, quando consumidos para fins recreativos. A conclusão é avançada no Global Drug Survey, um estudo anual divulgado esta quarta-feira sobre os hábitos de consumo de drogas de quase 120 mil pessoas em 50 países.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.