sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Jennifer Lawrence a caminho de um novo Oscar?

CARTAZ CINEMA

Jennifer Lawrence a caminho de um novo Oscar?

A maioria dos analistas de Hollywood garante: a interpretação de Jennifer Lawrence, em “Joy”, vai garantir-lhe, no mínimo, uma nomeação para o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando também as estreias de “99 Casas” e “Foxfire”.

O ponto de partida é a vida de uma jovem que inventa uma revolucionária... esfregona! O novo filme de David O. Russell, “Joy”, consegue conciliar o drama familiar com a parábola social — e tem um elenco de luxo que inclui, entre outros, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro.

A crise financeira de 2008 é tratada por Ramin Bahrani, em “99 Casas”, a partir dos casos dramáticos de famílias sem grandes recursos que vêem as suas casas serem entregues a entidades bancárias — um belo exemplo do cinema social americano, com Michael Shannon, Andrew Garfield e Laura Dern.

Depois de ter ganho o Festival de Cannes, com “A Turma” (2008), o francês Laurent Cantet realizou “Foxfire – Raposas de Fogo”, que agora chega às salas portuguesas. Inspirando-se num romance de Joyce Carol Oates, este é o retrato vibrante de um gang feminino, em plena década de 1950.

Em DVD, já podemos ver ou rever um dos grandes espectáculos lançados em 2015: “O Jovem Prodígio T. S. Spivet”, de Jean-Pierre Jeunet, é a crónica terna e cruel de um jovem inventor que faz uma épica viagem para ser consagrado no Instituto Smithonian, em Washington.

* Banda sonora: “The Hateful Eight” (2015), de Quentin Tarantino

> “Overture”, Ennio Morricone

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.