sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Um retrato íntimo do jornalismo

CARTAZ CINEMA

Um retrato íntimo do jornalismo

“O Caso Spotlight” retrata a investigação dos jornalistas de The Boston Globe que levou à revelação de um caso que abalou a sociedade americana. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo dois filmes portugueses: “Quatro”, de João Botelho, e “Jogo de Damas”, de Patrícia Sequeira.

Foi em 2001 que um grupo de jornalistas americanos começou a investigar indícios de abusos sexuais contra crianças, perpetrados por membros da Igreja Católica. Em 2003, o grupo foi distinguido com um Prémio Pulitzer e, agora, Tom McCarthy propõe uma visão íntima dessa investigação, com um elenco que inclui, entre outros, Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel MacAdams — é um dos títulos mais bem colocados na corrida para os Oscars.

João Botelho propõe um retrato do trabalho de quatro artistas portugueses através de uma sugestiva ligação entre as suas obras e os elementos naturais: “Quatro” é um filme que desafia as fronteiras tradicionais entre documentário e ficção.

Patrícia Sequeira acompanha um dia e uma noite de cinco mulheres que tentam superar a tristeza pela perda da sua melhor amiga — uma história de pessoalíssimas emoções, com Fátima Belo, Rita Blanco, Maria João Luís, Ana Nave e Ana Padrão.

“13 Horas”, de Michael Bay, evoca o ataque às instalações diplomáticas dos EUA, em Benghazi, no Líbano, um ano depois dos atentados contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque — baseado no livro de investigação de Mitchel Zuckoff.

No DVD, o destaque vai para um clássico francês que retrata a vida atribulada do pintor Amedeo Modigliani: “O Vagabundo de

Montparnasse” (1958) foi o derradeiro trabalho de Max Ophüls que, no entanto, só seria concluído por Jacques Becker.

* Banda sonora: “Anomalisa” (2015), de Charlie Kaufman e Duke Johnson

> “Lisa in His Room”, Carter Burwell

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.