sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Um retrato íntimo do jornalismo

CARTAZ CINEMA

Um retrato íntimo do jornalismo

“O Caso Spotlight” retrata a investigação dos jornalistas de The Boston Globe que levou à revelação de um caso que abalou a sociedade americana. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo dois filmes portugueses: “Quatro”, de João Botelho, e “Jogo de Damas”, de Patrícia Sequeira.

Foi em 2001 que um grupo de jornalistas americanos começou a investigar indícios de abusos sexuais contra crianças, perpetrados por membros da Igreja Católica. Em 2003, o grupo foi distinguido com um Prémio Pulitzer e, agora, Tom McCarthy propõe uma visão íntima dessa investigação, com um elenco que inclui, entre outros, Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel MacAdams — é um dos títulos mais bem colocados na corrida para os Oscars.

João Botelho propõe um retrato do trabalho de quatro artistas portugueses através de uma sugestiva ligação entre as suas obras e os elementos naturais: “Quatro” é um filme que desafia as fronteiras tradicionais entre documentário e ficção.

Patrícia Sequeira acompanha um dia e uma noite de cinco mulheres que tentam superar a tristeza pela perda da sua melhor amiga — uma história de pessoalíssimas emoções, com Fátima Belo, Rita Blanco, Maria João Luís, Ana Nave e Ana Padrão.

“13 Horas”, de Michael Bay, evoca o ataque às instalações diplomáticas dos EUA, em Benghazi, no Líbano, um ano depois dos atentados contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque — baseado no livro de investigação de Mitchel Zuckoff.

No DVD, o destaque vai para um clássico francês que retrata a vida atribulada do pintor Amedeo Modigliani: “O Vagabundo de

Montparnasse” (1958) foi o derradeiro trabalho de Max Ophüls que, no entanto, só seria concluído por Jacques Becker.

* Banda sonora: “Anomalisa” (2015), de Charlie Kaufman e Duke Johnson

> “Lisa in His Room”, Carter Burwell

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.