sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Cate Blanchett numa secreta história de amor

CARTAZ CINEMA

Cate Blanchett numa secreta história de amor

“Carol”, de Todd Haynes, deu a Cate Blanchett mais uma nomeação para o Oscar de melhor actriz. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também “Os Oito Odiados”, o novo “western” de Quentin Tarantino.

Cate Blanchett e Rooney Mara protagonizam um drama passional na sociedade americana de meados da década de 1950 — uma intensa e secreta história de amor que Todd Haynes dirige a partir de uma adaptação do romance “The Price of Salt”, de Patricia Highsmith.

Depois de “Django Libertado” (2012), Quentin Tarantino volta às paisagens clássicas do “western”, construindo um drama claustrofóbico de muitas tensões e formas de violência. Pela primeira vez, o realizador conta com música original do seu compositor preferido: Ennio Morricone.

“Horas Decisivas”, de Craig Gillespie, é uma produção dos estúdios Disney bem diferente dos seus tradicionais produtos de animação. Trata-se, neste caso, de evocar a história verídica do salvamento de um navio na costa nordeste dos EUA, corria o ano de 1952.

Em época de prémios, temos mais um candidato a um Oscar (melhor documentário) já disponível em DVD: “Amy”, de Asif Kapadia, evoca a carreira e o destino trágico de Amy Winehouse (1983-2011) a partir de uma notável recolha de documentos e testemunhos.

* Banda sonora: “Hitchcock” (2012), de Sacha Gervasi

> “Explosion”, Danny Elfman

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC