sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Uma história da Turquia que chegou aos Oscars

CARTAZ CINEMA

Uma história da Turquia que chegou aos Oscars

“Mustang” é o filme de produção francesa que está nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo a estreia de “Trumbo”, evocando a vida e obra do argumentista Dalton Trumbo.

Embora produzido por entidades francesas, “Mustang”, de Deniz Gamze Ergüven, é um filme profundamente turco, retratando o tratamento repressivo a que são sujeitas cinco raparigas, obrigadas a casar com quem a família determina — um testemunho crítico com profundo apelo emocional.

Dalton Trumbo (1905-1976) foi uma das personalidades de Hollywood marginalizadas durante o período da chamada “caça às bruxas”, nos anos 40/50. “Trumbo” retrata a sua saga de resistência, continuando a escrever argumentos — no papel principal, Bryan Cranston está nomeado para o Oscar de melhor actor.

“O Julgamento – Fronteira de Esperança”, de Stephan Komandarev, é um exemplo raro da produção da Bulgária: uma história dos nossos dias, retratando a passagem de refugiados da Síria por território búlgaro.

Dois filmes ligados a temas da Segunda Guerra Mundial surgiram em DVD: “O Homem Decente” (2014), de Vanessa Lapa, retrata Heinrich Himmler e a sua ascensão ao poder no interior da máquina hitleriana; “Os Malditos” (1947), de René Clément, é um exemplo da produção francesa do pós-guerra, centrado na odisseia de um submarino alemão em fuga.

* Banda sonora: “Niagara” (1953), de Henry Hathaway

> “Kiss”, Marilyn Monroe

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Subimos ao novo miradouro no pilar da Ponte 25 de Abril
    2:06
  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • 60 sobreviventes resgatados dos escombros no México
    1:21