sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Uma história da Turquia que chegou aos Oscars

CARTAZ CINEMA

Uma história da Turquia que chegou aos Oscars

“Mustang” é o filme de produção francesa que está nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo a estreia de “Trumbo”, evocando a vida e obra do argumentista Dalton Trumbo.

Embora produzido por entidades francesas, “Mustang”, de Deniz Gamze Ergüven, é um filme profundamente turco, retratando o tratamento repressivo a que são sujeitas cinco raparigas, obrigadas a casar com quem a família determina — um testemunho crítico com profundo apelo emocional.

Dalton Trumbo (1905-1976) foi uma das personalidades de Hollywood marginalizadas durante o período da chamada “caça às bruxas”, nos anos 40/50. “Trumbo” retrata a sua saga de resistência, continuando a escrever argumentos — no papel principal, Bryan Cranston está nomeado para o Oscar de melhor actor.

“O Julgamento – Fronteira de Esperança”, de Stephan Komandarev, é um exemplo raro da produção da Bulgária: uma história dos nossos dias, retratando a passagem de refugiados da Síria por território búlgaro.

Dois filmes ligados a temas da Segunda Guerra Mundial surgiram em DVD: “O Homem Decente” (2014), de Vanessa Lapa, retrata Heinrich Himmler e a sua ascensão ao poder no interior da máquina hitleriana; “Os Malditos” (1947), de René Clément, é um exemplo da produção francesa do pós-guerra, centrado na odisseia de um submarino alemão em fuga.

* Banda sonora: “Niagara” (1953), de Henry Hathaway

> “Kiss”, Marilyn Monroe

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.