sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Uma história da Turquia que chegou aos Oscars

CARTAZ CINEMA

Uma história da Turquia que chegou aos Oscars

“Mustang” é o filme de produção francesa que está nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo a estreia de “Trumbo”, evocando a vida e obra do argumentista Dalton Trumbo.

Embora produzido por entidades francesas, “Mustang”, de Deniz Gamze Ergüven, é um filme profundamente turco, retratando o tratamento repressivo a que são sujeitas cinco raparigas, obrigadas a casar com quem a família determina — um testemunho crítico com profundo apelo emocional.

Dalton Trumbo (1905-1976) foi uma das personalidades de Hollywood marginalizadas durante o período da chamada “caça às bruxas”, nos anos 40/50. “Trumbo” retrata a sua saga de resistência, continuando a escrever argumentos — no papel principal, Bryan Cranston está nomeado para o Oscar de melhor actor.

“O Julgamento – Fronteira de Esperança”, de Stephan Komandarev, é um exemplo raro da produção da Bulgária: uma história dos nossos dias, retratando a passagem de refugiados da Síria por território búlgaro.

Dois filmes ligados a temas da Segunda Guerra Mundial surgiram em DVD: “O Homem Decente” (2014), de Vanessa Lapa, retrata Heinrich Himmler e a sua ascensão ao poder no interior da máquina hitleriana; “Os Malditos” (1947), de René Clément, é um exemplo da produção francesa do pós-guerra, centrado na odisseia de um submarino alemão em fuga.

* Banda sonora: “Niagara” (1953), de Henry Hathaway

> “Kiss”, Marilyn Monroe

  • PS acusa PSD e CDS de falta de agenda política
    1:01

    Caso CGD

    O PS considera o anúncio desta nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos um ataque doentio de PSD e CDS ao ministro das Finanças, que visa apenas desviar as atenções dos bons resultados da economia portuguesa. O deputado socialista João Paulo Correia diz que falta agenda política aos partidos de direita.

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.