sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Filme húngaro recorda Holocausto

Cartaz Cinema

Filme húngaro recorda Holocausto

“Filho de Saul”, de László Nemes, recorda o Holocausto através da encenação do inferno de um campo de concentração. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo a estreia de “Salve, César!”, comédia dos irmãos Coen sobre os bastidores de Hollywood.

Distinguido com o Grande Prémio de Cannes e principal candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro, “Filho de Saul” é uma produção húngara que encena o dia a dia da máquina de extermínio nazi, em Auschwitz-Birkenau — um grande acontecimento cinematográfico empenhado em preservar a memória do Holocausto.

Ethan e Joel Coen voltam a interessar-se pelos bastidores de Hollywood, desta vez retratando, em irresistível tom de comédia, os bastidores dos grandes estúdios no começo da década de 50: “Salve, César!” tem um elenco de luxo que inclui os nomes de George Clooney, Scarlett Johansson e Channing Tatum.

Com “Zootrópolis”, de Byron Howard e Rich Moore, os estúdios Disney voltam a propor uma fábula de desenhos animados com animais — desta vez, tudo se passa numa cidade utópica onde todos os habitantes, incluindo os predadores, vivem em harmonia...

No DVD, já podemos descobrir ou redescobrir o filme com que o americano Abel Ferrara evocou o mestre italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975): “Pasolini” é o retrato do mundo interior do artista visto a partir do derradeiro dia da sua vida.

* Banda sonora: “The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros” (2014), de George Clooney

> “Opening Titles”, Alexandre Desplat

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.