sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Christian Bale no labirinto de Hollywood

cartaz cinema

Christian Bale no labirinto de Hollywood

“Cavaleiro de Copas” é uma fascinante aventura existencial, centrada na personagem de um argumentista que procura refazer o seu trabalho do labirinto de Hollywood. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo uma nova proposta do cinema português, “Gelo”, com assinatura de Luís e Gonçalo Galvão Teles.

Em momento de balanço dos Oscars, surge o filme “A Força da Verdade”, com Will Smith, um dos títulos que ficou fora da corrida — o seu tema central, muito polémico nos EUA, é o modo como a prática do futebol (americano) tem gerado graves lesões cerebrais em muitos dos seus atletas.

O cinema americano, através dos bastidores de Hollywood, está em cena em “Cavaleiro de Copas”, com Christian Bale a interpretar um argumentista compelido a reflectir sobre os prós e contras da sua trajectória profissional. Com assinatura de Terrence Malick, este é um filme que prolonga as experiências dos seus títulos anteriores, “A Árvore da Vida” (2011) e “A Essência do Amor” (2012).

“Meu Rei”, de Maïwenn, retrata as atribulações de uma mulher atingida por uma perturbante crise psicológica. A interpretação de Emmanuelle Bercot valeu-lhe, em Cannes/2015, o prémio de melhor interpretação feminina (ex-aequo com Rooney Mara, em “Carol”).

O cinema português continua a propor experiências originais. Com “Gelo”, Luís e Gonçalo Galvão Teles (duas gerações, pai e filho, envolvidas na realização), encenam uma história romântica que se vai transformando numa aventura com componentes de ficção científica — Ivana Baquero, Afonso Pimentel e Albano Jerónimo lideram o elenco.

* Banda sonora: “Aconteceu no Oeste” (1968), de Sergio Leone

> “L’Uomo dell’ Armonica”, Ennio Morricone

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espirito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espirito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo e 1/4 acredita que SIDA transmite-se pelos talheres
    1:42
  • Dissonâncias entre EUA e Europa "podem ser ultrapassadas"
    1:04

    Mundo

    O ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece que há sinais manifestos de dissonância na política externa da Europa e dos Estados Unidos da América. No dia em que Donald Trump completa um ano na Casa Branca, Augusto Santos Silva diz que acredita, no entanto, que essas divergências podem ser ultrapassadas.

  • Há mais um suspeito do massacre de Las Vegas 
    0:27

    Mundo

    Em outubro passado, Stephen Paddock abriu fogo sobre os espetadores de um concerto de música country, em Las Vegas, matando 58 pessoas e ferindo quase 500, no mais sangrento tiroteio da história norte-americana recente. A novidade é que a polícia federal dos EUA abriu uma investigação sobre um segundo suspeito no tiroteio. A Polícia Metropolitana disse que não há ainda um motivo para o tiroteio mas aponta como uma das possíveis razões o facto de Stephen Paddock ter perdido uma grande quantia de dinheiro. Os investigadores descobriram ainda que o atirador possuía pornografia infantil no seu computador.