sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Christian Bale no labirinto de Hollywood

cartaz cinema

Christian Bale no labirinto de Hollywood

“Cavaleiro de Copas” é uma fascinante aventura existencial, centrada na personagem de um argumentista que procura refazer o seu trabalho do labirinto de Hollywood. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo uma nova proposta do cinema português, “Gelo”, com assinatura de Luís e Gonçalo Galvão Teles.

Em momento de balanço dos Oscars, surge o filme “A Força da Verdade”, com Will Smith, um dos títulos que ficou fora da corrida — o seu tema central, muito polémico nos EUA, é o modo como a prática do futebol (americano) tem gerado graves lesões cerebrais em muitos dos seus atletas.

O cinema americano, através dos bastidores de Hollywood, está em cena em “Cavaleiro de Copas”, com Christian Bale a interpretar um argumentista compelido a reflectir sobre os prós e contras da sua trajectória profissional. Com assinatura de Terrence Malick, este é um filme que prolonga as experiências dos seus títulos anteriores, “A Árvore da Vida” (2011) e “A Essência do Amor” (2012).

“Meu Rei”, de Maïwenn, retrata as atribulações de uma mulher atingida por uma perturbante crise psicológica. A interpretação de Emmanuelle Bercot valeu-lhe, em Cannes/2015, o prémio de melhor interpretação feminina (ex-aequo com Rooney Mara, em “Carol”).

O cinema português continua a propor experiências originais. Com “Gelo”, Luís e Gonçalo Galvão Teles (duas gerações, pai e filho, envolvidas na realização), encenam uma história romântica que se vai transformando numa aventura com componentes de ficção científica — Ivana Baquero, Afonso Pimentel e Albano Jerónimo lideram o elenco.

* Banda sonora: “Aconteceu no Oeste” (1968), de Sergio Leone

> “L’Uomo dell’ Armonica”, Ennio Morricone

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".