sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Um conto de artes marciais no feminino

Cartaz cinema

Um conto de artes marciais no feminino

"A Assassina" evoca os tempos atribulados da Dinastia Tang, na China do séc. VIII, centrando-se na saga de uma jovem perita em artes marciais. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a estreia do primeiro filme de Natalie Portman como realizadora.

Hou Hsiao-Hsien, um dos veteranos do cinema chinês, filma as aventuras de uma mulher treinada para exterminar os inimigos da Dinastia Tang: com Shu Qi no papel principal, “A Assassina” é um espectáculo deslumbrante e enigmático que, em Cannes, valeu a Hou Hsiao-Hsien o prémio de realização.

A partir da autobiografia de Amos Oz, Natalie Portman assina a sua primeira longa-metragem como realizadora: “Uma História de Amor e Trevas” evoca os tempos de formação do Estado de Israel, num registo dramático em que se destacam as relações do protagonista com a mãe (interpretada por Portman).

“Posto Avançado do Progresso”, com assinatura de Hugo Vieira da Silva, é uma nova proposta do cinema português, centrando-se no dia a dia assombrado de dois colonizadores portugueses, em África, em finais do séc. XIX — Nuno Lopes e Ivo Alexandre são os actores principais.

Na área do DVD, assinala-se o lançamento de “O Grande Museu”, de Johannes Holzhausen — um documentário sobre os bastidores de um museu de Viena, numa altura em que são promovidos importantes melhoramentos nas suas principais galerias.

- Banda sonora: “Jogo de Lágrimas” (1992), de Neil Jordan - “The Crying Game”, Boy George

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.