sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Um conto de artes marciais no feminino

Cartaz cinema

Um conto de artes marciais no feminino

"A Assassina" evoca os tempos atribulados da Dinastia Tang, na China do séc. VIII, centrando-se na saga de uma jovem perita em artes marciais. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a estreia do primeiro filme de Natalie Portman como realizadora.

Hou Hsiao-Hsien, um dos veteranos do cinema chinês, filma as aventuras de uma mulher treinada para exterminar os inimigos da Dinastia Tang: com Shu Qi no papel principal, “A Assassina” é um espectáculo deslumbrante e enigmático que, em Cannes, valeu a Hou Hsiao-Hsien o prémio de realização.

A partir da autobiografia de Amos Oz, Natalie Portman assina a sua primeira longa-metragem como realizadora: “Uma História de Amor e Trevas” evoca os tempos de formação do Estado de Israel, num registo dramático em que se destacam as relações do protagonista com a mãe (interpretada por Portman).

“Posto Avançado do Progresso”, com assinatura de Hugo Vieira da Silva, é uma nova proposta do cinema português, centrando-se no dia a dia assombrado de dois colonizadores portugueses, em África, em finais do séc. XIX — Nuno Lopes e Ivo Alexandre são os actores principais.

Na área do DVD, assinala-se o lançamento de “O Grande Museu”, de Johannes Holzhausen — um documentário sobre os bastidores de um museu de Viena, numa altura em que são promovidos importantes melhoramentos nas suas principais galerias.

- Banda sonora: “Jogo de Lágrimas” (1992), de Neil Jordan - “The Crying Game”, Boy George

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.