sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Evocando a saga jornalística de Dan Rather

Cartaz Cultural

Evocando a saga jornalística de Dan Rather

Robert Redford interpreta o jornalista Dan Rather no filme “Truth/Verdade”, sobre um momento dramático do programa “60 Minutes”, da CBS. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda a estreia de “O Abraço da Serpente”, a produção colombiana que foi nomeada para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

“Verdade”, de James Vanderbilt, evoca a conjuntura em que, em 2004, o programa “60 Minutes”, de Dan Rather, divulgou documentos sobre as alegadas manobras que, nos anos 70, tinham permitido ao Presidente Bush evitar a mobilização para o Vietname — um drama vibrante sobre os prós e contras do jornalismo.

Com “O Abraço da Serpente”, o colombiano Ciro Guerra evoca a convivência de um “shaman” da Amazónia com dois exploradores, um da Alemanha, outro dos EUA — uma epopeia invulgar que nos faz revisitar uma paisagem misteriosa e deslumbrante.

Luca Guadagnino refaz o filme francês “A Piscina” (1969), agora em paisagens de uma pequena ilha italiana — um melodrama erótico centrado em quatro personagens interpretadas por Tilda Swinton, Ralph Fiennes, Dakota Johnson e Matthias Schoenaerts.

“A Lição”, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, vem da Bulgária e encena uma situação social e moralmente perturbante — uma professora descobre que foi roubada por um dos seus alunos...

O produtor americano J. J. Abrams volta a estar na origem de um filme apostado em relançar as regras do suspense e do terror: “10 Cloverfield Lane” é o título de estreia na realização de Dan Trachtenberg.

* Banda sonora: “Billy Bathgate” (1991), de Robert Benton

> “Bye Bye Blackbird”, Rachel York

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.