sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Evocando a saga jornalística de Dan Rather

Cartaz Cultural

Evocando a saga jornalística de Dan Rather

Robert Redford interpreta o jornalista Dan Rather no filme “Truth/Verdade”, sobre um momento dramático do programa “60 Minutes”, da CBS. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda a estreia de “O Abraço da Serpente”, a produção colombiana que foi nomeada para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

“Verdade”, de James Vanderbilt, evoca a conjuntura em que, em 2004, o programa “60 Minutes”, de Dan Rather, divulgou documentos sobre as alegadas manobras que, nos anos 70, tinham permitido ao Presidente Bush evitar a mobilização para o Vietname — um drama vibrante sobre os prós e contras do jornalismo.

Com “O Abraço da Serpente”, o colombiano Ciro Guerra evoca a convivência de um “shaman” da Amazónia com dois exploradores, um da Alemanha, outro dos EUA — uma epopeia invulgar que nos faz revisitar uma paisagem misteriosa e deslumbrante.

Luca Guadagnino refaz o filme francês “A Piscina” (1969), agora em paisagens de uma pequena ilha italiana — um melodrama erótico centrado em quatro personagens interpretadas por Tilda Swinton, Ralph Fiennes, Dakota Johnson e Matthias Schoenaerts.

“A Lição”, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, vem da Bulgária e encena uma situação social e moralmente perturbante — uma professora descobre que foi roubada por um dos seus alunos...

O produtor americano J. J. Abrams volta a estar na origem de um filme apostado em relançar as regras do suspense e do terror: “10 Cloverfield Lane” é o título de estreia na realização de Dan Trachtenberg.

* Banda sonora: “Billy Bathgate” (1991), de Robert Benton

> “Bye Bye Blackbird”, Rachel York

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.