sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Evocando a saga jornalística de Dan Rather

Cartaz Cultural

Evocando a saga jornalística de Dan Rather

Robert Redford interpreta o jornalista Dan Rather no filme “Truth/Verdade”, sobre um momento dramático do programa “60 Minutes”, da CBS. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda a estreia de “O Abraço da Serpente”, a produção colombiana que foi nomeada para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

“Verdade”, de James Vanderbilt, evoca a conjuntura em que, em 2004, o programa “60 Minutes”, de Dan Rather, divulgou documentos sobre as alegadas manobras que, nos anos 70, tinham permitido ao Presidente Bush evitar a mobilização para o Vietname — um drama vibrante sobre os prós e contras do jornalismo.

Com “O Abraço da Serpente”, o colombiano Ciro Guerra evoca a convivência de um “shaman” da Amazónia com dois exploradores, um da Alemanha, outro dos EUA — uma epopeia invulgar que nos faz revisitar uma paisagem misteriosa e deslumbrante.

Luca Guadagnino refaz o filme francês “A Piscina” (1969), agora em paisagens de uma pequena ilha italiana — um melodrama erótico centrado em quatro personagens interpretadas por Tilda Swinton, Ralph Fiennes, Dakota Johnson e Matthias Schoenaerts.

“A Lição”, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, vem da Bulgária e encena uma situação social e moralmente perturbante — uma professora descobre que foi roubada por um dos seus alunos...

O produtor americano J. J. Abrams volta a estar na origem de um filme apostado em relançar as regras do suspense e do terror: “10 Cloverfield Lane” é o título de estreia na realização de Dan Trachtenberg.

* Banda sonora: “Billy Bathgate” (1991), de Robert Benton

> “Bye Bye Blackbird”, Rachel York

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.