sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Reencontro com os clássicos do cinema russo

CARTAZ CINEMA

Reencontro com os clássicos do cinema russo

“O Homem da Câmara de Filmar” (1929), de Dziga Vertov, é um dos grandes clássicos do cinema russo a integrar um ciclo agendado, para já, para Lisboa e Porto. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “Truman”, o filme que venceu os prémios Goya do cinema espanhol.

Das experiências documentais de “O Homem da Câmara de Filmar” à grandiosidade espectacular de “Guerra e Paz” (1966), de Sergei Bondarchuk, o cinema russo — desde o período mudo até aos anos que antecederam a Perestroika — é tema de um ciclo de 19 títulos. Sergei Eisenstein, Aleksandr Dovzhenko, Marlen Khutsiev, Elem Klimov e Nikita Mikhalkov são alguns dos autores representados.

“Suburra”, de Stefano Sollima, emerge como uma das principais revelações da mais recente produção italiana: uma crónica dramática de uma teia de golpes que envolve as famílias organizadas do crime e alguns protagonistas da cena política.

Consagrado com cinco prémios Goya, incluindo o de melhor filme espanhol de 2015, “Truman”, de Cesc Gay, é a história tocante de um homem que, sabendo que sofre de uma doença terminal, tenta garantir que o seu cão não seja abandonado. Com excelentes interpretações de Ricardo Darín e Javier Cámara.

William Shakespeare volta a ser pretexto para uma grande produção: o australiano Justin Kurzel dirige uma nova versão de “Macbeth”, com Michael Fassbender e Marion Cotillard nos papéis principais.

Também com Michael Fassbender é o destaque da semana no espaço do DVD: “Steve Jobs”, de Danny Boyle, apresenta uma visão intensa da vida e obra do lendário mago da Apple.

* Banda sonora: “Glengarry Glen Ross” (1992), de James Foley

> “Blue Skies”, Dr. John

  • Funcionários públicos hoje em greve
    1:37

    Economia

    Os funcionários públicos estão hoje em greve. A paralisação pode fechar algumas escolas, centros de saúde e outros serviços públicos. O fim da precariedade e o reforço de pessoal são duas das reivindicações do protesto.

  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12

    Quadratura do Círculo

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • Nove distritos sob aviso amarelo devido à chuva

    País

    Nove distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e rajadas fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Guarda, Viana do Castelo, Castelo Branco, Coimbra e Braga são os distritos sob aviso o amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.