sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Reencontro com os clássicos do cinema russo

CARTAZ CINEMA

Reencontro com os clássicos do cinema russo

“O Homem da Câmara de Filmar” (1929), de Dziga Vertov, é um dos grandes clássicos do cinema russo a integrar um ciclo agendado, para já, para Lisboa e Porto. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “Truman”, o filme que venceu os prémios Goya do cinema espanhol.

Das experiências documentais de “O Homem da Câmara de Filmar” à grandiosidade espectacular de “Guerra e Paz” (1966), de Sergei Bondarchuk, o cinema russo — desde o período mudo até aos anos que antecederam a Perestroika — é tema de um ciclo de 19 títulos. Sergei Eisenstein, Aleksandr Dovzhenko, Marlen Khutsiev, Elem Klimov e Nikita Mikhalkov são alguns dos autores representados.

“Suburra”, de Stefano Sollima, emerge como uma das principais revelações da mais recente produção italiana: uma crónica dramática de uma teia de golpes que envolve as famílias organizadas do crime e alguns protagonistas da cena política.

Consagrado com cinco prémios Goya, incluindo o de melhor filme espanhol de 2015, “Truman”, de Cesc Gay, é a história tocante de um homem que, sabendo que sofre de uma doença terminal, tenta garantir que o seu cão não seja abandonado. Com excelentes interpretações de Ricardo Darín e Javier Cámara.

William Shakespeare volta a ser pretexto para uma grande produção: o australiano Justin Kurzel dirige uma nova versão de “Macbeth”, com Michael Fassbender e Marion Cotillard nos papéis principais.

Também com Michael Fassbender é o destaque da semana no espaço do DVD: “Steve Jobs”, de Danny Boyle, apresenta uma visão intensa da vida e obra do lendário mago da Apple.

* Banda sonora: “Glengarry Glen Ross” (1992), de James Foley

> “Blue Skies”, Dr. John

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC