sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Reencontro com os clássicos do cinema russo

CARTAZ CINEMA

Reencontro com os clássicos do cinema russo

“O Homem da Câmara de Filmar” (1929), de Dziga Vertov, é um dos grandes clássicos do cinema russo a integrar um ciclo agendado, para já, para Lisboa e Porto. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “Truman”, o filme que venceu os prémios Goya do cinema espanhol.

Das experiências documentais de “O Homem da Câmara de Filmar” à grandiosidade espectacular de “Guerra e Paz” (1966), de Sergei Bondarchuk, o cinema russo — desde o período mudo até aos anos que antecederam a Perestroika — é tema de um ciclo de 19 títulos. Sergei Eisenstein, Aleksandr Dovzhenko, Marlen Khutsiev, Elem Klimov e Nikita Mikhalkov são alguns dos autores representados.

“Suburra”, de Stefano Sollima, emerge como uma das principais revelações da mais recente produção italiana: uma crónica dramática de uma teia de golpes que envolve as famílias organizadas do crime e alguns protagonistas da cena política.

Consagrado com cinco prémios Goya, incluindo o de melhor filme espanhol de 2015, “Truman”, de Cesc Gay, é a história tocante de um homem que, sabendo que sofre de uma doença terminal, tenta garantir que o seu cão não seja abandonado. Com excelentes interpretações de Ricardo Darín e Javier Cámara.

William Shakespeare volta a ser pretexto para uma grande produção: o australiano Justin Kurzel dirige uma nova versão de “Macbeth”, com Michael Fassbender e Marion Cotillard nos papéis principais.

Também com Michael Fassbender é o destaque da semana no espaço do DVD: “Steve Jobs”, de Danny Boyle, apresenta uma visão intensa da vida e obra do lendário mago da Apple.

* Banda sonora: “Glengarry Glen Ross” (1992), de James Foley

> “Blue Skies”, Dr. John

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.