sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Reencontro com os clássicos do cinema russo

CARTAZ CINEMA

Reencontro com os clássicos do cinema russo

“O Homem da Câmara de Filmar” (1929), de Dziga Vertov, é um dos grandes clássicos do cinema russo a integrar um ciclo agendado, para já, para Lisboa e Porto. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “Truman”, o filme que venceu os prémios Goya do cinema espanhol.

Das experiências documentais de “O Homem da Câmara de Filmar” à grandiosidade espectacular de “Guerra e Paz” (1966), de Sergei Bondarchuk, o cinema russo — desde o período mudo até aos anos que antecederam a Perestroika — é tema de um ciclo de 19 títulos. Sergei Eisenstein, Aleksandr Dovzhenko, Marlen Khutsiev, Elem Klimov e Nikita Mikhalkov são alguns dos autores representados.

“Suburra”, de Stefano Sollima, emerge como uma das principais revelações da mais recente produção italiana: uma crónica dramática de uma teia de golpes que envolve as famílias organizadas do crime e alguns protagonistas da cena política.

Consagrado com cinco prémios Goya, incluindo o de melhor filme espanhol de 2015, “Truman”, de Cesc Gay, é a história tocante de um homem que, sabendo que sofre de uma doença terminal, tenta garantir que o seu cão não seja abandonado. Com excelentes interpretações de Ricardo Darín e Javier Cámara.

William Shakespeare volta a ser pretexto para uma grande produção: o australiano Justin Kurzel dirige uma nova versão de “Macbeth”, com Michael Fassbender e Marion Cotillard nos papéis principais.

Também com Michael Fassbender é o destaque da semana no espaço do DVD: “Steve Jobs”, de Danny Boyle, apresenta uma visão intensa da vida e obra do lendário mago da Apple.

* Banda sonora: “Glengarry Glen Ross” (1992), de James Foley

> “Blue Skies”, Dr. John

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.