sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Redescobrindo o génio de Eisenstein

CARTAZ CINEMA

Redescobrindo o génio de Eisenstein

Sergei Eisenstein (1898-1948) é um dos autores em destaque no Ciclo do Grande Cinema Russo, a decorrer em salas de Lisboa e Porto. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo “A Lei do Mercado”, que valeu a Vincent Lindon o prémio de melhor actor no Festival de Cannes de 2015.

Podemos ver ou rever o génio criativo de Sergei Eisenstein através de “Alexandre Nevsky” (1938) e “Ivan, o Terrível” (1945), a passar em cópias restauradas no Ciclo do Grande Cinema Russo. O evento inclui ainda outros clássicos como Dziga Vertov e Boris Barnet, a par de Sergei Bondarchuk, Larisa Chepitko e Nikita Mikhalkov.

Vincent Lindon interpreta um vigilante de um hiper-mercado no filme francês “A Lei do Mercado”, de Stéphane Brizé — um retrato íntimo de uma situação laboral de crise que, além do mais, confirma a importância estética e temática do realismo na actual produção europeia.

“Cemitério do Esplendor” é mais um exemplo da singularidade da obra do tailandês Apichatpong Weerasethakul (apresentado na selecção oficial de Cannes/2015). Em cena está o dia a dia de um hospital que acolhe militares feridos, num registo em que a vida comum vai sendo assombrada pelos fantasmas do mundo espiritual.

Richard Linklater, o cineasta de “Boyhood” (2014), continua apostado em retratar as peculiaridades das gerações mais jovens. Agora, em “Todos Querem o Mesmo”, faz a crónica bem disposta de um grupo de adolescentes à beira de entrar na vida universitária. Como complemento, é exibido “Balada de um Batráquio”, o filme com que Leonor Teles arrebatou o Urso de Ouro de melhor curta-metragem, no passado mês de Fevereiro, no Festival de Berlim.

* Banda sonora: “American Psycho” (2000), de Mary Harron

> “Something in the Air”, David Bowie

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".

  • "As regras europeias de bem estar animal são dogmas", diz diretor-geral de Veterinária
    1:32

    País

    O diretor-geral de Alimentação e Veterinária considera que as regras de bem estar animal que existem na União Europeia (UE) "parecem configurar uma transfiguração antropomórfica dos animais". Em declarações à SIC, a propósito da exportação de animais vivos para países terceiros, que têm outras regras de abate, Fernando Bernardo defendeu ainda que o método usado em Israel provoca uma insensibilização mais rápida do que o praticada na UE.

  • PAN questiona Governo sobre aposta na exportação de animais vivos para o Médio Oriente
    1:56

    País

    O partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que à luz do Regulamento nº. 1/2005 do Conselho Europeu, os estados-membros da União Europeia (UE) devem evitar transportar animais vivos em viagens de longo curso. O deputado André Silva considera, por isso, que "o Estado português está a incumprir o regulamento" ao fomentar estas viagens, numa clara aposta económica em torno da exportação de animais vivos para Israel e outros destinos fora da UE. Para o deputado do PAN, é muito difícil ou "mesmo impossível assegurar o bem estar dos animais" em viagens de vários dias.

  • Trump pensou que presidência "seria mais fácil"

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes, em entrevistas a propósito dos primeiros 100 dias em funções.