sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Palma de Ouro de Cannes/2015 chega às salas

CARTAZ CINEMA

Palma de Ouro de Cannes/2015 chega às salas

Em simultâneo com o arranque do Festival de Cannes, chega às salas portuguesas “Dheepan – Refúgio”, o filme de Jacques Audiard distinguido o ano passado com a Palma de Ouro.João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de “Listen to Me Marlon”, um documentário inédito sobre Marlon Brando.

“Dheepan – Refúgio” aborda a situação dramática de um grupo de refugiados do Sri Lanka — um filme actualíssimo de Jacques Audiard que, o ano passado, arrebatou a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Foi a consagração de um cineasta do panorama francês que sempre se distinguiu por um olhar realista, ao mesmo tempo muito crítico e carregado de emoções.

Também de Cannes/2015 é o filme “Ensurdecedor”, uma realização do dinamarquês Joachim Trier, com Isabelle Huppert no papel central — em cena o drama de uma fotográfa de guerra que vê os laços familiares a desmoronar-se.

No DVD, a grande novidade — e tanto mais quanto se trata de uma produção inédita — chama-se “Listen to Me Marlon”, uma realização de Stevan Riley que evoca a vida e os filmes de Marlon Brando. A sua originalidade resulta do facto de ter como ponto de partida uma série de gravações, feitas pelo próprio Brando, das mais diversas situações: conversas com amigos, entrevistas, sessões de psicoterapia... O resultado pode definir-se como uma espécie de autobiografia em que ficamos a conhecer Brando a partir de uma visão muito severa e desencantada do seu próprio trajecto pessoal.

* Banda sonora: “Girl 6” (1996), de Spike Lee

> “How Come You Don’t Call Me Anymore”, Prince

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC