sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Palma de Ouro de Cannes/2015 chega às salas

CARTAZ CINEMA

Palma de Ouro de Cannes/2015 chega às salas

Em simultâneo com o arranque do Festival de Cannes, chega às salas portuguesas “Dheepan – Refúgio”, o filme de Jacques Audiard distinguido o ano passado com a Palma de Ouro.João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de “Listen to Me Marlon”, um documentário inédito sobre Marlon Brando.

“Dheepan – Refúgio” aborda a situação dramática de um grupo de refugiados do Sri Lanka — um filme actualíssimo de Jacques Audiard que, o ano passado, arrebatou a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Foi a consagração de um cineasta do panorama francês que sempre se distinguiu por um olhar realista, ao mesmo tempo muito crítico e carregado de emoções.

Também de Cannes/2015 é o filme “Ensurdecedor”, uma realização do dinamarquês Joachim Trier, com Isabelle Huppert no papel central — em cena o drama de uma fotográfa de guerra que vê os laços familiares a desmoronar-se.

No DVD, a grande novidade — e tanto mais quanto se trata de uma produção inédita — chama-se “Listen to Me Marlon”, uma realização de Stevan Riley que evoca a vida e os filmes de Marlon Brando. A sua originalidade resulta do facto de ter como ponto de partida uma série de gravações, feitas pelo próprio Brando, das mais diversas situações: conversas com amigos, entrevistas, sessões de psicoterapia... O resultado pode definir-se como uma espécie de autobiografia em que ficamos a conhecer Brando a partir de uma visão muito severa e desencantada do seu próprio trajecto pessoal.

* Banda sonora: “Girl 6” (1996), de Spike Lee

> “How Come You Don’t Call Me Anymore”, Prince

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.

  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57