sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Palma de Ouro de Cannes/2015 chega às salas

CARTAZ CINEMA

Palma de Ouro de Cannes/2015 chega às salas

Em simultâneo com o arranque do Festival de Cannes, chega às salas portuguesas “Dheepan – Refúgio”, o filme de Jacques Audiard distinguido o ano passado com a Palma de Ouro.João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de “Listen to Me Marlon”, um documentário inédito sobre Marlon Brando.

“Dheepan – Refúgio” aborda a situação dramática de um grupo de refugiados do Sri Lanka — um filme actualíssimo de Jacques Audiard que, o ano passado, arrebatou a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Foi a consagração de um cineasta do panorama francês que sempre se distinguiu por um olhar realista, ao mesmo tempo muito crítico e carregado de emoções.

Também de Cannes/2015 é o filme “Ensurdecedor”, uma realização do dinamarquês Joachim Trier, com Isabelle Huppert no papel central — em cena o drama de uma fotográfa de guerra que vê os laços familiares a desmoronar-se.

No DVD, a grande novidade — e tanto mais quanto se trata de uma produção inédita — chama-se “Listen to Me Marlon”, uma realização de Stevan Riley que evoca a vida e os filmes de Marlon Brando. A sua originalidade resulta do facto de ter como ponto de partida uma série de gravações, feitas pelo próprio Brando, das mais diversas situações: conversas com amigos, entrevistas, sessões de psicoterapia... O resultado pode definir-se como uma espécie de autobiografia em que ficamos a conhecer Brando a partir de uma visão muito severa e desencantada do seu próprio trajecto pessoal.

* Banda sonora: “Girl 6” (1996), de Spike Lee

> “How Come You Don’t Call Me Anymore”, Prince

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19