sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Palma de Ouro de Cannes/2015 chega às salas

CARTAZ CINEMA

Palma de Ouro de Cannes/2015 chega às salas

Em simultâneo com o arranque do Festival de Cannes, chega às salas portuguesas “Dheepan – Refúgio”, o filme de Jacques Audiard distinguido o ano passado com a Palma de Ouro.João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo o lançamento em DVD de “Listen to Me Marlon”, um documentário inédito sobre Marlon Brando.

“Dheepan – Refúgio” aborda a situação dramática de um grupo de refugiados do Sri Lanka — um filme actualíssimo de Jacques Audiard que, o ano passado, arrebatou a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Foi a consagração de um cineasta do panorama francês que sempre se distinguiu por um olhar realista, ao mesmo tempo muito crítico e carregado de emoções.

Também de Cannes/2015 é o filme “Ensurdecedor”, uma realização do dinamarquês Joachim Trier, com Isabelle Huppert no papel central — em cena o drama de uma fotográfa de guerra que vê os laços familiares a desmoronar-se.

No DVD, a grande novidade — e tanto mais quanto se trata de uma produção inédita — chama-se “Listen to Me Marlon”, uma realização de Stevan Riley que evoca a vida e os filmes de Marlon Brando. A sua originalidade resulta do facto de ter como ponto de partida uma série de gravações, feitas pelo próprio Brando, das mais diversas situações: conversas com amigos, entrevistas, sessões de psicoterapia... O resultado pode definir-se como uma espécie de autobiografia em que ficamos a conhecer Brando a partir de uma visão muito severa e desencantada do seu próprio trajecto pessoal.

* Banda sonora: “Girl 6” (1996), de Spike Lee

> “How Come You Don’t Call Me Anymore”, Prince

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.