sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Isabelle Huppert protagoniza drama familiar

CARTAZ CINEMA

Isabelle Huppert protagoniza drama familiar

O novo filme de Mia Hansen-Løve, “O Que Está por Vir”, volta a confirmar a imensa versatilidade de Isabelle Huppert. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda o musical “Sing Street”; no DVD, há um clássico de Max Ophüls.

Isabelle Huppert domina “O Que Está por Vir”, filme de Mia Hansen-Løve que faz o retrato íntimo de uma professora de filosofia forçada a enfrentar algumas dramáticas crises familiares — é mais uma prova do talento de uma das mais interessantes cineastas do actual cinema francês.

John Carney, realizador de “Once/No Mesmo Tom” (2007), volta a interessar-se pelas relações entre música e comédia social: “Sing Street” faz a crónica amarga e doce de uma banda juvenil em plenos anos 80, na Irlanda — Duran Duran e The Cure são inspirações que estão na banda sonora.

Da Índia, chega-nos “Deusas em Fúria”, de Pan Nalin, retrato do universo de um grupo de amigas, reunidas para o casamento de uma delas. Para além do tom inicial de comédia, vão sendo tratadas questões muito delicadas sobre a marginalização e repressão das mulheres na actual sociedade indiana.

O americano Michael Moore continua a propor documentários que são também verdadeiros panfletos políticos, normalmente em tom de paródia. No seu novo filme, “E Agora Invadimos o Quê?”, o próprio Moore visita vários países europeus (incluindo Portugal) à procura de princípios e métodos para aplicar no seu país.

No domínio do DVD, é altura de (re)descobrirmos um maravilhoso clássico do cinema francês: “O Prazer” (1952), de Max Ophüls, adapta três contos de Guy de Maupassant, com um elenco que inclui, entre outros, Jean Gabin, Danielle Darrieux e Simone Simon.

* Banda sonora: “Sing Street” (2016), de John Carney

> “Inbetween Days”, The Cure

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim