sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Filme espanhol evoca as musas literárias

CARTAZ CINEMA

Filme espanhol evoca as musas literárias

O espanhol José Luis Guerin está de volta às salas portuguesas com “A Academia das Musas”. João Lopes comenta as novidades da semana, incluindo a animação “À Procura de Dory”; no DVD, podemos redescobrir um clássico de Robert Bresson.

Um professor universitário e as suas alunas reflectem sobre o modo como as relações amorosas homem/mulher têm sido tratadas ao longo da história da literatura: “A Academia das Musas”, o novo filme de José Luis Guerin, é um dos acontecimentos da mais recente produção espanhola.

Rebecca Miller continua a retratar as euforias e depressões do amor. Desta vez, em “Maggie Tem um Plano”, propõe um registo de comédia romântica para encenar a odisseia de uma jovem que quer ser mãe solteira... Greta Gerwig é a intérprete principal.

Treze anos depois de “À Procura de Nemo”, os estúdios Pixar propõem “À Procura de Dory” — o novo desenho animado, dirigido por Andrew Stanton, centra-se na aventura de Dory e nas atribulações que decorrem da sua perda de memória de curto prazo....

De volta está também “O Dia da Independência”, vinte anos depois do original, agora com o subtítulo “Nova Ameaça”: a Terra está outra vez ameaçada por uma invasão de “aliens” — o alemão Roland Emmerich volta a assinar a produção e a realização.

No mercado do DVD, uma das mais importantes novidades do momento tem assinatura do mestre Robert Bresson: “Fugiu um Condenado à Morte” (1956) narra a saga de um resistente, durante a Segunda Guerra Mundial, preso pelos nazis — é um dos clássicos absolutos do cinema francês pré-Nova Vaga.

Também já com estatuto de clássico, o polaco Krzysztof Kieslowski reapareceu nos circuitos do DVD: foram reeditados “A Dupla Vida de Véronique” (1991) e os títulos da chamada “Trilogia das Cores” (1993-94) — em cena estão os sinais e enigmas das relações entre a vida material e o domínio espiritual.

* Banda sonora: “Glitter” (2001), de Vondie Curis-Hall

> “Never Too Far”, Mariah Carey

  • "À procura de Dory"
    10:32

    Reportagem Especial

    Dory tem memória de peixe mas não foi esquecida por quem a viu no primeiro filme "À Procura de Nemo". O filme foi um êxito de bilheteira em todo o mundo, com a assinatura dos estúdios Pixar que, apesar de comprados pela Disney, tentam manter a sua independência. No dia em que estreia o novo filme em Portugal, a SIC andou por São Francisco "À Procura de Dory".

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.