sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Mark Rylance é o gigante de Spielberg

CARTAZ CINEMA

Mark Rylance é o gigante de Spielberg

O inglês Mark Rylance reparece em “O Amigo Gigante”, uma adaptação do conto de Roald Dahl assinada por Steven Spielberg. João Lopes evoca a obra do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, falecido aos 76 anos de idade, comentando também as principais novidades da semana, incluindo uma nova adaptação de um romance de John Le Carré.

Mark Rylance ganhou o Oscar de melhor actor secundário com “A Ponte dos Espiões” (2015), de Steven Spielberg. Agora, de novo sob a direcção de Spielberg, contracena com Ruby Barnhill na história de um gigante que estabelece uma especial relação de amizade de uma menina: “O Amigo Gigante” recupera os valores clássicos da fábula cinematográfica.

Com muitos dos seus livros adaptados ao cinema, John Le Carré volta a estar no centro das atenções com a versão de “Um Traidor dos Nossos”, um “thriller” sobre um professor de Oxford que se envolve com um negociante russo — Ewan McGregor e Stellan Skarsgard são os protagonistas, com Susanna White a assinar a realização.

Já com algumas curtas-metragens realizadas, Louis Garrel estreia-se no formato longo com “Os Dois Amigos”. Ele próprio e Vincent Macaigne são os protagonistas, numa aventura atribulada, resultante dos seu envolvimento com uma jovem mulher — o registo é de comédia romântica.

De novo com assinatura de Spielberg, podemos ver ou rever “A Ponte dos Espiões” através da respectiva edição em DVD: uma história vibrante da Guerra Fria, com Mark Rylance e Tom Hanks nos papéis principais.

* Banda sonora: “Deadpool” (2016), de Tim Miller

> “Angel of the Morning”, Juice Newton

  • Madonna diz que América nunca desceu tão baixo
    2:12

    Mundo

    No mundo artístico, foram várias as vozes que se levantaram contra Trump, entre elas Madonna. A cantora disse esta quinta-feira em Nova Iorque, a propósito do dia da tomada de posse, que nunca a América desceu tão baixo. Já o ator Matthew McConaughey - que está em Londres - garantiu que não ia perder a cerimónia pela televisão.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida