sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Don Cheadle retrata Miles Davis

Cartaz de Cinema

Don Cheadle retrata Miles Davis

“Miles Ahead” propõe um retrato de um dos gigantes da história do jazz: Miles Davis. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo um filme de Aleksandr Sokurov sobre o Museu do Louvre.

No filme “Miles Ahead”, Don Cheadle apostou em revisitar a herança de Miles Davis (1926-1991), centrando-se em particular nas suas vivências em meados da década de 70, num momento em que muitos o apontavam como uma personalidade artisticamente esgotada — Cheadle assume a dupla tarefa de intérprete principal e realizador.

Correspondendo a uma encomenda do Louvre, Aleksandr Sokurov fez um retrato fascinante do lendário museu de Paris, conjugando documentário e ficção: combinando imagens de arquivo com situações encenadas com actores, “Francofonia” evoca de forma muito particular a gestão do Louvre no período de ocupação pelo exército nazi.

Consagrado com o prémio de melhor filme alemão de 2015, “Victoria”, de Sebastian Schipper, faz o retrato de uma noite violenta a partir de uma filmagem em continuidade (numa única “take” para uma duração superior a duas horas). O filme recebeu um total de seis prémios da produção alemã, incluindo melhor realização e melhor actriz (Laia Costa).

Com “Maravilhoso Boccaccio”, Paolo & Vittorio Taviani revisitam a herança do “Decameron”, de Boccaccio, que inspirou Pier Paolo Pasolini para o seu célebre filme de 1971 — são memórias da peste em Itália, em meados do séc. XIV, marcadas pela tragédia e também pelo apelo poético.

Na área do DVD e Blu-ray, uma das novidades do momento permite-nos rever ou descobrir um dos títulos mais espectaculares da produção americana de 2015: “The Walk/O Desafio”, de Robert Zemeckis, encena a travessia, no arame, entre as Torres Gémeas do World Trade Center, pelo francês Phillipe Petit — são memórias de Agosto de 1974.

* Banda sonora: “Fim de Semana no Ascensor” (1958), de Louis Malle

> “Nuit sur les Champs-Élysées”, Miles Davis

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • "Quem não deve não teme"

    Football Leaks

    O futebolista português Cristiano Ronaldo, questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco veiculada pela investigação "Football Leaks", disse que "quem não deve não teme", numa reação difundida esta quinta-feira pela rádio espanhola Onda Cero.

  • Cerca de 150 civis doentes retirados de Alepo

    Mundo

    Cerca de 150 civis, a maioria doentes ou deficientes, foram retirados na noite de quarta-feira para quinta-feira de um centro de saúde de Aleppo, na parte mais antiga da cidade tomada pelo exército sírio, anunciou a Cruz Vermelha internacional.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.