sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Don Cheadle retrata Miles Davis

Cartaz de Cinema

Don Cheadle retrata Miles Davis

“Miles Ahead” propõe um retrato de um dos gigantes da história do jazz: Miles Davis. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo um filme de Aleksandr Sokurov sobre o Museu do Louvre.

No filme “Miles Ahead”, Don Cheadle apostou em revisitar a herança de Miles Davis (1926-1991), centrando-se em particular nas suas vivências em meados da década de 70, num momento em que muitos o apontavam como uma personalidade artisticamente esgotada — Cheadle assume a dupla tarefa de intérprete principal e realizador.

Correspondendo a uma encomenda do Louvre, Aleksandr Sokurov fez um retrato fascinante do lendário museu de Paris, conjugando documentário e ficção: combinando imagens de arquivo com situações encenadas com actores, “Francofonia” evoca de forma muito particular a gestão do Louvre no período de ocupação pelo exército nazi.

Consagrado com o prémio de melhor filme alemão de 2015, “Victoria”, de Sebastian Schipper, faz o retrato de uma noite violenta a partir de uma filmagem em continuidade (numa única “take” para uma duração superior a duas horas). O filme recebeu um total de seis prémios da produção alemã, incluindo melhor realização e melhor actriz (Laia Costa).

Com “Maravilhoso Boccaccio”, Paolo & Vittorio Taviani revisitam a herança do “Decameron”, de Boccaccio, que inspirou Pier Paolo Pasolini para o seu célebre filme de 1971 — são memórias da peste em Itália, em meados do séc. XIV, marcadas pela tragédia e também pelo apelo poético.

Na área do DVD e Blu-ray, uma das novidades do momento permite-nos rever ou descobrir um dos títulos mais espectaculares da produção americana de 2015: “The Walk/O Desafio”, de Robert Zemeckis, encena a travessia, no arame, entre as Torres Gémeas do World Trade Center, pelo francês Phillipe Petit — são memórias de Agosto de 1974.

* Banda sonora: “Fim de Semana no Ascensor” (1958), de Louis Malle

> “Nuit sur les Champs-Élysées”, Miles Davis

  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".

  • "As regras europeias de bem estar animal são dogmas", diz diretor-geral de Veterinária
    1:32

    País

    O diretor-geral de Alimentação e Veterinária considera que as regras de bem estar animal que existem na União Europeia (UE) "parecem configurar uma transfiguração antropomórfica dos animais". Em declarações à SIC, a propósito da exportação de animais vivos para países terceiros, que têm outras regras de abate, Fernando Bernardo defendeu ainda que o método usado em Israel provoca uma insensibilização mais rápida do que o praticada na UE.

  • PAN questiona Governo sobre aposta na exportação de animais vivos para o Médio Oriente
    1:56

    País

    O partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que à luz do Regulamento nº. 1/2005 do Conselho Europeu, os estados-membros da União Europeia (UE) devem evitar transportar animais vivos em viagens de longo curso. O deputado André Silva considera, por isso, que "o Estado português está a incumprir o regulamento" ao fomentar estas viagens, numa clara aposta económica em torno da exportação de animais vivos para Israel e outros destinos fora da UE. Para o deputado do PAN, é muito difícil ou "mesmo impossível assegurar o bem estar dos animais" em viagens de vários dias.

  • Trump pensou que presidência "seria mais fácil"

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes, em entrevistas a propósito dos primeiros 100 dias em funções.