sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Don Cheadle retrata Miles Davis

Cartaz de Cinema

Don Cheadle retrata Miles Davis

“Miles Ahead” propõe um retrato de um dos gigantes da história do jazz: Miles Davis. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo um filme de Aleksandr Sokurov sobre o Museu do Louvre.

No filme “Miles Ahead”, Don Cheadle apostou em revisitar a herança de Miles Davis (1926-1991), centrando-se em particular nas suas vivências em meados da década de 70, num momento em que muitos o apontavam como uma personalidade artisticamente esgotada — Cheadle assume a dupla tarefa de intérprete principal e realizador.

Correspondendo a uma encomenda do Louvre, Aleksandr Sokurov fez um retrato fascinante do lendário museu de Paris, conjugando documentário e ficção: combinando imagens de arquivo com situações encenadas com actores, “Francofonia” evoca de forma muito particular a gestão do Louvre no período de ocupação pelo exército nazi.

Consagrado com o prémio de melhor filme alemão de 2015, “Victoria”, de Sebastian Schipper, faz o retrato de uma noite violenta a partir de uma filmagem em continuidade (numa única “take” para uma duração superior a duas horas). O filme recebeu um total de seis prémios da produção alemã, incluindo melhor realização e melhor actriz (Laia Costa).

Com “Maravilhoso Boccaccio”, Paolo & Vittorio Taviani revisitam a herança do “Decameron”, de Boccaccio, que inspirou Pier Paolo Pasolini para o seu célebre filme de 1971 — são memórias da peste em Itália, em meados do séc. XIV, marcadas pela tragédia e também pelo apelo poético.

Na área do DVD e Blu-ray, uma das novidades do momento permite-nos rever ou descobrir um dos títulos mais espectaculares da produção americana de 2015: “The Walk/O Desafio”, de Robert Zemeckis, encena a travessia, no arame, entre as Torres Gémeas do World Trade Center, pelo francês Phillipe Petit — são memórias de Agosto de 1974.

* Banda sonora: “Fim de Semana no Ascensor” (1958), de Louis Malle

> “Nuit sur les Champs-Élysées”, Miles Davis

  • "Se me pergunta se estou de consciência tranquila, estou"
    2:13

    País

    O ministro Vieira da Silva assegura que aguarda com tranquilidade que a investigação em curso esclareça as alegadas irregularidades na associação Raríssimas. Alguns mecenas estão já a suspender o apoio, na sequência do escândalo que já levou a duas demissões. 

  • Novo regime dos recibos verdes "acaba com as injustiças dos escalões"
    1:10
  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.