sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Don Cheadle retrata Miles Davis

Cartaz de Cinema

Don Cheadle retrata Miles Davis

“Miles Ahead” propõe um retrato de um dos gigantes da história do jazz: Miles Davis. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo um filme de Aleksandr Sokurov sobre o Museu do Louvre.

No filme “Miles Ahead”, Don Cheadle apostou em revisitar a herança de Miles Davis (1926-1991), centrando-se em particular nas suas vivências em meados da década de 70, num momento em que muitos o apontavam como uma personalidade artisticamente esgotada — Cheadle assume a dupla tarefa de intérprete principal e realizador.

Correspondendo a uma encomenda do Louvre, Aleksandr Sokurov fez um retrato fascinante do lendário museu de Paris, conjugando documentário e ficção: combinando imagens de arquivo com situações encenadas com actores, “Francofonia” evoca de forma muito particular a gestão do Louvre no período de ocupação pelo exército nazi.

Consagrado com o prémio de melhor filme alemão de 2015, “Victoria”, de Sebastian Schipper, faz o retrato de uma noite violenta a partir de uma filmagem em continuidade (numa única “take” para uma duração superior a duas horas). O filme recebeu um total de seis prémios da produção alemã, incluindo melhor realização e melhor actriz (Laia Costa).

Com “Maravilhoso Boccaccio”, Paolo & Vittorio Taviani revisitam a herança do “Decameron”, de Boccaccio, que inspirou Pier Paolo Pasolini para o seu célebre filme de 1971 — são memórias da peste em Itália, em meados do séc. XIV, marcadas pela tragédia e também pelo apelo poético.

Na área do DVD e Blu-ray, uma das novidades do momento permite-nos rever ou descobrir um dos títulos mais espectaculares da produção americana de 2015: “The Walk/O Desafio”, de Robert Zemeckis, encena a travessia, no arame, entre as Torres Gémeas do World Trade Center, pelo francês Phillipe Petit — são memórias de Agosto de 1974.

* Banda sonora: “Fim de Semana no Ascensor” (1958), de Louis Malle

> “Nuit sur les Champs-Élysées”, Miles Davis

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..