sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Don Cheadle retrata Miles Davis

Cartaz de Cinema

Don Cheadle retrata Miles Davis

“Miles Ahead” propõe um retrato de um dos gigantes da história do jazz: Miles Davis. João Lopes comenta as principais novidades da semana, incluindo um filme de Aleksandr Sokurov sobre o Museu do Louvre.

No filme “Miles Ahead”, Don Cheadle apostou em revisitar a herança de Miles Davis (1926-1991), centrando-se em particular nas suas vivências em meados da década de 70, num momento em que muitos o apontavam como uma personalidade artisticamente esgotada — Cheadle assume a dupla tarefa de intérprete principal e realizador.

Correspondendo a uma encomenda do Louvre, Aleksandr Sokurov fez um retrato fascinante do lendário museu de Paris, conjugando documentário e ficção: combinando imagens de arquivo com situações encenadas com actores, “Francofonia” evoca de forma muito particular a gestão do Louvre no período de ocupação pelo exército nazi.

Consagrado com o prémio de melhor filme alemão de 2015, “Victoria”, de Sebastian Schipper, faz o retrato de uma noite violenta a partir de uma filmagem em continuidade (numa única “take” para uma duração superior a duas horas). O filme recebeu um total de seis prémios da produção alemã, incluindo melhor realização e melhor actriz (Laia Costa).

Com “Maravilhoso Boccaccio”, Paolo & Vittorio Taviani revisitam a herança do “Decameron”, de Boccaccio, que inspirou Pier Paolo Pasolini para o seu célebre filme de 1971 — são memórias da peste em Itália, em meados do séc. XIV, marcadas pela tragédia e também pelo apelo poético.

Na área do DVD e Blu-ray, uma das novidades do momento permite-nos rever ou descobrir um dos títulos mais espectaculares da produção americana de 2015: “The Walk/O Desafio”, de Robert Zemeckis, encena a travessia, no arame, entre as Torres Gémeas do World Trade Center, pelo francês Phillipe Petit — são memórias de Agosto de 1974.

* Banda sonora: “Fim de Semana no Ascensor” (1958), de Louis Malle

> “Nuit sur les Champs-Élysées”, Miles Davis

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.