sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Filme francês analisa as alterações climatéricas

Filme francês analisa as alterações climatéricas

As alterações climatéricas são o ponto de partida do documentário francês "Amanhã". João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a edição em DVD da obra integral de Andrei Tarkovski.

Cyril Dion e Mélanie Laurent realizaram “Amanhã”, um filme que parte da constatação das alterações do clima nos mais diversos locais para propor uma reflexão sobre meios alternativos de lidar com o planeta — em causa está a sobrevivência da própria Terra.

Os estúdios Fox continuam a apostar forte na animação digital: “A Idade do Gelo: o Big Bang”, com realização de Mike Turmeier e Galen Chu, é o quinto título de uma série de sucesso — desta vez, a Terra está à beira de ser atingida por um meteorito...

Com realização dos irmãos Jeff e Michael Zimbalist, “Pelé: o Nascimento de uma Lenda” evoca a juventude de Edson Arantes do Nascimento e a sua entrada no mundo do futebol — destaque, naturalmente, para a vitória do Brasil no Mundial de 1958.

Na área do DVD, já é possível ver ou rever “A Assassina”, o filme que, em 2015, valeu a Hou-Hsiao-Hsien o prémio de realização em Cannes: em cena estão as convulsões políticas e militares na China do séc. VIII.

Também em DVD, um dos acontecimentos do momento é a edição de uma caixa com a obra integral de Andrei Tarkovsky (1932-1986): títulos como “Andrei Rublev” (1966) ou “Stalker” (1979) reflectem uma visão singular da dimensão espiritual do ser humano.

* Banda sonora: “Alice do Outro Lado do Espelho” (2016), de James Bobin

> “Alice”, Danny Elfman

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.