sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Filme francês analisa as alterações climatéricas

Filme francês analisa as alterações climatéricas

As alterações climatéricas são o ponto de partida do documentário francês "Amanhã". João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a edição em DVD da obra integral de Andrei Tarkovski.

Cyril Dion e Mélanie Laurent realizaram “Amanhã”, um filme que parte da constatação das alterações do clima nos mais diversos locais para propor uma reflexão sobre meios alternativos de lidar com o planeta — em causa está a sobrevivência da própria Terra.

Os estúdios Fox continuam a apostar forte na animação digital: “A Idade do Gelo: o Big Bang”, com realização de Mike Turmeier e Galen Chu, é o quinto título de uma série de sucesso — desta vez, a Terra está à beira de ser atingida por um meteorito...

Com realização dos irmãos Jeff e Michael Zimbalist, “Pelé: o Nascimento de uma Lenda” evoca a juventude de Edson Arantes do Nascimento e a sua entrada no mundo do futebol — destaque, naturalmente, para a vitória do Brasil no Mundial de 1958.

Na área do DVD, já é possível ver ou rever “A Assassina”, o filme que, em 2015, valeu a Hou-Hsiao-Hsien o prémio de realização em Cannes: em cena estão as convulsões políticas e militares na China do séc. VIII.

Também em DVD, um dos acontecimentos do momento é a edição de uma caixa com a obra integral de Andrei Tarkovsky (1932-1986): títulos como “Andrei Rublev” (1966) ou “Stalker” (1979) reflectem uma visão singular da dimensão espiritual do ser humano.

* Banda sonora: “Alice do Outro Lado do Espelho” (2016), de James Bobin

> “Alice”, Danny Elfman

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • "Procedi nesta matéria como procedo em todas as outras"
    0:40

    País

    O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não esclarece se falou diretamente com Rui Rio sobre o projeto de lei dos combustíveis do CDS antes do voto favorável estar decidido. No entanto, disse que o processo de decisão foi igual a todos os outros. O presidente do PSD era contra o diploma dos centristas.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.