sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Filme francês analisa as alterações climatéricas

Filme francês analisa as alterações climatéricas

As alterações climatéricas são o ponto de partida do documentário francês "Amanhã". João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a edição em DVD da obra integral de Andrei Tarkovski.

Cyril Dion e Mélanie Laurent realizaram “Amanhã”, um filme que parte da constatação das alterações do clima nos mais diversos locais para propor uma reflexão sobre meios alternativos de lidar com o planeta — em causa está a sobrevivência da própria Terra.

Os estúdios Fox continuam a apostar forte na animação digital: “A Idade do Gelo: o Big Bang”, com realização de Mike Turmeier e Galen Chu, é o quinto título de uma série de sucesso — desta vez, a Terra está à beira de ser atingida por um meteorito...

Com realização dos irmãos Jeff e Michael Zimbalist, “Pelé: o Nascimento de uma Lenda” evoca a juventude de Edson Arantes do Nascimento e a sua entrada no mundo do futebol — destaque, naturalmente, para a vitória do Brasil no Mundial de 1958.

Na área do DVD, já é possível ver ou rever “A Assassina”, o filme que, em 2015, valeu a Hou-Hsiao-Hsien o prémio de realização em Cannes: em cena estão as convulsões políticas e militares na China do séc. VIII.

Também em DVD, um dos acontecimentos do momento é a edição de uma caixa com a obra integral de Andrei Tarkovsky (1932-1986): títulos como “Andrei Rublev” (1966) ou “Stalker” (1979) reflectem uma visão singular da dimensão espiritual do ser humano.

* Banda sonora: “Alice do Outro Lado do Espelho” (2016), de James Bobin

> “Alice”, Danny Elfman

  • Eurogrupo dá luz verde ao Orçamento do Estado
    0:29

    Orçamento do Estado 2017

    O Orçamento português passou no Eurogrupo mas os ministros das Finanças alertam que podem ser precisas mais medidas para cumprir as metas e em março vão voltar a olhar para as contas. Para já, estão satisfeitos com o compromisso assumido por Mário Centeno e mais sete ministros da zona euro, cujos Orçamentos estão em risco de incumprimento.

  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados".Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade. A SIC esteve em Luanda e falou com o advogado Adolfo Campos e com os músicos Carbono Casimiro, Mona Dya Kidi e David Salei. Já todos estiveram presos. Já todos foram vítimas de violência policial. Defendem que "a geração anterior comprometeu o país" e acreditam que só a mudança política pode trazer um futuro melhor. Para estes jovens activistas, a guerra que arrasou o país, e com que o regime justifica tudo, não deixou heróis, apenas "vilões e vítimas".

  • Homem e cão resgatados das águas na Andaluzia
    0:32