sicnot

Perfil

Cartaz

Clássico de Kubrick regressa em cópia nova

Clássico de Kubrick regressa em cópia nova

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Ryan O’Neal protagoniza o clássico “Barry Lyndon”, de Stanley Kubrick, agora em reposição. João Lopes comenta as novidades da semana, incluindo o drama “Vencer a Qualquer Preço”, sobre o ciclista Lance Armstrong e o seu processo de doping na Volta a França.

É mais um clássico que regressa às salas escuras: “Barry Lyndon” (1975), de Stanley Kubrick, narra a história épica de um cidadão que, em meados do século XVIII, ascende de forma não muito transparente no seio da aristocracia inglesa — uma reposição em cópia restaurada, em paralelo com o relançamento do filme no mercado britânico.

Lance Armstrong ficou célebre por ter ganho sete vezes consecutivas o “Tour de France” e, depois de um dramático processo judicial, por ter sido desqualificado: o seu esquema de doping conduziu-o da glória ao desastre. É essa odisseia trágica que é contada no vibrante “Vencer a Qualquer Preço”, de Stephen Frears, com Ben Foster a interpretar Armstrong.

Momento importante do Festival de Cannes de 2015, “Uma Pastelaria em Tóquio”, de Naomi Kawase, é uma história do quotidiano, centrada na relação do proprietário de um quiosque de guloseimas com uma velha senhora que lhe dá a conhecer uma receita muito antiga — um exemplo brilhante da mais recente produção japonesa.

Depois de um filme em que se ausentou, Matt Damon volta a interpretar a personagem de Jason Bourne, o homem que foi condicionado para funcionar como implacável agente da CIA. Dirigido por Paul Greengrass, o novo filme chama-se apenas “Jason Bourne” e é o quinto título desta saga.

“O Senhor Manglehorn” é um dos mais recentes exemplos do imenso talento de Al Pacino — ele interpreta um homem desencantado, fabricante de chaves, que vai ser compelido a acertar algumas contas afectivas com as suas próprias memórias. A partir de agora disponível em DVD, “O Senhor Maglehorn” tem assinatura de David Gordon Green, uma dos nomes emblemáticos do cinema independente americano das duas últimas décadas.

* Banda sonora: “De Olhos Bem Fechados” (1999), de Stanley Kubrick

> "Valsa #2, Jazz Suite", Dmitri Shostakovich

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52