sicnot

Perfil

Cartaz

Clássico de Kubrick regressa em cópia nova

Clássico de Kubrick regressa em cópia nova

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Ryan O’Neal protagoniza o clássico “Barry Lyndon”, de Stanley Kubrick, agora em reposição. João Lopes comenta as novidades da semana, incluindo o drama “Vencer a Qualquer Preço”, sobre o ciclista Lance Armstrong e o seu processo de doping na Volta a França.

É mais um clássico que regressa às salas escuras: “Barry Lyndon” (1975), de Stanley Kubrick, narra a história épica de um cidadão que, em meados do século XVIII, ascende de forma não muito transparente no seio da aristocracia inglesa — uma reposição em cópia restaurada, em paralelo com o relançamento do filme no mercado britânico.

Lance Armstrong ficou célebre por ter ganho sete vezes consecutivas o “Tour de France” e, depois de um dramático processo judicial, por ter sido desqualificado: o seu esquema de doping conduziu-o da glória ao desastre. É essa odisseia trágica que é contada no vibrante “Vencer a Qualquer Preço”, de Stephen Frears, com Ben Foster a interpretar Armstrong.

Momento importante do Festival de Cannes de 2015, “Uma Pastelaria em Tóquio”, de Naomi Kawase, é uma história do quotidiano, centrada na relação do proprietário de um quiosque de guloseimas com uma velha senhora que lhe dá a conhecer uma receita muito antiga — um exemplo brilhante da mais recente produção japonesa.

Depois de um filme em que se ausentou, Matt Damon volta a interpretar a personagem de Jason Bourne, o homem que foi condicionado para funcionar como implacável agente da CIA. Dirigido por Paul Greengrass, o novo filme chama-se apenas “Jason Bourne” e é o quinto título desta saga.

“O Senhor Manglehorn” é um dos mais recentes exemplos do imenso talento de Al Pacino — ele interpreta um homem desencantado, fabricante de chaves, que vai ser compelido a acertar algumas contas afectivas com as suas próprias memórias. A partir de agora disponível em DVD, “O Senhor Maglehorn” tem assinatura de David Gordon Green, uma dos nomes emblemáticos do cinema independente americano das duas últimas décadas.

* Banda sonora: “De Olhos Bem Fechados” (1999), de Stanley Kubrick

> "Valsa #2, Jazz Suite", Dmitri Shostakovich

  • Taxa de desemprego abaixo dos 10%

    Economia

    A taxa de desemprego em fevereiro ficou afinal nos 9,9%. O Instituto Nacional de Estatística reviu o indicador em baixa de 0,1 pontos percentuais, esta sexta-feira. É o valor mais baixo desde fevereiro de 2009.

  • Incêndio dominado em Gondomar
    4:25

    País

    Está dominado o incêndio que esta manhã obrigou à evacuação da Escola Secundária de São Pedro da Cova, no concelho de Gondomar. A repórter Susana Bastos esteve no local.

  • "Tanolas" tem cadastro criminal e já foi condenado a pena suspensa
    0:55
  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    Luís Montenegro garante que nunca será candidato à presidência do PSD contra o Passos Coelho. Convidado da Quadratura do Círculo, na SIC Notícias, o líder da bancada dos sociais-democratas acha mesmo que é um exagero dizer-se que Pedro Passos Coelho está politicamente morto.