sicnot

Perfil

Cartaz

Clássico de Kubrick regressa em cópia nova

Clássico de Kubrick regressa em cópia nova

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Ryan O’Neal protagoniza o clássico “Barry Lyndon”, de Stanley Kubrick, agora em reposição. João Lopes comenta as novidades da semana, incluindo o drama “Vencer a Qualquer Preço”, sobre o ciclista Lance Armstrong e o seu processo de doping na Volta a França.

É mais um clássico que regressa às salas escuras: “Barry Lyndon” (1975), de Stanley Kubrick, narra a história épica de um cidadão que, em meados do século XVIII, ascende de forma não muito transparente no seio da aristocracia inglesa — uma reposição em cópia restaurada, em paralelo com o relançamento do filme no mercado britânico.

Lance Armstrong ficou célebre por ter ganho sete vezes consecutivas o “Tour de France” e, depois de um dramático processo judicial, por ter sido desqualificado: o seu esquema de doping conduziu-o da glória ao desastre. É essa odisseia trágica que é contada no vibrante “Vencer a Qualquer Preço”, de Stephen Frears, com Ben Foster a interpretar Armstrong.

Momento importante do Festival de Cannes de 2015, “Uma Pastelaria em Tóquio”, de Naomi Kawase, é uma história do quotidiano, centrada na relação do proprietário de um quiosque de guloseimas com uma velha senhora que lhe dá a conhecer uma receita muito antiga — um exemplo brilhante da mais recente produção japonesa.

Depois de um filme em que se ausentou, Matt Damon volta a interpretar a personagem de Jason Bourne, o homem que foi condicionado para funcionar como implacável agente da CIA. Dirigido por Paul Greengrass, o novo filme chama-se apenas “Jason Bourne” e é o quinto título desta saga.

“O Senhor Manglehorn” é um dos mais recentes exemplos do imenso talento de Al Pacino — ele interpreta um homem desencantado, fabricante de chaves, que vai ser compelido a acertar algumas contas afectivas com as suas próprias memórias. A partir de agora disponível em DVD, “O Senhor Maglehorn” tem assinatura de David Gordon Green, uma dos nomes emblemáticos do cinema independente americano das duas últimas décadas.

* Banda sonora: “De Olhos Bem Fechados” (1999), de Stanley Kubrick

> "Valsa #2, Jazz Suite", Dmitri Shostakovich

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Governo garante que programa de ajuda alimentar será executado em 2017
    2:56

    País

    O Governo não executou o programa europeu que, no ano passado, apoiou 400 mil portugueses e é acusado de ter desperdiçado este ano 28 milhões de euros em ajuda alimentar. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que o programa será executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação.

  • Sol e calor teimam em ficar para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47