sicnot

Perfil

Cartaz

Clássico de Kubrick regressa em cópia nova

Clássico de Kubrick regressa em cópia nova

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Ryan O’Neal protagoniza o clássico “Barry Lyndon”, de Stanley Kubrick, agora em reposição. João Lopes comenta as novidades da semana, incluindo o drama “Vencer a Qualquer Preço”, sobre o ciclista Lance Armstrong e o seu processo de doping na Volta a França.

É mais um clássico que regressa às salas escuras: “Barry Lyndon” (1975), de Stanley Kubrick, narra a história épica de um cidadão que, em meados do século XVIII, ascende de forma não muito transparente no seio da aristocracia inglesa — uma reposição em cópia restaurada, em paralelo com o relançamento do filme no mercado britânico.

Lance Armstrong ficou célebre por ter ganho sete vezes consecutivas o “Tour de France” e, depois de um dramático processo judicial, por ter sido desqualificado: o seu esquema de doping conduziu-o da glória ao desastre. É essa odisseia trágica que é contada no vibrante “Vencer a Qualquer Preço”, de Stephen Frears, com Ben Foster a interpretar Armstrong.

Momento importante do Festival de Cannes de 2015, “Uma Pastelaria em Tóquio”, de Naomi Kawase, é uma história do quotidiano, centrada na relação do proprietário de um quiosque de guloseimas com uma velha senhora que lhe dá a conhecer uma receita muito antiga — um exemplo brilhante da mais recente produção japonesa.

Depois de um filme em que se ausentou, Matt Damon volta a interpretar a personagem de Jason Bourne, o homem que foi condicionado para funcionar como implacável agente da CIA. Dirigido por Paul Greengrass, o novo filme chama-se apenas “Jason Bourne” e é o quinto título desta saga.

“O Senhor Manglehorn” é um dos mais recentes exemplos do imenso talento de Al Pacino — ele interpreta um homem desencantado, fabricante de chaves, que vai ser compelido a acertar algumas contas afectivas com as suas próprias memórias. A partir de agora disponível em DVD, “O Senhor Maglehorn” tem assinatura de David Gordon Green, uma dos nomes emblemáticos do cinema independente americano das duas últimas décadas.

* Banda sonora: “De Olhos Bem Fechados” (1999), de Stanley Kubrick

> "Valsa #2, Jazz Suite", Dmitri Shostakovich

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.