sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Cineasta dinamarquês filma memórias dos anos 70

Cartaz de Cinema

Cineasta dinamarquês filma memórias dos anos 70

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O dinamarquês Thomas Vinterberg evoca os tempos utópicos da década de 1970 em “A Comuna”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a reposição de “Mistérios de Lisboa”, adaptação de Camilo Castelo Branco pelo chileno Raul Ruiz.

“A Comuna” é a história atribulada de um grupo de adultos que, na euforia dos anos 70, ainda sob o efeito das ilusões da década anterior, decide criar uma comunidade de pessoas muito diferentes — o dinamarquês Thomas Vinterberg (autor de “A Festa”) expõe, assim, o fascínio e as contradições de um projecto utópico.

Em tempos recentes, o cinema islandês tem tido alguma presença nos nossos ecrãs. Agora, é a vez de “Carneiros”, de Grimur Hakonarson, uma história amarga sobre dois irmãos que têm propriedades contíguas, mas há décadas que não se falam — quando os seus rebanhos são atingidos por uma epidemia, tudo vai mudar...

No cinema português, volta a surgir uma proposta de reinvenção da comédia. Realizado por Luís Galvão Teles, a partir de um argumento de Nuno Markl, “Refrigerantes e Canções de Amor” conta a história burlesca de um especialista em compor música para anúncios de refrigerantes... Ivo Canelas, Lúcia Moniz e Victoria Guerra são alguns dos nomes do elenco.

J. J. Abrams continua a produzir os novos títulos da saga “Star Trek”, mas desta vez entregou a realização a Justin Lin: “Star Trek: Além do Universo” é uma saga vivida numa galáxia longíqua, dominada por uma poderosa força maligna... Chris Pine, Zachary Quinto e Simon Pegg surgem na lista dos intérpretes principais.

Assinalando o quinto ano da morte de Raúl Ruiz (1941-2011), está de volta um dos seus trabalhos mais ambiciosos, “Mistérios de

Lisboa” (2011), um fresco do século XIX a partir do livro de Camilo Castelo Branco. A reposição do filme, em cópia remasterizada, acontece em paralelo com o seu relançamento em DVD.

* Banda sonora: “Metropolis” (1927), de Fritz Lang

> “Love Kills”, Freddy Mercury

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.