sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Cineasta dinamarquês filma memórias dos anos 70

Cartaz de Cinema

Cineasta dinamarquês filma memórias dos anos 70

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O dinamarquês Thomas Vinterberg evoca os tempos utópicos da década de 1970 em “A Comuna”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a reposição de “Mistérios de Lisboa”, adaptação de Camilo Castelo Branco pelo chileno Raul Ruiz.

“A Comuna” é a história atribulada de um grupo de adultos que, na euforia dos anos 70, ainda sob o efeito das ilusões da década anterior, decide criar uma comunidade de pessoas muito diferentes — o dinamarquês Thomas Vinterberg (autor de “A Festa”) expõe, assim, o fascínio e as contradições de um projecto utópico.

Em tempos recentes, o cinema islandês tem tido alguma presença nos nossos ecrãs. Agora, é a vez de “Carneiros”, de Grimur Hakonarson, uma história amarga sobre dois irmãos que têm propriedades contíguas, mas há décadas que não se falam — quando os seus rebanhos são atingidos por uma epidemia, tudo vai mudar...

No cinema português, volta a surgir uma proposta de reinvenção da comédia. Realizado por Luís Galvão Teles, a partir de um argumento de Nuno Markl, “Refrigerantes e Canções de Amor” conta a história burlesca de um especialista em compor música para anúncios de refrigerantes... Ivo Canelas, Lúcia Moniz e Victoria Guerra são alguns dos nomes do elenco.

J. J. Abrams continua a produzir os novos títulos da saga “Star Trek”, mas desta vez entregou a realização a Justin Lin: “Star Trek: Além do Universo” é uma saga vivida numa galáxia longíqua, dominada por uma poderosa força maligna... Chris Pine, Zachary Quinto e Simon Pegg surgem na lista dos intérpretes principais.

Assinalando o quinto ano da morte de Raúl Ruiz (1941-2011), está de volta um dos seus trabalhos mais ambiciosos, “Mistérios de

Lisboa” (2011), um fresco do século XIX a partir do livro de Camilo Castelo Branco. A reposição do filme, em cópia remasterizada, acontece em paralelo com o seu relançamento em DVD.

* Banda sonora: “Metropolis” (1927), de Fritz Lang

> “Love Kills”, Freddy Mercury

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16