sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Cineasta dinamarquês filma memórias dos anos 70

Cartaz de Cinema

Cineasta dinamarquês filma memórias dos anos 70

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O dinamarquês Thomas Vinterberg evoca os tempos utópicos da década de 1970 em “A Comuna”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a reposição de “Mistérios de Lisboa”, adaptação de Camilo Castelo Branco pelo chileno Raul Ruiz.

“A Comuna” é a história atribulada de um grupo de adultos que, na euforia dos anos 70, ainda sob o efeito das ilusões da década anterior, decide criar uma comunidade de pessoas muito diferentes — o dinamarquês Thomas Vinterberg (autor de “A Festa”) expõe, assim, o fascínio e as contradições de um projecto utópico.

Em tempos recentes, o cinema islandês tem tido alguma presença nos nossos ecrãs. Agora, é a vez de “Carneiros”, de Grimur Hakonarson, uma história amarga sobre dois irmãos que têm propriedades contíguas, mas há décadas que não se falam — quando os seus rebanhos são atingidos por uma epidemia, tudo vai mudar...

No cinema português, volta a surgir uma proposta de reinvenção da comédia. Realizado por Luís Galvão Teles, a partir de um argumento de Nuno Markl, “Refrigerantes e Canções de Amor” conta a história burlesca de um especialista em compor música para anúncios de refrigerantes... Ivo Canelas, Lúcia Moniz e Victoria Guerra são alguns dos nomes do elenco.

J. J. Abrams continua a produzir os novos títulos da saga “Star Trek”, mas desta vez entregou a realização a Justin Lin: “Star Trek: Além do Universo” é uma saga vivida numa galáxia longíqua, dominada por uma poderosa força maligna... Chris Pine, Zachary Quinto e Simon Pegg surgem na lista dos intérpretes principais.

Assinalando o quinto ano da morte de Raúl Ruiz (1941-2011), está de volta um dos seus trabalhos mais ambiciosos, “Mistérios de

Lisboa” (2011), um fresco do século XIX a partir do livro de Camilo Castelo Branco. A reposição do filme, em cópia remasterizada, acontece em paralelo com o seu relançamento em DVD.

* Banda sonora: “Metropolis” (1927), de Fritz Lang

> “Love Kills”, Freddy Mercury

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Hotel inovador na Madeira
    2:23

    Economia

    O grupo Pestana está a construir no Funchal, um novo e único hotel, através de uma técnica inovadora que quase não utiliza cimento. Este vai ser o primeiro hotel do mundo construído com um sistema modular desenvolvido em Portugal. O hotel vai ter 77 quartos e vai ficar construído em apenas seis meses. O maior grupo hoteleiro português admite recorrer a este novo sistema em futuros hotéis.

  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.