sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Cineasta dinamarquês filma memórias dos anos 70

Cartaz de Cinema

Cineasta dinamarquês filma memórias dos anos 70

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O dinamarquês Thomas Vinterberg evoca os tempos utópicos da década de 1970 em “A Comuna”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda a reposição de “Mistérios de Lisboa”, adaptação de Camilo Castelo Branco pelo chileno Raul Ruiz.

“A Comuna” é a história atribulada de um grupo de adultos que, na euforia dos anos 70, ainda sob o efeito das ilusões da década anterior, decide criar uma comunidade de pessoas muito diferentes — o dinamarquês Thomas Vinterberg (autor de “A Festa”) expõe, assim, o fascínio e as contradições de um projecto utópico.

Em tempos recentes, o cinema islandês tem tido alguma presença nos nossos ecrãs. Agora, é a vez de “Carneiros”, de Grimur Hakonarson, uma história amarga sobre dois irmãos que têm propriedades contíguas, mas há décadas que não se falam — quando os seus rebanhos são atingidos por uma epidemia, tudo vai mudar...

No cinema português, volta a surgir uma proposta de reinvenção da comédia. Realizado por Luís Galvão Teles, a partir de um argumento de Nuno Markl, “Refrigerantes e Canções de Amor” conta a história burlesca de um especialista em compor música para anúncios de refrigerantes... Ivo Canelas, Lúcia Moniz e Victoria Guerra são alguns dos nomes do elenco.

J. J. Abrams continua a produzir os novos títulos da saga “Star Trek”, mas desta vez entregou a realização a Justin Lin: “Star Trek: Além do Universo” é uma saga vivida numa galáxia longíqua, dominada por uma poderosa força maligna... Chris Pine, Zachary Quinto e Simon Pegg surgem na lista dos intérpretes principais.

Assinalando o quinto ano da morte de Raúl Ruiz (1941-2011), está de volta um dos seus trabalhos mais ambiciosos, “Mistérios de

Lisboa” (2011), um fresco do século XIX a partir do livro de Camilo Castelo Branco. A reposição do filme, em cópia remasterizada, acontece em paralelo com o seu relançamento em DVD.

* Banda sonora: “Metropolis” (1927), de Fritz Lang

> “Love Kills”, Freddy Mercury

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.