sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Ivo M. Ferreira filma memórias da Guerra Colonial

Cartaz de Cinema

Ivo M. Ferreira filma memórias da Guerra Colonial

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Inspirando-se em António Lobo Antunes, Ivo M. Ferreira revisita as memórias da Guerra Colonial em “Cartas da Guerra”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda “11 Minutos”, o mais recente trabalho do polaco Jerzy Skolimowski, e “Florence, uma Diva Fora de Tom”, com Meryl Streep.

A Guerra Colonial surge em “Cartas da Guerra”, de Ivo M. Ferreira, através de uma evocação que tem tanto de dramático como de intimista — na sua origem estão as cartas de António Lobo Antunes escritas a sua mulher, durante uma comissão de serviço em África. Com Miguel Nunes, Margarida Vila-Nova e Ricardo Pereira, entre outros, esta é uma das propostas mais originais do recente cinema português.

Veteraníssimo do cinema polaco, Jerzy Skolimowski está de volta com um filme que tem tanto de realista como de vertiginoso: “11 Minutos” é uma teia de acções cruzadas que, de facto, acontecem ao longo de um período de apenas 11 minutos — sendo uma produção de raiz polaca, o filme teve uma participação essencial dos estúdios irlandeses.

Meryl Streep continua a surpreender tudo e todos com a sua espantosa capacidade de transfiguração. Em “Florence, uma Diva Fora de Tom”, ela interpreta a personagem verídica de Florence Foster Jenkins (1868-1944), uma dama da sociedade americana com sérios problemas para cantar bem... O resultado é uma deliciosa comédia dramática dirigida pelo veterano inglês Stephen Frears.

A epopeia bíblica de Ben-Hur está de volta através de uma produção americana, com chancela da Paramount e da MGM, dirigida pelo realizador russo Timur Bekmambetov. O novo “Ben-

Hur” tem Jack Huston no papel central e foi, em grande parte, rodado em cenários naturais italianos e nos estúdios da Cinecittà, em Roma.

Na secção de DVD, são evocadas obras com relações directas com a actualidade das estreias: por um lado, “Ben-Hur”, o filme de 1959 assinado por William Wyler, numa edição que integra também a versão muda de 1925; por outro lado, “Marguerite”, do francês Xavier Giannoli, inspirado na personagem de Florence Foster Jenkins, com Catherine Frot a assumir o papel central.

* Banda sonora: “Crash” (1996), de David Cronenberg

> “Crash”, Howard Shore

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57