sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Ivo M. Ferreira filma memórias da Guerra Colonial

Cartaz de Cinema

Ivo M. Ferreira filma memórias da Guerra Colonial

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Inspirando-se em António Lobo Antunes, Ivo M. Ferreira revisita as memórias da Guerra Colonial em “Cartas da Guerra”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda “11 Minutos”, o mais recente trabalho do polaco Jerzy Skolimowski, e “Florence, uma Diva Fora de Tom”, com Meryl Streep.

A Guerra Colonial surge em “Cartas da Guerra”, de Ivo M. Ferreira, através de uma evocação que tem tanto de dramático como de intimista — na sua origem estão as cartas de António Lobo Antunes escritas a sua mulher, durante uma comissão de serviço em África. Com Miguel Nunes, Margarida Vila-Nova e Ricardo Pereira, entre outros, esta é uma das propostas mais originais do recente cinema português.

Veteraníssimo do cinema polaco, Jerzy Skolimowski está de volta com um filme que tem tanto de realista como de vertiginoso: “11 Minutos” é uma teia de acções cruzadas que, de facto, acontecem ao longo de um período de apenas 11 minutos — sendo uma produção de raiz polaca, o filme teve uma participação essencial dos estúdios irlandeses.

Meryl Streep continua a surpreender tudo e todos com a sua espantosa capacidade de transfiguração. Em “Florence, uma Diva Fora de Tom”, ela interpreta a personagem verídica de Florence Foster Jenkins (1868-1944), uma dama da sociedade americana com sérios problemas para cantar bem... O resultado é uma deliciosa comédia dramática dirigida pelo veterano inglês Stephen Frears.

A epopeia bíblica de Ben-Hur está de volta através de uma produção americana, com chancela da Paramount e da MGM, dirigida pelo realizador russo Timur Bekmambetov. O novo “Ben-

Hur” tem Jack Huston no papel central e foi, em grande parte, rodado em cenários naturais italianos e nos estúdios da Cinecittà, em Roma.

Na secção de DVD, são evocadas obras com relações directas com a actualidade das estreias: por um lado, “Ben-Hur”, o filme de 1959 assinado por William Wyler, numa edição que integra também a versão muda de 1925; por outro lado, “Marguerite”, do francês Xavier Giannoli, inspirado na personagem de Florence Foster Jenkins, com Catherine Frot a assumir o papel central.

* Banda sonora: “Crash” (1996), de David Cronenberg

> “Crash”, Howard Shore

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".