sicnot

Perfil

Cartaz

Os Beatles estão de volta ao cinema!

Cartaz de Cinema

Os Beatles estão de volta ao cinema!

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“The Beatles: Eight Days a Week” revisita os tempos gloriosos do quarteto de Liverpool. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda o filme “Capitão Fantástico”, que poderá valer a Viggo Mortensen uma nova nomeação para o Oscar de melhor actor.

O realizador Ron Howard reuniu uma impressionante colecção de materiais de arquivo para evocar a glória dos Beatles e, em particular, os concertos de meados da década de 60: “The Beatles: Eight Days a Week” é um vertiginoso retrato da música, mas também de uma época tão fascinante quanto atribulada.

Para alguma imprensa americana, o filme “Capitão Fantástico”, de Matt Ross, poderá valer a Viggo Mortensen uma nomeação para o Oscar de melhor actor. Ele interpreta um pai de família que se vê confrontado com uma súbita transformação das suas condições de vida — um drama íntimo e comovente sobre as relações entre gerações.

Foi um dos títulos mais importantes de Cannes/2015: “Se as Montanhas se Afastam” apresenta o retrato contrastado dos conflitos geracionais na China moderna. É mais um exemplo, ao mesmo tempo didáctico e poético, do modo como o cineasta Jia Zhang-ke vai traçando a crónica cinematográfica do seu país no último meio século.

Em representação da Colômbia, “O Abraço da Serpente”, de Ciro Guerra, foi um dos destaque na corrida para o último Oscar de melhor filme estrangeiro: uma visão subtil da Amazónia na primeira metade do século XX que, agora, já pode ser vista ou revista em DVD.

* Banda sonora: “O Acossado” (1959), de Jean-Luc Godard

> “La Mort”, Martial Solal

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47