sicnot

Perfil

Cartaz

Os Beatles estão de volta ao cinema!

Cartaz de Cinema

Os Beatles estão de volta ao cinema!

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“The Beatles: Eight Days a Week” revisita os tempos gloriosos do quarteto de Liverpool. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda o filme “Capitão Fantástico”, que poderá valer a Viggo Mortensen uma nova nomeação para o Oscar de melhor actor.

O realizador Ron Howard reuniu uma impressionante colecção de materiais de arquivo para evocar a glória dos Beatles e, em particular, os concertos de meados da década de 60: “The Beatles: Eight Days a Week” é um vertiginoso retrato da música, mas também de uma época tão fascinante quanto atribulada.

Para alguma imprensa americana, o filme “Capitão Fantástico”, de Matt Ross, poderá valer a Viggo Mortensen uma nomeação para o Oscar de melhor actor. Ele interpreta um pai de família que se vê confrontado com uma súbita transformação das suas condições de vida — um drama íntimo e comovente sobre as relações entre gerações.

Foi um dos títulos mais importantes de Cannes/2015: “Se as Montanhas se Afastam” apresenta o retrato contrastado dos conflitos geracionais na China moderna. É mais um exemplo, ao mesmo tempo didáctico e poético, do modo como o cineasta Jia Zhang-ke vai traçando a crónica cinematográfica do seu país no último meio século.

Em representação da Colômbia, “O Abraço da Serpente”, de Ciro Guerra, foi um dos destaque na corrida para o último Oscar de melhor filme estrangeiro: uma visão subtil da Amazónia na primeira metade do século XX que, agora, já pode ser vista ou revista em DVD.

* Banda sonora: “O Acossado” (1959), de Jean-Luc Godard

> “La Mort”, Martial Solal

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.