sicnot

Perfil

Cartaz

Os Beatles estão de volta ao cinema!

Cartaz de Cinema

Os Beatles estão de volta ao cinema!

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

“The Beatles: Eight Days a Week” revisita os tempos gloriosos do quarteto de Liverpool. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda o filme “Capitão Fantástico”, que poderá valer a Viggo Mortensen uma nova nomeação para o Oscar de melhor actor.

O realizador Ron Howard reuniu uma impressionante colecção de materiais de arquivo para evocar a glória dos Beatles e, em particular, os concertos de meados da década de 60: “The Beatles: Eight Days a Week” é um vertiginoso retrato da música, mas também de uma época tão fascinante quanto atribulada.

Para alguma imprensa americana, o filme “Capitão Fantástico”, de Matt Ross, poderá valer a Viggo Mortensen uma nomeação para o Oscar de melhor actor. Ele interpreta um pai de família que se vê confrontado com uma súbita transformação das suas condições de vida — um drama íntimo e comovente sobre as relações entre gerações.

Foi um dos títulos mais importantes de Cannes/2015: “Se as Montanhas se Afastam” apresenta o retrato contrastado dos conflitos geracionais na China moderna. É mais um exemplo, ao mesmo tempo didáctico e poético, do modo como o cineasta Jia Zhang-ke vai traçando a crónica cinematográfica do seu país no último meio século.

Em representação da Colômbia, “O Abraço da Serpente”, de Ciro Guerra, foi um dos destaque na corrida para o último Oscar de melhor filme estrangeiro: uma visão subtil da Amazónia na primeira metade do século XX que, agora, já pode ser vista ou revista em DVD.

* Banda sonora: “O Acossado” (1959), de Jean-Luc Godard

> “La Mort”, Martial Solal

  • Centro comercial em Manchester evacuado

    Mundo

    Um centro comercial foi evacuado esta manhã, no centro de Manchester. Testemunhas dizem ter ouvido um "grande estrondo". O incidente acontece horas depois do ataque na Manchester Arena, no final da atuação da cantora Ariana Grande, no qual morreram pelo menos 22 pessoas. O espaço comercial em Manchester foi entretanto reaberto. A polícia começou a retirar o cordão de segurança, pouco tempo depois de ser dado o alerta. Uma pessoa foi detida.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.