sicnot

Perfil

Cartaz

Eva Green é a nova “musa” de Tim Burton

Eva Green é a nova “musa” de Tim Burton

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O cinema fantástico de Tim Burton está de volta com a adaptação do best-seller “A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares”. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o lançamento de “Loucamente”, um melodrama do italiano Paolo Virzì.

Tim Burton parece ter encontrado uma nova “musa” na francesa Eva Green. É ela que protagoniza “A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares”, segundo o livro de Ransom Riggs: uma aventura através de mundos fantásticos, tendo por pano de fundo as convulsões da Segunda Guerra Mundial.

Fiel à melhor tradição melodramática da produção italiana, Paolo Virzì encena a odisseia de duas mulheres internadas numa instituição psiquiátrica. O resultado é um filme de perturbantes emoções, dominado pelas interpretações de Valeria Bruni Tedeschi e Micaela Ramazzotti (mulher do cineasta).

Ainda de Paolo Virzì, podemos ver ou rever “Capital Humano” (2013), já disponível em DVD. Valeria Bruni Tedeschi é também protagonista, num labirinto de histórias em que as diferenças sociais se revelam através de um esquema suspeito de circulação de capitais.

Ao DVD chegou também ”Cavaleiro de Copas” (2015), o título com que Terrence Malick encerrou a trilogia iniciada com “A Árvore da Vida” (2011) e “A Essência do Amor” (2012) — uma deambulação metafísica tendo por pano de fundo os bastidores de Hollywood; com Christian Bale, Cate Blanchett e Natalie Portman.

* Banda sonora: “The Beatles: Eight Days a Week” (2016), de Ron Howard

> “Dizzy Miss Lizzy’”, The Beatles

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.