sicnot

Perfil

Cartaz

Eva Green é a nova “musa” de Tim Burton

Eva Green é a nova “musa” de Tim Burton

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

O cinema fantástico de Tim Burton está de volta com a adaptação do best-seller “A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares”. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda o lançamento de “Loucamente”, um melodrama do italiano Paolo Virzì.

Tim Burton parece ter encontrado uma nova “musa” na francesa Eva Green. É ela que protagoniza “A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares”, segundo o livro de Ransom Riggs: uma aventura através de mundos fantásticos, tendo por pano de fundo as convulsões da Segunda Guerra Mundial.

Fiel à melhor tradição melodramática da produção italiana, Paolo Virzì encena a odisseia de duas mulheres internadas numa instituição psiquiátrica. O resultado é um filme de perturbantes emoções, dominado pelas interpretações de Valeria Bruni Tedeschi e Micaela Ramazzotti (mulher do cineasta).

Ainda de Paolo Virzì, podemos ver ou rever “Capital Humano” (2013), já disponível em DVD. Valeria Bruni Tedeschi é também protagonista, num labirinto de histórias em que as diferenças sociais se revelam através de um esquema suspeito de circulação de capitais.

Ao DVD chegou também ”Cavaleiro de Copas” (2015), o título com que Terrence Malick encerrou a trilogia iniciada com “A Árvore da Vida” (2011) e “A Essência do Amor” (2012) — uma deambulação metafísica tendo por pano de fundo os bastidores de Hollywood; com Christian Bale, Cate Blanchett e Natalie Portman.

* Banda sonora: “The Beatles: Eight Days a Week” (2016), de Ron Howard

> “Dizzy Miss Lizzy’”, The Beatles

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.