sicnot

Perfil

Cartaz

Cinema italiano encena drama na Albânia

Cartaz de Cinema

Cinema italiano encena drama na Albânia

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Alba Rohrwacher é a actriz principal de “Virgem Prometida”, um drama que começa numa zona montanhosa da Albânia. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando a estreia da produção alemã “Irmãs Amadas”, que evoca a vida amorosa do poeta Frierich Schiller, e a adaptação do best-seller “A Rapariga no Comboio”.

“Virgem Prometida”, de Laura Bispuri, encena a trajectória dramática de uma mulher albanesa que, por recusar submeter-se a um casamento imposto pela tradição, é compelida a uma existência sem sexo em que, além do mais, se deve comportar como um homem — um filme italiano, invulgar e perturbante, com Alba Rohrwacher no papel central.

A produção alemã “Irmãs Amadas”, de Dominik Graf, evoca o poeta Friedrich Schiller, em particular através da sua relação com duas irmãs — uma história pré-romântica sobre uma utopia amorosa que defende um retorno aos valores individuais e à comunhão com a natureza.

“Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, é um raro exemplo da actual produção brasileira que consegue chegar ao mercado português. Nele se encenam as chamadas “vaquejadas” (espectáculos com cavalos e bois) do nordeste brasileiro, num tom dramático recheado de elementos documentais.

Com Geoffrey Rush, Miranda Otto e Sam Neill, “A Filha” aposta na possibilidade de adaptar a peça “O Pato Selvagem”, do norueguês Henrik Ibsen (1828-1906), ao nosso presente — Simon Stone assina adaptação e a realização.

Esta é também a semana em que chega às salas escuras a adaptação do best-seller de Paula Hawkins, “A Rapariga no Comboio” — uma proposta de mistério e “suspense” dirigida por Tate Taylor, o realizador de “As Serviçais” (2011). Emily Blunt lidera o elenco que inclui, entre outros, Justin Theroux, Haley Bennett e Rebecca Ferguson.

Entretanto, ao DVD já chegou “The Revenant – O Renascido”, o filme de Alejandro G. Iñárritu, com Leonardo DiCaprio, que aposta numa revisitação dos tempos dramáticos da expansão para Oeste. Entre os extras, inclui-se um documentário sobre as agrestes condições da rodagem em cenários naturais.

* Banda sonora: “O Bebé de Bridget Jones” (2016), de Sharon Maguire

> “I Heard it Through the Grapevine’”, Marvin Gaye

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.