sicnot

Perfil

Cartaz

Cinema italiano encena drama na Albânia

Cartaz de Cinema

Cinema italiano encena drama na Albânia

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Alba Rohrwacher é a actriz principal de “Virgem Prometida”, um drama que começa numa zona montanhosa da Albânia. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando a estreia da produção alemã “Irmãs Amadas”, que evoca a vida amorosa do poeta Frierich Schiller, e a adaptação do best-seller “A Rapariga no Comboio”.

“Virgem Prometida”, de Laura Bispuri, encena a trajectória dramática de uma mulher albanesa que, por recusar submeter-se a um casamento imposto pela tradição, é compelida a uma existência sem sexo em que, além do mais, se deve comportar como um homem — um filme italiano, invulgar e perturbante, com Alba Rohrwacher no papel central.

A produção alemã “Irmãs Amadas”, de Dominik Graf, evoca o poeta Friedrich Schiller, em particular através da sua relação com duas irmãs — uma história pré-romântica sobre uma utopia amorosa que defende um retorno aos valores individuais e à comunhão com a natureza.

“Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, é um raro exemplo da actual produção brasileira que consegue chegar ao mercado português. Nele se encenam as chamadas “vaquejadas” (espectáculos com cavalos e bois) do nordeste brasileiro, num tom dramático recheado de elementos documentais.

Com Geoffrey Rush, Miranda Otto e Sam Neill, “A Filha” aposta na possibilidade de adaptar a peça “O Pato Selvagem”, do norueguês Henrik Ibsen (1828-1906), ao nosso presente — Simon Stone assina adaptação e a realização.

Esta é também a semana em que chega às salas escuras a adaptação do best-seller de Paula Hawkins, “A Rapariga no Comboio” — uma proposta de mistério e “suspense” dirigida por Tate Taylor, o realizador de “As Serviçais” (2011). Emily Blunt lidera o elenco que inclui, entre outros, Justin Theroux, Haley Bennett e Rebecca Ferguson.

Entretanto, ao DVD já chegou “The Revenant – O Renascido”, o filme de Alejandro G. Iñárritu, com Leonardo DiCaprio, que aposta numa revisitação dos tempos dramáticos da expansão para Oeste. Entre os extras, inclui-se um documentário sobre as agrestes condições da rodagem em cenários naturais.

* Banda sonora: “O Bebé de Bridget Jones” (2016), de Sharon Maguire

> “I Heard it Through the Grapevine’”, Marvin Gaye

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".