sicnot

Perfil

cartaz.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

João Botelho evoca Manoel de Oliveira

Cartaz de Cinema

João Botelho evoca Manoel de Oliveira

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Chega às salas o documentário em que João Botelho evoca o seu mestre Manoel de Oliveira. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando ainda "Fogo no Mar", vencedor do Festival de Berlim, e o blockbuster "Inferno", baseado em Dan Brown.

Com "O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu", João Botelho não se limita a evocar a obra de Manoel de Oliveira (1908-2015) e a influência que sempre teve no seu próprio trabalho - ao mesmo tempo, o seu filme é uma celebração do cinema como arte da pesquisa e do risco.

Vencedor do Urso de Ouro de Berlim, "Fogo no Mar", de Gianfranco Rosi, documenta a chegada dramática de muitos refugiados à ilha de Lampedusa, ao largo da Sicília; ao mesmo tempo, Rosi faz um subtil retrato dos modos de vida daquela pequena comunidade.

"Cézanne e Eu", de Danièle Thompson, propõe a evocação de uma especialíssima relação: a do escritor Émile Zola (1840-1902) com o pintor Paul Cézanne (1939-1906). O resultado é um fresco histórico centrado no confronto de dois invulgares universos criativos.

O realizador Ron Howard e o actor Tom Hanks voltam a colaborar numa aventura do professor Robert Langdon, saído dos livros de Dan Brown: "Inferno" leva-nos a Florença para uma redescoberta inquietante das memórias de Dante. Desta vez, Felicity Jones é a companhia feminina de Tom Hanks.

Entretanto, já podemos ver em DVD "As Nuvens de Sils Maria", em que o francês Olivier Assayas encena a crise existencial de uma actriz à procura da glória de outros tempos - Juliette Binoche e Kristen Stewart são as protagonistas.

* Banda sonora: "O Segundo Exótico Hotel Marigold" (2015), de John Madden
> "Second Best Exotic", Thomas Newman

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".