sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O romantismo segundo Woody Allen

Cartaz de Cinema

O romantismo segundo Woody Allen

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jesse Eisenberg e Kristen Stewart protagonizam o novo filme de Woody Allen, “Café Society”, que teve honras de abertura no último Festival de Cannes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a estreia de “O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues, distinguido em Locarno com o prémio de realização.

“Café Society” é uma história de amor, tendo por pano de fundo o mundo agitado de Hollywood durante a década de 1930. Woody Allen regressa, assim, aos valores nostálgicos da sua cinefilia, como sempre dirigindo um elenco de luxo em que surgem, entre outros, Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Corey Stoll, Sheryl Lee e Steve Carrell.

Tom Cruise parece ter encontrado mais uma personagem que lhe assenta como uma luva: “Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás” é o segundo título centrado na figura do ex-major, saído dos livros de Lee Child. O próprio Cruise é o produtor, sendo a realização de Edward Zwick.

“O Inimigo da Turma” é uma absoluta raridade: uma produção originária da Eslovénia. O realizador Rok Bicek encena o drama que se instala numa escola secundária quando uma aluna se suicida — uma análise social, rigorosa e perturbante, com um excelente colectivo de actores.

Premiado em Locarno, “O Ornitólogo é um dos grandes acontecimentos da mais recente produção portuguesa. João Pedro Rodrigues encena as aventuras de um estudioso dos pássaros que vive uma aventura insólita nas paisagens do Douro — um filme profundamente original, entre o realismo mais cru e a pura fantasia.

Na área do DVD, o nome do italiano Dino Risi (1916-2008) está em destaque com a edição de dois títulos fundamentais da sua filmografia: “A Ultrapassagem” (1962) e “Os Monstros” (1963) são dois exemplos clássicos de uma crítica social contaminada pelo mais sarcástico humor.

* Banda sonora: “Jason Bourne” (2016), de Paul Greengrass

> “Extreme Ways”, Moby

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.