sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O romantismo segundo Woody Allen

Cartaz de Cinema

O romantismo segundo Woody Allen

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jesse Eisenberg e Kristen Stewart protagonizam o novo filme de Woody Allen, “Café Society”, que teve honras de abertura no último Festival de Cannes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a estreia de “O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues, distinguido em Locarno com o prémio de realização.

“Café Society” é uma história de amor, tendo por pano de fundo o mundo agitado de Hollywood durante a década de 1930. Woody Allen regressa, assim, aos valores nostálgicos da sua cinefilia, como sempre dirigindo um elenco de luxo em que surgem, entre outros, Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Corey Stoll, Sheryl Lee e Steve Carrell.

Tom Cruise parece ter encontrado mais uma personagem que lhe assenta como uma luva: “Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás” é o segundo título centrado na figura do ex-major, saído dos livros de Lee Child. O próprio Cruise é o produtor, sendo a realização de Edward Zwick.

“O Inimigo da Turma” é uma absoluta raridade: uma produção originária da Eslovénia. O realizador Rok Bicek encena o drama que se instala numa escola secundária quando uma aluna se suicida — uma análise social, rigorosa e perturbante, com um excelente colectivo de actores.

Premiado em Locarno, “O Ornitólogo é um dos grandes acontecimentos da mais recente produção portuguesa. João Pedro Rodrigues encena as aventuras de um estudioso dos pássaros que vive uma aventura insólita nas paisagens do Douro — um filme profundamente original, entre o realismo mais cru e a pura fantasia.

Na área do DVD, o nome do italiano Dino Risi (1916-2008) está em destaque com a edição de dois títulos fundamentais da sua filmografia: “A Ultrapassagem” (1962) e “Os Monstros” (1963) são dois exemplos clássicos de uma crítica social contaminada pelo mais sarcástico humor.

* Banda sonora: “Jason Bourne” (2016), de Paul Greengrass

> “Extreme Ways”, Moby

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.