sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

O romantismo segundo Woody Allen

Cartaz de Cinema

O romantismo segundo Woody Allen

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Jesse Eisenberg e Kristen Stewart protagonizam o novo filme de Woody Allen, “Café Society”, que teve honras de abertura no último Festival de Cannes. João Lopes comenta as principais novidades da semana, destacando também a estreia de “O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues, distinguido em Locarno com o prémio de realização.

“Café Society” é uma história de amor, tendo por pano de fundo o mundo agitado de Hollywood durante a década de 1930. Woody Allen regressa, assim, aos valores nostálgicos da sua cinefilia, como sempre dirigindo um elenco de luxo em que surgem, entre outros, Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Corey Stoll, Sheryl Lee e Steve Carrell.

Tom Cruise parece ter encontrado mais uma personagem que lhe assenta como uma luva: “Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás” é o segundo título centrado na figura do ex-major, saído dos livros de Lee Child. O próprio Cruise é o produtor, sendo a realização de Edward Zwick.

“O Inimigo da Turma” é uma absoluta raridade: uma produção originária da Eslovénia. O realizador Rok Bicek encena o drama que se instala numa escola secundária quando uma aluna se suicida — uma análise social, rigorosa e perturbante, com um excelente colectivo de actores.

Premiado em Locarno, “O Ornitólogo é um dos grandes acontecimentos da mais recente produção portuguesa. João Pedro Rodrigues encena as aventuras de um estudioso dos pássaros que vive uma aventura insólita nas paisagens do Douro — um filme profundamente original, entre o realismo mais cru e a pura fantasia.

Na área do DVD, o nome do italiano Dino Risi (1916-2008) está em destaque com a edição de dois títulos fundamentais da sua filmografia: “A Ultrapassagem” (1962) e “Os Monstros” (1963) são dois exemplos clássicos de uma crítica social contaminada pelo mais sarcástico humor.

* Banda sonora: “Jason Bourne” (2016), de Paul Greengrass

> “Extreme Ways”, Moby

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC