sicnot

Perfil

Cartaz

Casey Affleck a caminho de uma nomeação para os Oscars

CARTAZ CINEMA

Casey Affleck a caminho de uma nomeação para os Oscars

Kenneth Lonergan volta a encenar um drama familiar numa pequena cidade norte-americana. João Lopes destaca as principais estreias da semana, incluindo um documentário de Ada Ushpiz sobre a vida e o pensamento de Hannah Arendt.

Na corrida aos Oscars, Casey Affleck parece ser um nome “obrigatório” nas nomeações para melhor actor. A razão para tal hipótese chama-se “Manchester By the Sea”, um drama familiar situado numa pequena cidade da costa do Massachussets — escrito e realizado por Kenneth Lonergan, o filme conta também no seu elenco com Michelle Williams e Kyle Chandler.

Os documentários continuam a marcar presença nas salas portuguesas. Desta vez, o destaque vai para “Vida Activa: O Espírito de Hannah Arendt”, através do qual a realizadora israelita Ada Ushpiz evoca as suas reflexões sobre o poder totalitário e, em particular, sobre o sistema de extermínio do povo judaico montado pelos nazis.

Ainda no domínio documental, estreia-se também “Cruzeiro Seixas: as Cartas do Rei Artur”, de Cláudia Rita Oliveira — um retrato do artista que é também uma visão do movimento surrealista em Portugal.

Na área dos DVD, surgem em evidência dois títulos que marcaram o ano de 2016: “Francofonia”, do russo Aleksandr Sokurov, evocando a situação do Museu do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial, no período da ocupação alemã; e “Loucamente”, do italiano Paolo Virzì, centrado em duas mulheres que vivem numa instituição psiquiátrica.

* Banda sonora: “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” (2014), de Bryan Singer

> “The First Time Ever I Saw Your Face”, Roberta Flack

  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01