sicnot

Perfil

Cartaz

Casey Affleck a caminho de uma nomeação para os Oscars

CARTAZ CINEMA

Casey Affleck a caminho de uma nomeação para os Oscars

Kenneth Lonergan volta a encenar um drama familiar numa pequena cidade norte-americana. João Lopes destaca as principais estreias da semana, incluindo um documentário de Ada Ushpiz sobre a vida e o pensamento de Hannah Arendt.

Na corrida aos Oscars, Casey Affleck parece ser um nome “obrigatório” nas nomeações para melhor actor. A razão para tal hipótese chama-se “Manchester By the Sea”, um drama familiar situado numa pequena cidade da costa do Massachussets — escrito e realizado por Kenneth Lonergan, o filme conta também no seu elenco com Michelle Williams e Kyle Chandler.

Os documentários continuam a marcar presença nas salas portuguesas. Desta vez, o destaque vai para “Vida Activa: O Espírito de Hannah Arendt”, através do qual a realizadora israelita Ada Ushpiz evoca as suas reflexões sobre o poder totalitário e, em particular, sobre o sistema de extermínio do povo judaico montado pelos nazis.

Ainda no domínio documental, estreia-se também “Cruzeiro Seixas: as Cartas do Rei Artur”, de Cláudia Rita Oliveira — um retrato do artista que é também uma visão do movimento surrealista em Portugal.

Na área dos DVD, surgem em evidência dois títulos que marcaram o ano de 2016: “Francofonia”, do russo Aleksandr Sokurov, evocando a situação do Museu do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial, no período da ocupação alemã; e “Loucamente”, do italiano Paolo Virzì, centrado em duas mulheres que vivem numa instituição psiquiátrica.

* Banda sonora: “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” (2014), de Bryan Singer

> “The First Time Ever I Saw Your Face”, Roberta Flack

  • "Tudo o que se está a passar no Sporting tem um único responsável: Bruno de Carvalho"
    7:08
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.