sicnot

Perfil

Cartaz

Casey Affleck a caminho de uma nomeação para os Oscars

CARTAZ CINEMA

Casey Affleck a caminho de uma nomeação para os Oscars

Kenneth Lonergan volta a encenar um drama familiar numa pequena cidade norte-americana. João Lopes destaca as principais estreias da semana, incluindo um documentário de Ada Ushpiz sobre a vida e o pensamento de Hannah Arendt.

Na corrida aos Oscars, Casey Affleck parece ser um nome “obrigatório” nas nomeações para melhor actor. A razão para tal hipótese chama-se “Manchester By the Sea”, um drama familiar situado numa pequena cidade da costa do Massachussets — escrito e realizado por Kenneth Lonergan, o filme conta também no seu elenco com Michelle Williams e Kyle Chandler.

Os documentários continuam a marcar presença nas salas portuguesas. Desta vez, o destaque vai para “Vida Activa: O Espírito de Hannah Arendt”, através do qual a realizadora israelita Ada Ushpiz evoca as suas reflexões sobre o poder totalitário e, em particular, sobre o sistema de extermínio do povo judaico montado pelos nazis.

Ainda no domínio documental, estreia-se também “Cruzeiro Seixas: as Cartas do Rei Artur”, de Cláudia Rita Oliveira — um retrato do artista que é também uma visão do movimento surrealista em Portugal.

Na área dos DVD, surgem em evidência dois títulos que marcaram o ano de 2016: “Francofonia”, do russo Aleksandr Sokurov, evocando a situação do Museu do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial, no período da ocupação alemã; e “Loucamente”, do italiano Paolo Virzì, centrado em duas mulheres que vivem numa instituição psiquiátrica.

* Banda sonora: “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” (2014), de Bryan Singer

> “The First Time Ever I Saw Your Face”, Roberta Flack

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.