sicnot

Perfil

Cartaz

Casey Affleck a caminho de uma nomeação para os Oscars

CARTAZ CINEMA

Casey Affleck a caminho de uma nomeação para os Oscars

Kenneth Lonergan volta a encenar um drama familiar numa pequena cidade norte-americana. João Lopes destaca as principais estreias da semana, incluindo um documentário de Ada Ushpiz sobre a vida e o pensamento de Hannah Arendt.

Na corrida aos Oscars, Casey Affleck parece ser um nome “obrigatório” nas nomeações para melhor actor. A razão para tal hipótese chama-se “Manchester By the Sea”, um drama familiar situado numa pequena cidade da costa do Massachussets — escrito e realizado por Kenneth Lonergan, o filme conta também no seu elenco com Michelle Williams e Kyle Chandler.

Os documentários continuam a marcar presença nas salas portuguesas. Desta vez, o destaque vai para “Vida Activa: O Espírito de Hannah Arendt”, através do qual a realizadora israelita Ada Ushpiz evoca as suas reflexões sobre o poder totalitário e, em particular, sobre o sistema de extermínio do povo judaico montado pelos nazis.

Ainda no domínio documental, estreia-se também “Cruzeiro Seixas: as Cartas do Rei Artur”, de Cláudia Rita Oliveira — um retrato do artista que é também uma visão do movimento surrealista em Portugal.

Na área dos DVD, surgem em evidência dois títulos que marcaram o ano de 2016: “Francofonia”, do russo Aleksandr Sokurov, evocando a situação do Museu do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial, no período da ocupação alemã; e “Loucamente”, do italiano Paolo Virzì, centrado em duas mulheres que vivem numa instituição psiquiátrica.

* Banda sonora: “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” (2014), de Bryan Singer

> “The First Time Ever I Saw Your Face”, Roberta Flack

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..