sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Drama afro-americano na corrida aos Óscares

Cartaz de Cinema

Drama afro-americano na corrida aos Óscares

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Entre os títulos candidatos aos Óscares, “Moonlight” parece ser um dos mais fortes, com um total de oito nomeações (incluindo melhor filme).João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo a nova realização de M. Night Shyamalan e um documentário de Martin Scorsese.

Barry Jenkins, argumentista e realizador, conta a história dramática de um jovem afro-americano num bairro de Miami — uma saga de muitas emoções que tem, entre outras, nomeações para melhor filme, melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor actor secundário (Mahershala Ali).

Outro concorrente forte aos Óscares chega também às salas: “Elementos Secretos”, de Theodore Melfi, recorda o papel de um grupo de mulheres afro-americanas no interior da NASA, em particular no seu sector científico, no começo da década de 60.

Os atentados da Maratona de Boston, em 2013, são recordados pelo realizador Peter Berg em “Unidos por Boston”. Mark Wahlberg, natural de Boston, surge na ficha como actor principal e produtor.

“Fragmentado”, de M. Night Shyamalan, conta a história assombrada de um homem com a personalidade dividida (em 23 pessoas diferentes!...) — um belo exercício de suspense centrado numa invulgar composição de James McAvoy.

Martin Scorsese reparte com David Tedeschi a realização de “Um Discussão com 50 Anos” — o documentário recorda as convulsões sociais e políticas da história moderna dos EUA, tal como se têm reflectido nas páginas de “The New York Review of Books”.

As polémicas experiências de Stanley Milgram, nos anos 60, sobre a submissão do ser humano à autoridade, são o tema central de um título importante de 2016: “Experimenter”, de Michael Almereyda, com Peter Sarsgaard no papel central — o filme já está disponível no mercado do DVD..

* Banda sonora: LA LA LAND (2016), de Damien Chazelle

> "Another Day of Sun", Justin Hurwitz [ faixa 1 ]

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.