sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Drama afro-americano na corrida aos Óscares

Cartaz de Cinema

Drama afro-americano na corrida aos Óscares

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Entre os títulos candidatos aos Óscares, “Moonlight” parece ser um dos mais fortes, com um total de oito nomeações (incluindo melhor filme).João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo a nova realização de M. Night Shyamalan e um documentário de Martin Scorsese.

Barry Jenkins, argumentista e realizador, conta a história dramática de um jovem afro-americano num bairro de Miami — uma saga de muitas emoções que tem, entre outras, nomeações para melhor filme, melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor actor secundário (Mahershala Ali).

Outro concorrente forte aos Óscares chega também às salas: “Elementos Secretos”, de Theodore Melfi, recorda o papel de um grupo de mulheres afro-americanas no interior da NASA, em particular no seu sector científico, no começo da década de 60.

Os atentados da Maratona de Boston, em 2013, são recordados pelo realizador Peter Berg em “Unidos por Boston”. Mark Wahlberg, natural de Boston, surge na ficha como actor principal e produtor.

“Fragmentado”, de M. Night Shyamalan, conta a história assombrada de um homem com a personalidade dividida (em 23 pessoas diferentes!...) — um belo exercício de suspense centrado numa invulgar composição de James McAvoy.

Martin Scorsese reparte com David Tedeschi a realização de “Um Discussão com 50 Anos” — o documentário recorda as convulsões sociais e políticas da história moderna dos EUA, tal como se têm reflectido nas páginas de “The New York Review of Books”.

As polémicas experiências de Stanley Milgram, nos anos 60, sobre a submissão do ser humano à autoridade, são o tema central de um título importante de 2016: “Experimenter”, de Michael Almereyda, com Peter Sarsgaard no papel central — o filme já está disponível no mercado do DVD..

* Banda sonora: LA LA LAND (2016), de Damien Chazelle

> "Another Day of Sun", Justin Hurwitz [ faixa 1 ]

  • Alterações nos horários das farmácias têm o objetivo de evitar duplicação de serviços
    1:50
  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis, conclui avaliação do FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela troika em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),