sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Drama afro-americano na corrida aos Óscares

Cartaz de Cinema

Drama afro-americano na corrida aos Óscares

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Entre os títulos candidatos aos Óscares, “Moonlight” parece ser um dos mais fortes, com um total de oito nomeações (incluindo melhor filme).João Lopes comenta as principais estreias da semana, incluindo a nova realização de M. Night Shyamalan e um documentário de Martin Scorsese.

Barry Jenkins, argumentista e realizador, conta a história dramática de um jovem afro-americano num bairro de Miami — uma saga de muitas emoções que tem, entre outras, nomeações para melhor filme, melhor realizador, melhor argumento adaptado e melhor actor secundário (Mahershala Ali).

Outro concorrente forte aos Óscares chega também às salas: “Elementos Secretos”, de Theodore Melfi, recorda o papel de um grupo de mulheres afro-americanas no interior da NASA, em particular no seu sector científico, no começo da década de 60.

Os atentados da Maratona de Boston, em 2013, são recordados pelo realizador Peter Berg em “Unidos por Boston”. Mark Wahlberg, natural de Boston, surge na ficha como actor principal e produtor.

“Fragmentado”, de M. Night Shyamalan, conta a história assombrada de um homem com a personalidade dividida (em 23 pessoas diferentes!...) — um belo exercício de suspense centrado numa invulgar composição de James McAvoy.

Martin Scorsese reparte com David Tedeschi a realização de “Um Discussão com 50 Anos” — o documentário recorda as convulsões sociais e políticas da história moderna dos EUA, tal como se têm reflectido nas páginas de “The New York Review of Books”.

As polémicas experiências de Stanley Milgram, nos anos 60, sobre a submissão do ser humano à autoridade, são o tema central de um título importante de 2016: “Experimenter”, de Michael Almereyda, com Peter Sarsgaard no papel central — o filme já está disponível no mercado do DVD..

* Banda sonora: LA LA LAND (2016), de Damien Chazelle

> "Another Day of Sun", Justin Hurwitz [ faixa 1 ]

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.