sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Natalie Portman a caminho de um Óscar?

Cartaz de Cinema

Natalie Portman a caminho de um Óscar?

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Não é considerada a mais forte das candidatas, mas é um facto: a interpretação da personagem de Jacqueline Kennedy, no filme “Jackie”, pode valer um Óscar a Natalie Portman.João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando ainda a edição especial, em DVD, de “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa.

Em “Jackie”, o realizador chileno Pablo Larraín evoca as vivências de Jacqueline Kennedy durante os dias trágicos que se seguiram ao assassinato do Presidente John F. Kennedy. O papel central valeu a Natalie Portman uma nomeação para o Óscar de melhor actriz, ela que já ganhou uma estatueta dourada com “Cisne Negro” (2010).

Realizado por Salomé Lamas, “Eldorado XXI” é um documentário etnográfico de origem portuguesa sobre uma comunidade muito especial (e também muito pouco conhecida): uma povoação a mais de 5000 metros de altitude, nos Andes peruanos — ficamos a conhecer as dificuldades inerentes a tal localização e também os ciclos de vida dos seus habitantes.

Na sequência das reposições de alguns filmes de Wim Wenders, surge agora a primeira longa-metragem realizada por um dos seus colaboradores, o escritor Peter Handke. Produzida em 1978, “A Mulher Canhota” é o retrato íntimo da solidão de uma mulher, magnificamente interpretada por Edith Clever — baseia-se no romance homónimo de Handke, publicado dois anos antes.

No DVD, um dos destaques do momento é a edição de “Cavalo Dinheiro” (2014), de Pedro Costa, um espantoso retrato da existência dos habitantes do bairro das Fontainhas — a edição é completada por um livro de 80 páginas com material informativo, ensaios e uma entrevista com o realizador.

“A Vida Secreta dos Nossos Bichos” foi um dos maiores sucessos internacionais de 2016, confirmando a importância dos estúdios Illumination no actual panorama do desenho animado digital — o filme dirigido pela dupla Chris Renaud/Yarrow Cheney acaba de ser lançado numa excelente edição em Blu-ray.

* Banda sonora: CARMEN JONES (1954), de Otto Preminger

> "Dat’s Love", Dorothy Dandridge

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.