sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 16:25

Cartaz

Natalie Portman a caminho de um Óscar?

Cartaz de Cinema

Natalie Portman a caminho de um Óscar?

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Não é considerada a mais forte das candidatas, mas é um facto: a interpretação da personagem de Jacqueline Kennedy, no filme “Jackie”, pode valer um Óscar a Natalie Portman.João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando ainda a edição especial, em DVD, de “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa.

Em “Jackie”, o realizador chileno Pablo Larraín evoca as vivências de Jacqueline Kennedy durante os dias trágicos que se seguiram ao assassinato do Presidente John F. Kennedy. O papel central valeu a Natalie Portman uma nomeação para o Óscar de melhor actriz, ela que já ganhou uma estatueta dourada com “Cisne Negro” (2010).

Realizado por Salomé Lamas, “Eldorado XXI” é um documentário etnográfico de origem portuguesa sobre uma comunidade muito especial (e também muito pouco conhecida): uma povoação a mais de 5000 metros de altitude, nos Andes peruanos — ficamos a conhecer as dificuldades inerentes a tal localização e também os ciclos de vida dos seus habitantes.

Na sequência das reposições de alguns filmes de Wim Wenders, surge agora a primeira longa-metragem realizada por um dos seus colaboradores, o escritor Peter Handke. Produzida em 1978, “A Mulher Canhota” é o retrato íntimo da solidão de uma mulher, magnificamente interpretada por Edith Clever — baseia-se no romance homónimo de Handke, publicado dois anos antes.

No DVD, um dos destaques do momento é a edição de “Cavalo Dinheiro” (2014), de Pedro Costa, um espantoso retrato da existência dos habitantes do bairro das Fontainhas — a edição é completada por um livro de 80 páginas com material informativo, ensaios e uma entrevista com o realizador.

“A Vida Secreta dos Nossos Bichos” foi um dos maiores sucessos internacionais de 2016, confirmando a importância dos estúdios Illumination no actual panorama do desenho animado digital — o filme dirigido pela dupla Chris Renaud/Yarrow Cheney acaba de ser lançado numa excelente edição em Blu-ray.

* Banda sonora: CARMEN JONES (1954), de Otto Preminger

> "Dat’s Love", Dorothy Dandridge

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.