sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Natalie Portman a caminho de um Óscar?

Cartaz de Cinema

Natalie Portman a caminho de um Óscar?

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Não é considerada a mais forte das candidatas, mas é um facto: a interpretação da personagem de Jacqueline Kennedy, no filme “Jackie”, pode valer um Óscar a Natalie Portman.João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando ainda a edição especial, em DVD, de “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa.

Em “Jackie”, o realizador chileno Pablo Larraín evoca as vivências de Jacqueline Kennedy durante os dias trágicos que se seguiram ao assassinato do Presidente John F. Kennedy. O papel central valeu a Natalie Portman uma nomeação para o Óscar de melhor actriz, ela que já ganhou uma estatueta dourada com “Cisne Negro” (2010).

Realizado por Salomé Lamas, “Eldorado XXI” é um documentário etnográfico de origem portuguesa sobre uma comunidade muito especial (e também muito pouco conhecida): uma povoação a mais de 5000 metros de altitude, nos Andes peruanos — ficamos a conhecer as dificuldades inerentes a tal localização e também os ciclos de vida dos seus habitantes.

Na sequência das reposições de alguns filmes de Wim Wenders, surge agora a primeira longa-metragem realizada por um dos seus colaboradores, o escritor Peter Handke. Produzida em 1978, “A Mulher Canhota” é o retrato íntimo da solidão de uma mulher, magnificamente interpretada por Edith Clever — baseia-se no romance homónimo de Handke, publicado dois anos antes.

No DVD, um dos destaques do momento é a edição de “Cavalo Dinheiro” (2014), de Pedro Costa, um espantoso retrato da existência dos habitantes do bairro das Fontainhas — a edição é completada por um livro de 80 páginas com material informativo, ensaios e uma entrevista com o realizador.

“A Vida Secreta dos Nossos Bichos” foi um dos maiores sucessos internacionais de 2016, confirmando a importância dos estúdios Illumination no actual panorama do desenho animado digital — o filme dirigido pela dupla Chris Renaud/Yarrow Cheney acaba de ser lançado numa excelente edição em Blu-ray.

* Banda sonora: CARMEN JONES (1954), de Otto Preminger

> "Dat’s Love", Dorothy Dandridge

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC