sicnot

Perfil

CAPA_SITE_02.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:30

Cartaz

Natalie Portman a caminho de um Óscar?

Cartaz de Cinema

Natalie Portman a caminho de um Óscar?

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

Não é considerada a mais forte das candidatas, mas é um facto: a interpretação da personagem de Jacqueline Kennedy, no filme “Jackie”, pode valer um Óscar a Natalie Portman.João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando ainda a edição especial, em DVD, de “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa.

Em “Jackie”, o realizador chileno Pablo Larraín evoca as vivências de Jacqueline Kennedy durante os dias trágicos que se seguiram ao assassinato do Presidente John F. Kennedy. O papel central valeu a Natalie Portman uma nomeação para o Óscar de melhor actriz, ela que já ganhou uma estatueta dourada com “Cisne Negro” (2010).

Realizado por Salomé Lamas, “Eldorado XXI” é um documentário etnográfico de origem portuguesa sobre uma comunidade muito especial (e também muito pouco conhecida): uma povoação a mais de 5000 metros de altitude, nos Andes peruanos — ficamos a conhecer as dificuldades inerentes a tal localização e também os ciclos de vida dos seus habitantes.

Na sequência das reposições de alguns filmes de Wim Wenders, surge agora a primeira longa-metragem realizada por um dos seus colaboradores, o escritor Peter Handke. Produzida em 1978, “A Mulher Canhota” é o retrato íntimo da solidão de uma mulher, magnificamente interpretada por Edith Clever — baseia-se no romance homónimo de Handke, publicado dois anos antes.

No DVD, um dos destaques do momento é a edição de “Cavalo Dinheiro” (2014), de Pedro Costa, um espantoso retrato da existência dos habitantes do bairro das Fontainhas — a edição é completada por um livro de 80 páginas com material informativo, ensaios e uma entrevista com o realizador.

“A Vida Secreta dos Nossos Bichos” foi um dos maiores sucessos internacionais de 2016, confirmando a importância dos estúdios Illumination no actual panorama do desenho animado digital — o filme dirigido pela dupla Chris Renaud/Yarrow Cheney acaba de ser lançado numa excelente edição em Blu-ray.

* Banda sonora: CARMEN JONES (1954), de Otto Preminger

> "Dat’s Love", Dorothy Dandridge

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52