sicnot

Perfil

Cartaz

Filme chileno evoca Pablo Neruda, poeta e político

Filme chileno evoca Pablo Neruda, poeta e político

Estreado no Festival de Cannes de 2016, “Neruda” evoca as actividades políticas do poeta Pablo Neruda (1904-1973). João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando ainda o filme português “São Jorge” e o lançamento em DVD do clássico “Dersu Uzala”.

O cineasta chileno Pablo Larraín (autor de “Jackie”, sobre Jacqueline Kennedy) evoca a figura de Pablo Neruda, incidindo em particular nas suas actividades políticas e na vigilância que a polícia montou em torno da sua militância. “Neruda” tem Luis Gnecco e Gael García Bernal nos papéis principais e foi revelado na Quinzena dos Realizadores de Cannes/2016.

“São Jorge”, de Marco Martins, evoca os tempos atribulados de Portugal durante a presença da Troika no nosso país, tendo como personagem central um pugilista que se envolve com um grupo especializado em colectas de dívidas. Nuno Lopes, intérprete principal, foi premiado no Festival de Veneza, como melhor actor na secção “Orizzonti”.

A figura lendária de King Kong, popularizada por um filme de 1933, volta a estar no centro de uma aventura cinematográfica: “Kong – Ilha da Caveira” tem assinatura de Jordan Vogt-Roberts e conta com um elenco em que se destacam Brie Larson (um ano depois de ter ganho o Oscar de melhor actriz, com “Quarto”), Tom Hiddleston e Samuel L. Jackson.

“Dersu Uzala” (1975) ganhou um Oscar de melhor filme estrangeiro em representação da URSS, embora tendo realização de um mestre japonês: Akira Kurosawa (1910-1998). Agora disponível em DVD, nele encontramos uma parábola sobre o conhecimento humano, tendo por pano de fundo as paisagens da Sibéria.

- Banda sonora: JACKIE (2016), de Pablo Larraín - "Walk to the Capitol", Mica Levi

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43