sicnot

Perfil

Cartaz

Filme chileno evoca Pablo Neruda, poeta e político

Filme chileno evoca Pablo Neruda, poeta e político

Estreado no Festival de Cannes de 2016, “Neruda” evoca as actividades políticas do poeta Pablo Neruda (1904-1973). João Lopes comenta as principais estreias da semana, destacando ainda o filme português “São Jorge” e o lançamento em DVD do clássico “Dersu Uzala”.

O cineasta chileno Pablo Larraín (autor de “Jackie”, sobre Jacqueline Kennedy) evoca a figura de Pablo Neruda, incidindo em particular nas suas actividades políticas e na vigilância que a polícia montou em torno da sua militância. “Neruda” tem Luis Gnecco e Gael García Bernal nos papéis principais e foi revelado na Quinzena dos Realizadores de Cannes/2016.

“São Jorge”, de Marco Martins, evoca os tempos atribulados de Portugal durante a presença da Troika no nosso país, tendo como personagem central um pugilista que se envolve com um grupo especializado em colectas de dívidas. Nuno Lopes, intérprete principal, foi premiado no Festival de Veneza, como melhor actor na secção “Orizzonti”.

A figura lendária de King Kong, popularizada por um filme de 1933, volta a estar no centro de uma aventura cinematográfica: “Kong – Ilha da Caveira” tem assinatura de Jordan Vogt-Roberts e conta com um elenco em que se destacam Brie Larson (um ano depois de ter ganho o Oscar de melhor actriz, com “Quarto”), Tom Hiddleston e Samuel L. Jackson.

“Dersu Uzala” (1975) ganhou um Oscar de melhor filme estrangeiro em representação da URSS, embora tendo realização de um mestre japonês: Akira Kurosawa (1910-1998). Agora disponível em DVD, nele encontramos uma parábola sobre o conhecimento humano, tendo por pano de fundo as paisagens da Sibéria.

- Banda sonora: JACKIE (2016), de Pablo Larraín - "Walk to the Capitol", Mica Levi

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas