sicnot

Perfil

Cartaz

Estúdios Disney reinventam fábula clássica

Estúdios Disney reinventam fábula clássica

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

A fábula clássica "A Bela e o Monstro" volta a interessar o cinema, desta vez com chancela dos estúdios Disney. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando a história dos restaurantes McDonald’s, em "O Fundador", e a reposição de mais um filme de Wim Wenders.

Foi em 1991 que os estúdios Disney produziram uma célebre versão, em desenho animado, de “A Bela e o Monstro”. Agora, lançam uma nova versão, com actores de carne e osso e uma forte dimensão musical — Emma Watson é a intérprete principal, sob a direcção de Bill Condon.

“O Fundador”, de John Lee Hancock, narra a odisseia económica através da qual os restaurantes McDonald’s se transformaram num negócio de âmbito planetário. No papel central, encontramos Michael Keaton, que chegou a ser apontado como um possível nomeado para o Oscar de melhor actor.

Sónia Braga, figura lendária do cinema brasileiro, é a intérprete principal de “Aquarius”, uma das revelações de Cannes/2016. Kleber Mendonça Filho assina argumento e realização de uma história centrada numa mulher que não quer ceder a interesses imobiliários, tentando conservar a sua casa do Recife.

Da Cróacia chega “Sol de Chumbo”, de Dalibor Matanic, uma evocação da história moderna dos Balcãs e das suas convulsões fratricidas através do cruzamento de várias histórias de amor. Em 2015, em Cannes, ganhou o Prémio do júri da secção “Un Certain Regard”.

Entretanto, prosseguem as reposições de filmes do alemão Wim Wenders, agora com um título de 1974: “Alice nas Cidades” traça o retrato da inesperada convivência de um adulto e uma criança — uma história “on the road” sobre a descoberta das memórias urbanas.

Philippe Garrel é um dos autores franceses que tem mantido uma presença regular no mercado português. Chega agora ao DVD o seu filme de 2015, “À Sombra das Mulheres”, uma viagem a preto e branco sobre a intimidade de um inesperado triângulo amoroso.

- Banda sonora: OS SETE MAGNÍFICOS (2016), de Antoine Fuqua - "Seven Angels of Vengeance", James Horner & Simoun Frangler

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Hotel inovador na Madeira
    2:23

    Economia

    O grupo Pestana está a construir no Funchal, um novo e único hotel, através de uma técnica inovadora que quase não utiliza cimento. Este vai ser o primeiro hotel do mundo construído com um sistema modular desenvolvido em Portugal. O hotel vai ter 77 quartos e vai ficar construído em apenas seis meses. O maior grupo hoteleiro português admite recorrer a este novo sistema em futuros hotéis.

  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.