sicnot

Perfil

Cartaz

Estúdios Disney reinventam fábula clássica

Estúdios Disney reinventam fábula clássica

João Lopes

João Lopes

Crítico de cinema

A fábula clássica "A Bela e o Monstro" volta a interessar o cinema, desta vez com chancela dos estúdios Disney. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando a história dos restaurantes McDonald’s, em "O Fundador", e a reposição de mais um filme de Wim Wenders.

Foi em 1991 que os estúdios Disney produziram uma célebre versão, em desenho animado, de “A Bela e o Monstro”. Agora, lançam uma nova versão, com actores de carne e osso e uma forte dimensão musical — Emma Watson é a intérprete principal, sob a direcção de Bill Condon.

“O Fundador”, de John Lee Hancock, narra a odisseia económica através da qual os restaurantes McDonald’s se transformaram num negócio de âmbito planetário. No papel central, encontramos Michael Keaton, que chegou a ser apontado como um possível nomeado para o Oscar de melhor actor.

Sónia Braga, figura lendária do cinema brasileiro, é a intérprete principal de “Aquarius”, uma das revelações de Cannes/2016. Kleber Mendonça Filho assina argumento e realização de uma história centrada numa mulher que não quer ceder a interesses imobiliários, tentando conservar a sua casa do Recife.

Da Cróacia chega “Sol de Chumbo”, de Dalibor Matanic, uma evocação da história moderna dos Balcãs e das suas convulsões fratricidas através do cruzamento de várias histórias de amor. Em 2015, em Cannes, ganhou o Prémio do júri da secção “Un Certain Regard”.

Entretanto, prosseguem as reposições de filmes do alemão Wim Wenders, agora com um título de 1974: “Alice nas Cidades” traça o retrato da inesperada convivência de um adulto e uma criança — uma história “on the road” sobre a descoberta das memórias urbanas.

Philippe Garrel é um dos autores franceses que tem mantido uma presença regular no mercado português. Chega agora ao DVD o seu filme de 2015, “À Sombra das Mulheres”, uma viagem a preto e branco sobre a intimidade de um inesperado triângulo amoroso.

- Banda sonora: OS SETE MAGNÍFICOS (2016), de Antoine Fuqua - "Seven Angels of Vengeance", James Horner & Simoun Frangler

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35